Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes. 1ª Tessalonicenses 2:13

 

Verdade

Você certamente já teve a experiência de levar algo muito precioso consigo. Deve lembrar da tensão e o quanto este bem precioso, mesmo que não fosse seu, mexeu com o seu modo de se portar. Certa vez precisei levar um bem assim, ainda no início da adolescência; a sensação era de que todos ao redor estavam me olhando, de que eu corria sério risco de ser assaltado por estar levando comigo algo muito precioso.

Guardadas as devidas proporções, o evangelho do Senhor Jesus é assim, é um bem inestimável. Aliás, o Senhor Jesus comparou o reino dos céus a um “tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo” (Mt 13.44). O evangelho vale mais do que tudo o que temos; e tendo ele “em mãos”, levamos conosco, e isso promove em nós uma mudança no nosso modo de agir, de andar, corremos riscos por levarmos este tesouro, mas diferente de um bem precioso, mesmo sendo assaltados e maltratados, ninguém, jamais, poderá arrebata-lo da nossa mão.

É nesta perspectiva que Paulo escreve e fala da gratidão incessante a Deus pois os Tessalonicenses carregavam consigo a Palavra de Deus (o verbo receber tem a ideia de carregar consigo), que foi ouvida pela pregação do ministro exterior e acolhida (1Ts 2.13) por causa da ação do ministro interior (o Espírito Santo).

Vida

Esta Palavra, que é Palavra da Verdade, Palavra de Cristo e não de homens, opera em nós, e pela ação do Espírito de Cristo, somos feitos imitadores de Cristo, passamos a imitar aqueles que vivem em fidelidade ao Senhor, e por causa desta fidelidade, somos feitos participantes dos sofrimentos de Cristo (1Pe 4.13). Sim, os que querem viver justa e piedosamente serão perseguidos (2Tm 3.12), maltratados, pois levam consigo um grande Tesouro, uma Palavra, que não é meramente humana, mas é uma pessoa, o próprio Cristo.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts