A ti clamo, SENHOR, e digo: tu és o meu refúgio, o meu quinhão na terra dos viventes. Salmo 142.5

 

Verdade

A inocência de uma criança ao se esconder apenas fechando os olhos não condiz com a realidade das duras perseguições. É possível que, por causa do nome de Cristo, sejamos perseguidos no seio da nossa família; em nosso trabalho, com o risco de demissão em casos de negação a falcatruas, por exemplo; e nos últimos dias, nas universidades, as perseguições têm sido mais acirradas, quando declarar a fé no Deus verdadeiro, por vezes, invalida e inviabiliza pesquisas e projetos.

O salmo em questão mostra um momento em que Davi estava sendo perseguido por causa da Aliança. Havia fugido para Aquis, rei de Gate, para o território inimigo (1Sm 21), depois fugiu para a caverna de Adulão (1Sm 22), de onde escreveu esta oração em forma de salmo (Sl 142.1). A situação de Davi era difícil, pois estava em grande tribulação (Sl 142.2), fugindo de armadilhas do rei Saul (Sl 142.3), os refúgios eram escassos, pois ninguém se interessava em abrigar o inimigo do rei (Sl 142.4); seus adversários eram mais fortes do que ele (Sl 142.6).

Mas, diante de tal cenário, Davi clama àquele que é poderoso para nos guardar, aquele que é o verdadeiro refúgio, ele clama: “tu és o meu refúgio” (Sl 142.5); pois o mais seguro lugar aos olhos humanos é incomparavelmente frágil diante da segurança que há no refúgio proposto pelo Senhor, para aqueles que nele esperam.

Outros salmos falam sobre esse refúgio: Moisés fala que Deus tem sido o nosso refúgio (Sl 90.1); outro salmista fala de Deus como refúgio e baluarte (Sl 91.1); os filhos de Corá falaram de Deus como refúgio, fortaleza e socorro bem presente nas tribulações (Sl 46.1), e o próprio Davi falou do alto refúgio encontrado em Deus para os que confiam e conhecem verdadeiramente o Deus da Aliança (Sl 9.9).

Vida

A confiança dos salmistas não estava firmada na fidelidade humana ou na sabedoria própria, mas era firmada no refúgio garantido pela Aliança de Redenção. Davi ergue a voz ao SENHOR, uma referência a Yahweh, aquele que é, aquele que fez uma aliança e cumpriu na pessoa de Cristo, em quem o nosso coração deve repousar, pois nele temos o refúgio contra os intentos de Satanás, contra a fraqueza da nossa carne, contra o mundo que nos persegue, contra as intempéries que o mundo caído nos proporciona, refúgio da justa ira de Deus. Cristo é o meu refúgio!

Timóteo Sales

Recent Posts