“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”
Efésios 6:4
O apóstolo Paulo, o grande bandeirante do cristianismo, na sua carta aos Efésios, trata da família, ele mostra a questão da importância do relacionamento conjugal, o papel do marido, o papel da esposa, o papel dos filhos e no texto que nós estamos considerando ele fala sobre o papel dos pais.
Nunca esse texto foi tão necessário, tão útil, tão importante. Nós estamos vivendo um período de desobediência dos filhos, um tempo em que os pais parecem não ter limites aos filhos ou fazendo concessões sem reservas ou oprimindo os filhos até afligindo fisicamente os filhos. Alguns pais chegam a vias de fato, de espancamento até matar os filhos e isso é terrível, isso é dramático.
Hoje eu gostaria de olhar esse texto da Bíblia com vocês e Deus tem aqui ordens negativas e ordens positivas a primeira ordem é um aspecto negativo, está escrito assim: ‘- Vós pais não provoqueis vossos filhos à ira.’ O texto está mostrando primeiramente a responsabilidade do marido, do homem, do pai, porque ele tem o ônus de educar os filhos. E a primeira palavra é de que os pais precisam ter cuidado para não se excederem.
Como é que um pai provoca seus filhos à ira?
Primeiro, quando ele não tem consistência, quando ele dá uma ordem para os filhos mas ele mesmo não vive aquilo que ele está dando ordens. A vida dele não corresponde ao ensinamento dele. Eu quero lhe dizer, pai, que os nossos filhos nos observam mais do que nos escutam, eles olham mais para nossa vida do que ouvem as nossas palavras.
Em segundo lugar, um pai provoca os seus filhos à ira quando tem predileção por um filho em detrimento do outro, comparando os filhos para muitas vezes enaltecer um e diminuir o outro. Deixa eu lhe dizer algo muito importante: você pode exigir dos seus filhos o mesmo empenho mas nunca o mesmo desempenho. Os filhos são diferentes e eles têm desempenhos diferentes, características e habilidades diferentes, então cuidado para você não privilegiar um e achatar o outro.
Você provoca os seus filhos à ira quando você não coloca limites. Os filhos ficam soltos, sem rumo e a princípio eles poderão até achar isso bom porque não tem horário para chegar em casa, não tem controle de onde vão e com quem vão ou o que fazem, mas essa falta de limites pode destruir os filhos envolvendo-se com más companhias envolvendo-se com práticas que vão destruir a sua vida, sua honra, seu caráter, sua alma. Então queridos pais é muito importante que vocês não provoquem seus filhos à ira para que eles não fiquem desanimados.
Mas agora tem uma ordem positiva “mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.”
É claro que a paternidade não é uma missão fácil e talvez seja muito mais fácil você ter sucesso fora dos portões do que ter sucesso em casa. Grandes homens do passado fracassaram nesta área como o sacerdote Eli, como próprio Rei Davi e talvez seja mais fácil você ter sucesso lá fora que ter sucesso dentro da sua casa.
A primeira coisa que Deus requer de nós pais é: temos que criar os nossos filhos na disciplina. Filhos precisam de limites, o que pode o que não pode, porque pode porque, não pode. Não basta falar é preciso demonstrar isso e os filhos precisam saber que nós os amamos, por isso os protegemos. Mas Paulo diz ‘criai-os também na admoestação’, a palavra admoestação traz a ideia deste confronto verbal deste assentar-se à mesa, ao redor da mesa, de olhar nos olhos, de conversar. Nós estamos vivendo uma época em que cada um fica preso no seu smartphone, cada um vive no seu mundo dentro da mesma casa e debaixo do mesmo teto mas parece que está morrendo o diálogo, e parece que não tem mais comunicação e nós precisamos restabelecer isso. Precisamos voltar a mesa, assentar ao redor da mesa, tomar à refeição à mesa, bater papo, conversar.
Os pais precisam acompanhar os filhos, os pais precisam auscultar o coração dos filhos. Às vezes o filho chega em casa com o semblante diferente e o pai não nota e o filho às vezes está envolvido em situações perigosas de drogas ilícitas ou situações que podem colocar a vida dele em perigo e os pais estão desantenados, desligados. É hora de você pai e de você mãe tomar esse cuidado, conversar com seus filhos, ser amigo de seus filhos.
Mas o texto diz ainda ‘criai-os na disciplina e admoestação do Senhor”. Gente, não dá para criar família, criar os filhos, longe de Deus, fora dos princípios de Deus. O mundo jaz no maligno e as forças do mal estão aí todo dia, toda hora querendo capturar os nossos filhos na porta das escolas nas universidades. São ideologias são filosofias, são valores distorcidos, são posturas que mais hoje mas amanhã vão afundar essa juventude num pântano de perdição, então se você não tem uma Bíblia na sua casa, compre uma, leia a Bíblia e escute o que Deus tem para ensinar sobre o que é criação de filhos.
A Bíblia diz que você tem que amar a Deus de todo o seu coração de toda sua alma de todo o seu entendimento e estas palavras estarão no teu coração e tua então inculcarás essas palavras no coração dos seus filhos. Você não pode dar o que não tem e eu estou certo de que o melhor investimento que você pode fazer na vida é investir na sua família, é investir nos seus filhos. Nenhum sucesso profissional vai compensar o fracasso do seu casamento ou dos seus filhos ou da sua família, invista na sua família.
Rev. Hernandes Dias Lopes