O túmulo vazio de Cristo, o berço da igreja

Home / Mensagem / O túmulo vazio de Cristo, o berço da igreja

De fato, este é um assunto empolgante, eu preciso admitir isso e afirmar pra você que esta gloriosa verdade da ressurreição de Cristo é o pilar da fé cristã. Se Cristo tivesse morrido naquela cruz e sepultado, e permanecido na sepultura, ele seria um derrotado, um fracassado, não poderia salvar nem a si mesmo, mas ele venceu a morte, ele entrou nas entranhas da morte, matou a morte, arrancou o aguilhão da morte, ressuscitou, inaugurando a imortalidade, sendo ele as primícias dos que dormem. A ressurreição de Cristo é uma verdade muito atacada hoje; sempre foi, mas nos últimos séculos, com mais ferocidade, mas precisamos admitir: se Cristo não ressuscitou, então um engano salvou o mundo, se Cristo não ressuscitou, um embuste foi a melhor coisa que aconteceu, se Cristo não ressuscitou, então os mártires morreram em vão, então a igreja cristã, que tem sido instrumento de bênção e transformação na história, é um bando de pessoas equivocadas que vivem em cima de uma lenda, uma quimera, um sonho transloucado.

O apóstolo Paulo chega a dizer que se Cristo não ressuscitou é vã a nossa pregação, é vã a nossa fé; se Cristo não ressuscitou, ainda nós permanecemos nos nossos pecados, se Cristo não ressuscitou, aqueles que morreram na esperança da vida eterna se equivocaram, se Cristo não ressuscitou, então, diz Paulo, comamos e bebamos porque amanhã morreremos; mas ele conclui assim: mas de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. De tal forma, que Paulo, no texto de primeira coríntios capítulo 15, versos 3 e 4, diz o seguinte: que Cristo morreu pelos nossos pecados segundo as escrituras, ele foi sepultado e ressuscitou segundo as escrituras; em outras palavras, a morte de Cristo não foi um acidente, não foi! Cristo não morreu naquela cruz porque sucumbiu ao poder de Roma! Cristo não morreu naquela cruz porque ele foi vítima de uma trama do Sinédrio! Cristo não morreu naquela cruz porque Judas, por ganância, o traiu, ou porque Pilatos, por covardia, o sentenciou à morte! Cristo não morreu naquela cruz porque os soldados romanos, com crueldade, o pregaram naquele lenho maldito! Cristo morreu naquela cruz pelos nossos pecados!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Essa é toda trajetória do Antigo Testamento apontando para cruz, o próprio Cristo disse várias vezes para os seus discípulos que era necessário que ele subisse para Jerusalém, para ser entregue nas mãos dos principais sacerdotes e fosse crucificado para ressuscitar ao terceiro dia! Nenhum acidente aí, é claro, que os homens que assim fizeram tiveram sua responsabilidade, e o apóstolo Pedro se levanta em Jerusalém para dizer que Cristo morreu pelo determinado propósito de Deus e presciência de Deus e os homens iníquos o mataram; de tal maneira que, quando os homens levaram Cristo na cruz, isso estava apenas cumprindo um projeto eterno de Deus, porque lá na cruz ele morreu pelos seus, pelos meus, pelos nossos pecados, quando a Bíblia diz que ele foi sepultado, significa que a morte dele não foi um blefe, não foi uma maquiação de morte, ele morreu de fato, e foi sepultado de fato, mas preste atenção, se a morte de Cristo não foi um acidente, a sua ressurreição não foi uma surpresa, porque ele ressuscitou segundo as escrituras. A mesma palavra de Deus que profetizou a morte de Cristo, também profetizou a sua ressurreição. A ressurreição de Cristo é o pilar central da fé cristã, você pode visitar o túmulo de Buda, você pode visitar o túmulo de Maomé, você pode visitar o túmulo de Confúcio, você pode visitar o túmulo dos papas, você pode visitar o túmulo de Alan Kardec, você pode visitar o túmulo dos missionários, dos apóstolos, dos pais da igreja, mas ao visitar o túmulo de Cristo, ele está vazio, é por isso que Jesus é amado e odiado; ninguém odeia uma pessoa que morreu há séculos, quem odeia os césares de Roma? Quem odeia os faraós do Egito? Quem odeia aqueles que foram tão truculentos no passado, mas a poeira do tempo levou?

Mas Cristo venceu a morte, Cristo matou a morte, Cristo ressuscitou, Cristo está vivo, Cristo voltou ao céu, Cristo derramou o Espírito Santo sobre a igreja, Cristo está no trono governando as nações, Cristo é o cabeça da igreja, Cristo voltará em glória, pessoal, visível, audível, repentina, inesperada, inescapável, gloriosamente. Ele está vivo, ele habita no nosso coração. O fato do túmulo de Jesus estar vazio é a nossa esperança, de que nós também receberemos a mesma realidade, teremos um corpo novo, um copo de glória, semelhante ao corpo da glória do Senhor Jesus Cristo. O cristianismo não está construído sobre bases rotas, o cristianismo não está edificado sobre fantasia, o cristianismo não está erigido sobre a fundamentos frágeis! Não! Não! Absolutamente não! O túmulo vazio de Cristo é o berço da igreja, nós cremos da ressurreição dos mortos, nós cremos na vida eterna, nós cremos na bem-aventurança eterna, nós cremos que a morte não tem a última palavra, nós cremos que o túmulo gelado não é o nosso último endereço, nós cremos que ao morrer, diz a escritura, o nosso espírito, a nossa alma, vai imediatamente para Deus, se você crer no Senhor Jesus Cristo, você tem a vida eterna, e já começa a desfrutar imediatamente das glórias que o Senhor preparou para nós, e este corpo que foi depositado na terra, que foi feito do pó, que é pó, volta ao pó, quando Jesus vier em glória, majestade, este corpo vai ressuscitar, um corpo imortal, um corpo incorruptível, um corpo poderoso, um corpo glorioso, semelhante ao corpo da glória do Senhor Jesus Cristo, nós temos uma viva esperança. Ah! Quantas pessoas que vivem sem esperança, porque estão confiadas apenas no seu vigor físico, na sua beleza física, ou no seu poder imediato, ou na sua riqueza, essas coisas todas vão falhar, essas coisas todas só podem acompanhar você até o túmulo, mas a nossa esperança transcende o túmulo, a nossa esperança invade a eternidade, a nossa esperança está no Senhor Jesus Cristo, e ele venceu a morte, e está vivo! Hoje você pode ter um encontro com Jesus, hoje você pode receber dele o perdão dos seus pecados, hoje você pode ter nele a vida eterna, hoje você pode ter sentido e razão para viver, hoje você pode ter uma viva esperança, a esperança da vida eterna.

Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras. 1ª Corintios 15.3-4

Rev. Hernandes Dias Lopes.

Recent Posts