Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, procurava ver quem era Jesus, mas não podia, por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura. Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro a fim de vê-lo, porque por ali havia de passar. Quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em tua casa. Ele desceu a toda a pressa e o recebeu com alegria.
Lucas 19:1-6

A Bíblia diz que o Senhor Jesus Cristo está passando por Jericó, a cidade mais antiga do mundo, que fica no lugar mais baixo do planeta, 400 metros abaixo do nível do mar Mediterrâneo. A cidade de Jericó era na época a cidade das palmeiras, a cidade dos jardins, dos palácios de férias dos reis, a cidade encantadora. E diz a Bíblia que Jesus está passando por esta cidade e é a última vez que Jesus passando por Jericó, pois ele está indo para Jerusalém. E naquela semana ele seria preso, julgado, condenado, crucificado e sepultado. Era a última oportunidade que Jericó estava tendo. era a presença de Deus em Jericó. Uma multidão acompanha mas apenas duas pessoas são salvas em Jericó: um pobre um rico, um mendigo e outro maioral dos publicanos, o primeiro o Bartimeu precisou se levantar para encontrar a Cristo já o segundo precisou descer empoleirado em uma árvore para encontrar-se com Cristo.

Porque Jesus salva nesta cidade um mendigo e um ricaço? Para mostrar uma coisa: Jesus não faz acepção de pessoas, pobre e rico precisam da salvação de igual modo. Ele ama o pobre Ele ama o rico e hoje Jesus está passando por aqui aonde você está pode ser a sua Jericó e Jesus está lhe dando uma oportunidade, quem sabe a última oportunidade da sua vida que você está passando, hoje pode ser o grande encontro da sua salvação e eu quero destacar aqui o encontro de Jesus com Zaqueu.

A Bíblia diz que Zaqueu era o maioral dos publicanos. Publicanos eram os cobradores de impostos contratados por Roma para recolher os tributos do Povo repassando um valor específico para Roma, mas ele podia cobrar mais do que o estipulado. O maioral dos publicanos era o ‘chefão’ da Receita Federal do império que contratava outros publicanos para trabalhar para ele e era um sistema de opressão, de corrupção, de tributos pesadíssimos portanto era uma pessoa odiada pelo povo, uma pessoa que era vista como um ladrão e não podia sequer frequentar a Sinagoga, era um homem desprezado e odiado na sua cidade. Mas esse homem diz a Bíblia que deseja ver a Jesus, o dinheiro dele não satisfaz, a posição social que ele ocupa não lhe satisfaz e ele por ser de pequena estatura não consegue ver a Jesus porque a multidão o abafa então ele larga para lá o seu orgulho, corre no meio da multidão, sobe numa árvore, num sicômoro, olhando aquele mar de gente entrando na cidade buscando encontrar Jesus quando de repente ele é surpreendido, Jesus está debaixo da árvore olha para cima e diz – Zaqueu, desce depressa porque hoje eu vou ficar na sua casa e diz a Bíblia que Zaqueu desceu a toda a pressa e o recebeu com toda alegria. E Jesus vai com ele para sua casa e diz a Bíblia que todos murmuram dizendo que Jesus estava se hospedando como pecador e naquele momento Zaqueu disse para Jesus – Senhor eu resolvo dar a metade dos meus bens para os pobres, e disse mais, Senhor eu resolvo se defraudei alguém, restitui-o quatro vezes mais. E Jesus então disse que hoje houve salvação nesta casa porque este homem também é filho de Abraão, porque o filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido.

Zaqueu o homem mais odiado da cidade é salvo e Jesus me impressiona com isso porque ele vai se hospedar logo na casa do homem mais odiado da cidade, a cidade toda murmura e tem gente que você às vezes pensa essa aqui já tá perdido mesmo, não tem solução para ele mesmo, não tem salvação para ele mesmo, e você muitas vezes joga gente na lata do lixo acha que é irrecuperável que não tem esperança para ele e eu não conheço você mas Jesus conhece e não importa quem seja você, quão desprezado você seja, quão arruinada esteja sua vida, eu quero dizer para você que Jesus é poderoso para salvar você para libertar você para mudar a sua vida para mudar a sua sorte, como mudou a sorte de Zaqueu.

As evidências de que Zaqueu foi um homem salvo primeiro é que ele teve pressa para encontrar-se com Jesus e desceu a toda a pressa segundo ele demonstra alegria e em receber Jesus mas o que é maravilhoso destacar é que não foi Zaqueu quem encontrou Jesus foi Jesus que encontrou Zaqueu. É o Senhor Jesus que está no seu encalço, ele quem ama você desde a eternidade, ele quem atrai você para ele com cordas de amor e foi ele quem amou você primeiro, foi ele quem escolheu você não você é ele e hoje Jesus quer entrar na sua casa e hoje Jesus quer entrar na sua vida e hoje Jesus quer mudar a sua história.

E Zaqueu então ao receber Jesus está demonstrando duas coisas que quero destacar agora. Primeiro quem tem um encontro com Jesus muda a área nevrálgica da vida, veja você o problema de Zaqueu era dinheiro mal adquirido, corrupção, exploração, enriquecimento ilícito. E a primeira coisa que esse homem demonstra é o desapego a este ídolo que dominava o seu coração – dinheiro – e ele resolve dar metade dos seus bens aos mais pobres, e Jesus não falou nada com ele sobre isso isso, foi algo espontâneo do seu coração.

Em segundo lugar ele prova o arrependimento dele, a conversão dele não apenas quando ele demonstra a generosidade mas também quando ele resolve resolver as pendências do seu passado – a restituição. Ele roubou, ele explorou, ele surrupiou e se enriqueceu com a miséria dos outros e agora ele tomou a decisão de restituir. Aquele que tem um encontro com Jesus está querendo agora fazer uma limpeza, uma faxina no seu passado, é vida nova, coração novo, mente nova, família nova, uma nova esperança.

Hoje pode ser o encontro seu com Jesus e talvez você é alguém que tem dinheiro tem muito dinheiro mas o dinheiro não preenche o vazio do seu coração e talvez você ocupa uma posição muito elevada na empresa que você trabalha mas essa posição social não preenche o vazio do seu coração. Talvez a multidão tente barrar você impedir você os moradores tentam censurar você – agora é hora de você correr para os braços de Jesus, Ele não rejeita um coração quebrantado e se você for agora a Jesus, haverá salvação na sua vida porque ele veio buscar e salvar o que estava perdido. Hoje pode ser o dia mais feliz da sua vida. o dia da sua salvação.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts