Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. 1ª Tessalonicenses 5:3

 

Verdade

Infelizmente falar da volta de Jesus hoje é muito difícil até para crentes. Muitos tem ficado desesperançosos e tem sido levados a um pensamento frio sobre a realidade da volta do nosso Senhor. O desenvolvimento da ciência e o falso desenvolvimento das relações humanas, com a criação de órgãos e leis que falsamente promovem segurança e paz nas relações, tem sido o refúgio dos que não conhecem e aguardam a volta do Senhor.

A falsa esperança no desenvolvimento da sociedade, a ponto de tornar o mundo mais justo, seguro, pacífico, é adotado como discurso de justificativa para se descartar os conceitos bíblicos como condutores de uma verdadeira religião. E essa ideia não é nova, é antiga, tanto como a Bíblia.

Assim como a questão do amor, que os tessalonicenses estavam inteirados e praticantes (1Ts 4.9), a questão de tempos e épocas sobre a volta de Cristo era ponto já ensinado, mas havia alguns detalhes que Paulo precisava reiterar e ressaltar: a vinda do Senhor evidenciará a diferença que há entre os que vivem na luz e os que vivem nas trevas.

Assim, Paulo mostra que a volta de Cristo será como o ladrão de noite (1Ts 5.2), pegará ironicamente os que são das trevas “de surpresa”, trará destruição repentina (como iminência de um parto), e não dará novas oportunidades, pois não haverá, de maneira nenhuma, escapatória para os que são das trevas (1Ts 5.3).

O salmista já havia dito que os ímpios são como a palha que o vento dispersa (Sl 1.4), que eles não prevalecerão no juízo no juízo, nem na congregação dos justos (Sl 1.5).

Vida

Este é o triste fim dos que não se apegam a Cristo, dos que preferem a escuridão, dos que se enganam e conspiram contra Cristo (Sl 2.2). Não há outra alternativa para a paz e segurança desejada e enganosa promovida pelas trevas (1Ts 5.3) que não seja Cristo. Ele é a verdadeira paz, é o príncipe da paz (Is 9.6), ele é o abrigo seguro. Somente em Cristo, a luz do mundo, nossa alma está completamente segura no seu grande Dia, o fim das trevas.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts