E, ausentando-se deles os anjos para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos até Belém e vejamos os acontecimentos que o Senhor nos deu a conhecer. Foram apressadamente e acharam Maria e José e a criança deitada na manjedoura. Lucas 2.15-16.

 

Verdade

Há pelo menos três reações das pessoas quanto ao verdadeiro sentido do Natal, a primeira delas é a repulsa; muitos chegam a zombar do real significado do Natal. A segunda reação é a indiferença, muitos não se importam e ignoram. A terceira reação é o que chamamos de reação de amor; esta acontece como fruto da graça de Deus que nos faz brilhar os olhos com a notícia da encarnação do Verbo de Deus, do nosso Salvador.

O texto de Lucas narra a reação de pastores de rebanhos diante da notícia do Natal. Esta vocação era manchada pela fama, eles eram desprezados por terem fama de ladrões e enganadores no trato com os rebanhos de patrões distintos, mas certamente os pastores de que o evangelho de Lucas menciona, eram pastores piedosos e que aguardavam ansiosamente a chegada do Messias.

E diante do anúncio do anjo, após presenciarem a glória do Senhor brilhando ao redor deles (Lc 2.9), eles saíram apressadamente para conhecer pessoalmente o Messias, mesmo que ainda bebê, era a notícia mais bela da história, a salvação de Deus estava sendo revelada no tempo e na história. Mas o texto ainda diz que depois disso, eles reagiram divulgando “tudo o que tinha sido dito a respeito do menino” (Lc 2.17); eles não divulgaram a visão do anjo, a milícia celestial, ou a visão da glória de Deus, divulgaram que “hoje nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lc 2.11). Mas finalmente eles voltaram dando glória e louvando a Deus por tudo o que tinham ouvido e visto; eles reagiram com louvor e glória a Deus.

Vida

Aqueles que são chamados por Deus para uma vida de santidade, não podem reagir de maneira diferente quando falamos da Encarnação do Verbo de Deus, o Natal é a lembrança do momento histórico em que os céus se fenderam e o Messias desceu e encarnou, encarnou para viver a nossa vida, pagar a nossa culpa, morrer a nossa morte, para que em sua morte tenhamos vida. Aqueles a quem Deus quer bem, certamente reagirão com amor, pois ele nos amou primeiro!

Timóteo Sales

Recent Posts