Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei. 1ª João 3:4

 

Verdade

Não é raro encontrar alguém que se justifica diante da repreensão por algum pecado afirmando que foi apenas um pecadinho, coisa simples, pequena, irrelevante, chegam a usar o nome de Deus em vão: “isso Deus perdoa”. E diante desse tipo de atitude pode surgir a seguinte dúvida em nossa mente: existe pecado, pecadinho e pecadão? A resposta é sim e não.
Não existe pecadinho caso você se refira a possibilidade de existirem pecados irrelevantes e inofensivos; nessa perspectiva, afirmamos que não existe pecadinho, pois todo pecado é ofensivo ao Senhor, afronta a santidade de Deus.

Porém, quando olhamos para outra perspectiva: sim, existe pecadinho, pecado, pecadão. E a perspectiva é a de que a Escritura fala de pecados menos odiosos e mais odiosos aos olhos do Senhor. O catecismo Maior de Westminster vai falar nas questões 150 e 151 acerca disso, e sistematizar o ensino da Escritura, que mostra a gravidade do pecado sendo proporcional aos ofensores (se é um líder, maduro, ou se é um novo na fé, por exemplo), aos ofendidos (se autoridades, pais, ação direta contra Deus), à natureza da ofensa (se no coração, se nas ações) ou circunstância (se foi público, privado).

Logo, nessa perspectiva, a Escritura deixa claro que há pecados menos odiosos; porém, não podemos nos esquecer de que mesmo os menos odiosos, são odiosos aos olhos do Senhor. A ideia de achar que há pecados inofensivos e desculpáveis, talvez venha da raiz equivocada do catolicismo, que aponta para pecados veniais (leves e desculpáveis) e mortais, o que não tem respaldo na Escritura. O menor dos pecados (um pecadinho) é uma afronta ao Senhor, digno de punição eterna, pois é usar as estruturas, dádivas do Senhor, para afronta-lo (Ez 16).

O Senhor Jesus diz que por toda palavra frívola os homens darão contas no dia do Juízo (Mt 12.36-37), pois a boca fala do que o coração está cheio (Mt 12.34). É por esse ponderar de gravidade e profundidade na origem dos pecados que a Escritura fala que a quem muito foi dado, muito será cobrado (Lc 12.48).

Vida

Lembre-se de que o menor dos pecados, um pecadinho que você cometeu, foi lembrado por Cristo na cruz quando ele intercedia por sua vida, para que esse pecadinho, mesmo que só fosse esse em toda sua vida, não te conduzisse à justa ira de Deus. Cristo levou sobre si o castigo que nos traz a paz (Is 53.4-5), ele não transgrediu a lei de Deus (1ª Jo 3.4). Pecadinho é a transgressão da lei, Cristo é o cumprimento dela.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts