O povo de Israel já tinha marchado quarenta anos no deserto, sob a liderança do grande líder, Moisés. Agora, Moisés morre na porta de entrada da terra prometida. Quando Deus, então, se dirige a Josué, e diz assim: “Josué, dispõe-te agora, e passa o Jordão, e lidera este povo na entrada da terra prometida, assim como eu fui com Moisés, eu serei contigo, todo lugar que pisar a planta dos teus pés, eu te darei, ninguém poderá te resistir”. E Deus ainda disse mais a ele: “você vai aplicar o seu coração a meditar na Palavra, na Lei do Senhor, a viver e praticar esta palavra, não se desviando nem para a direita, nem para a esquerda; e você não vai cessar de falar deste livro da Lei, da Palavra, para que você seja bem sucedido! Eu não te mandei? Então sê forte e corajoso, eu serei contigo”. Aqui tem alguns princípios para esta caminhada vitoriosa nossa, porque hoje estamos começando mais um ano, talvez com grandes desafios, talvez passando lutas grandes, como passamos no ano passado (2019), mas apesar das lutas, das tragédias que se desabaram sobre o Brasil, sobre o mundo, importa-nos prosseguir, importa-nos colocar o pé na estrada e atravessar o nosso Jordão, e conquistar novos territórios; e para que isso aconteça, princípios devem ser observados.
O primeiro princípio, é que nós precisamos obedecer a ordem de Deus. Talvez você diga: mas eu sou um Josué, acaba de tombar no deserto um grande líder, Moisés. Mas o Deus que usou Moisés, o Deus que fez coisas grandes no passado na vida de grandes líderes, pode fazer também na sua vida. A sua vitória não está na força dos seus braços, nem na sua capacidade intelectual, nem na sua destreza administrativa; quem dá ordem, dá o poder para que a ordem se cumpra, então, ponha o pé na estrada, atravesse o seu Jordão, conquiste os territórios que Deus prometeu a você e observe os preceitos de Deus para uma vida vitoriosa.
O segundo princípio que Josué precisa entender; não era apenas obedecer a ordem de Deus, mas era ter consciência da presença de Deus com ele. Assim como eu fui com Moisés, assim eu serei contigo, diz o Senhor. Pode ter certeza, nós estamos começando mais um ano, nós não sabemos o que tem nas dobras do futuro, nós não enxergamos na curva, nós não enxergamos no escuro, nós não deciframos o amanhã, mas o Deus que está aqui e está lá ao mesmo tempo, está conosco; é a presença dele, é a manifestação da sua graça na nossa vida todo dia é que nos dá coragem, é que nos dá segurança, é que nos dá certeza de uma jornada vitoriosa pelos meses de 2020, então, saiba disso, ele está com você. Jesus prometeu: “Eis que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos”.
O terceiro princípio que Josué precisava entender e observar era que este Deus que prometeu a ele, estar com ele e conduzi-lo à terra prometida, deu para ele orientações claras, ele deveria andar segundo os princípios e preceitos da Palavra de Deus. A primeira coisa que Josué precisava fazer era meditar nesta lei de dia e de noite. Nós estamos vivendo uma época de muito relativismo moral, uma época em que os marcos estão sendo arrancados, uma época em que os fundamentos estão sendo destruídos, uma época de muitas vozes. E é necessário que você possa nortear sua vida, a sua família, de acordo com os princípios e preceitos da Palavra de Deus. Medite nesta Palavra, alimente-se desta Palavra, oriente-se por esta Palavra, conheça as promessas de Deus e viva as promessas de Deus para que você tenha uma vida bem sucedida.
Mas ainda, Josué é orientado a fazer tudo de acordo com os preceitos da Palavra de Deus não se desviando nem para a direita, nem para a esquerda. A Bíblia não é um livro místico, a Bíblia não é um livro para você chegar a ela e catar alguns princípios aleatórios como se este livro fosse um livro mágico. Não, este livro é a Palavra do Deus vivo; este livro tem princípios claros e eloquentes para você. Então, observe estes preceitos, obedeça estes preceitos, siga as orientações claras, não se desviando nem para lá, e nem para cá.
Mas, Josué precisava também falar deste livro, anunciar os preceitos deste livro, proclamar as verdades deste livro. Nós precisamos não apenas meditar, não apenas praticar, nós precisamos transmitir para outras pessoas as verdades benditas e gloriosas que estão contidas neste livro, e assim, diz a Bíblia, seremos bem-sucedidos.
Mas há um último princípio que eu gostaria de compartilhar aqui com você, para você enfrentar os desafios deste novo ano. Deus disse para Josué assim: “não to mandei eu? Sê forte e corajoso, não tenha medo, nem fique espantado, porque eu, o Senhor, teu Deus, sou contigo onde quer que andares”. Tem hora que o desânimo, tem hora que o medo nos assalta, tem hora que os desafios tão grandes e as nossas forças são tão pequenas que nós ficamos amedrontados e até espantados. Mas Deus está nos dando uma palavra de encorajamento, de ânimo, de força, para que nós tiremos os olhos das circunstâncias mais difíceis e coloquemos os nossos olhos no Deus dos impossíveis. Aquilo que era humanamente impossível para Josué, Deus fez; o povo atravessou o Jordão, o povo conquistou a terra prometida, o povo tomou posse da terra prometida, e o que Deus falou, Deus cumpriu, se Deus está conosco, não há barreira tão grande que nós não possamos transpor; se Deus está conosco, o Jordão pode estar transbordando, mas nós o atravessaremos; se Deus está conosco, os desafios de 2020 virão, mas ele mesmo, o Deus vivo e todo-poderoso nos dará vitória para nós conquistarmos a nossa terra prometida.
“Sucedeu, depois da morte de Moisés, servo do Senhor, que este falou a Josué, filho de Num, servidor de Moisés, dizendo: Moisés, meu servo, é morto; dispõe-te, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. Desde o deserto e o Líbano até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus e até ao mar Grande para o poente do sol será o vosso limite. Ninguém te poderá resistir todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei, nem te desampararei. Sê forte e corajoso, porque tu farás este povo herdar a terra que, sob juramento, prometi dar a seus pais. Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” Josué 9.1-9.
Rev. Hernandes Dias Lopes