No princípio, criou Deus os céus e a terra. A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas. Disse Deus: Haja luz; e houve luz. Gênesis 1:1-3

Qual é a origem do Universo? Será que o universo é obra do acaso? Será que a matéria é eterna como pensavam os gregos? Será que o universo é fruto de uma grande explosão? Veio de uma geração espontânea? Será que o universo é resultado de uma evolução de milhões e milhões de anos? São muitas perguntas, são muitas teorias, mas na verdade permanece a pergunta: qual é a origem do Universo? E o livro de Gênesis, o livro das origens, é um livro fundacional, e esse texto que você acabou de ouvir é fundacional porque ele vai trazer para nós esta resposta: qual é a origem do Universo?

Quando a bíblia abre a revelação no primeiro livro, no primeiro capítulo, no primeiro versículo, não se explica Deus, mas se declara a existência de Deus: “No princípio, criou Deus os céus e a terra.”. Parte do pressuposto que Deus já existe e esse Deus que existe é o Criador. E eu chamo a sua atenção para alguns pontos importantíssimos aqui.
Primeiro, este Deus é auto existente, Ele não foi criado, Ele é o Criador. Este Deus é eterno porque Ele preexiste à criação que começa no princípio. Antes do princípio só Deus existia. Se a criação aconteceu no princípio, logo, se Deus existia antes do princípio, Deus é eterno, e eternidade é um atributo exclusivo de Deus. Mas ainda, este Deus, além de auto existente e eterno este Deus é autossuficiente. Ele já era Deus, eternamente Deus, perfeitamente relacionado entre as três pessoas da trindade, portanto Ele não deriva glória para Si mesmo na criação, Ele não precisava ter criado para ser Deus, Ele já O era antes de criar todas as coisas, então Ele é autossuficiente. E o simples fato de Moisés abrir o livro das origens mostrando “no princípio, criou Deus os céus e a terra”, leva-nos a algumas conclusões inequívocas.
Primeira delas, isto reprova o ateísmo, o ateísmo hoje parece em voga, alguns acham que ser intelectual é ser ateu, entretanto, Deus existe, e este Deus que existe é o Criador. Isso também reprova a ideia do panteísmo, que tudo é Deus e Deus é tudo, Deus é distinto da criação, a criação é obra de Deus, mas não há divindade na criação. Não se mistura o Criador com a criatura.
Então, veremos aqui algumas coisas importantes, primeiro, o tempo da criação, está escrito “no princípio”, quando o relógio bateu a primeira volta no ponteiro dando início no tempo e na história, Deus cria. Portanto, a tese dos gregos de que a matéria é eterna não tem fundamentação nem científica, nem bíblica, nem teologicamente falando. Notem vocês que Deus cria no princípio, agora quem é que cria? Deus. E quando você vai perceber aqui a criação é uma obra do Deus Pai, Deus Filho e do Deus Espírito Santo, porque no verso primeiro está escrito “No princípio, criou Deus”, estou falando da primeira pessoa da Divindade, da Trindade, que é o Deus Pai, mas se você perceber no verso 2, a terra era sem forma, ou estava sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo e o Espírito de Deus pairava sobre a face do abismo, e você vê aqui a terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo, como que dando energia a essa criação inicial. Mas você nota no versículo três “Disse Deus: Haja luz; e houve luz”, e aqui está o Verbo, e o Verbo fala de ação, e então o agente da criação é a segunda pessoa da Trindade, e está de acordo com João capítulo 1, versículo 3 quando diz: “todas as coisas foram feitas por intermédio Dele e sem Ele nada do que foi feito se fez”, logo, a própria trindade está presente na obra da criação, de tal forma que Jesus, o Verbo pré-encarnado, foi o agente da criação, todas as coisas foram feitas por Ele, as visíveis e as invisíveis, por meio Dele o universo foi criado. Quando Jesus disse “haja”, aqui é o verbo que produz ação, e o Verbo de Deus é Jesus, a segunda pessoa da Trindade.

Você nota que a ciência trabalha com espaço, com tempo e com matéria, são os três grandes elementos da ciência e eles estão aqui, notem comigo: o espaço, os céus; a matéria, a terra; o tempo, no princípio; de tal maneira que este livro que foi escrito a 1500 anos antes de Cristo está rigorosamente alinhado e absolutamente concordante com os elementos mais importantes da ciência. Você percebe aqui a vastidão dessa criação, os céus, e esses céus incluem obviamente todo o céu que você vê a olho nu, o céu sideral e o terceiro céu, os astros, as estrelas, as galáxias, os mundos estelares. Nós sabemos que há mais estrelas no firmamento que todos os grãos de areia de todas as praias e desertos do nosso planeta. Sabemos hoje que estes céus possuem mais do que 93 bilhões de anos luz de diâmetro. Tudo isto foi criado por Deus, não é fruto de uma explosão, nem surgiu espontaneamente, nem é resultado de uma evolução de milhões e milhões de anos. “No princípio criou Deus os céus e a terra”.

Então, você percebe que a criação não é obra do acaso, a criação não é obra de uma explosão, a criação não é de geração espontânea, a criação não é fruto de uma evolução, a criação é obra do Deus Pai, do Deus Filho, do Deus Espírito Santo, há sentido e propósito neste universo, Ele foi criado por Deus e ele está debaixo do governo de Deus e todo o universo precisa celebrar a glória do Deus Criador.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts