Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição… Gálatas 5.19

 

Verdade

Quanto mais nos aproximamos de Deus, mais percebemos a nossa pecaminosidade. Deus é santo, e requer santidade de seus adoradores (1Pe 1.15-16), e nessa busca por santidade, nos deparamos com um mundo que mergulha na prostituição quanto mais se aproxima o Dia do Senhor.

Talvez sejamos levados a pensar que a prostituição é algo recente na história, e aqui, não nos referimos apenas ao ato de trocar a sexualidade por dinheiro. Esta inclusive é antiga, e mesmo nos relatos bíblicos, desde o tempo dos patriarcas (aproximadamente 2000 a.C.) já era registrada (Gn 38.15) como algo danoso.

Na realidade, a referência à prostituição como obra da carne tem uma relação mais ampla, que abrange o pecado de vender o corpo, mas que tem relação direta com a quebra do sétimo mandamento (mandamento que fala da necessidade de pureza e santidade). Paulo inclusive escreve aos tessalonicenses, e traz a santificação como a completa oposição a este pecado (1Ts 4.3-8).

Assim, a abrangência da palavra usada por Paulo para prostituição vai desde a prostituição propriamente dita, passando pela pornografia e fornicação por exemplo. Mostrando assim que o viver em Cristo é evidenciado por um novo querer que é confrontado pelo velho homem (Gl 5.17), mas que, guiado pelo Espírito (Gl 5.18), vence as paixões da carne e produz o fruto do Espírito (Gl 5.22-23).

Vida

Por isso, aqueles que pertencem a Cristo, que foram comprados pelo Sangue do Cordeiro, já crucificaram em definitivo a carne, suas paixões e concupiscências (Gl 5.24), o que significa não mais ter a prostituição como centro de idolatria no coração, não mais cultivar este pecado, andar em Espírito (Gl 5.25), viver a vida de Cristo. É possível que você venha lutando contra este pecado no namoro, na frente de um computador, nas lutas acerca da sua própria identidade, mas Cristo tem a resposta para nos ajudar a entender quem verdadeiramente somos, pois somente nele há a verdadeira alegria, vida e sentido. A prostituição não é caminho de prazer, mas de morte, Cristo sim é o caminho, a verdade e a vida (Jo 14.6).

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts