Estamos chegando ao final do ano, muitas lutas, muitas conquistas, mas também muitas batalhas, escalamos montes altaneiros, mas descemos também a vales escuros e profundos, celebramos a vida, mas também choramos a dor do luto, tivemos vitórias financeiras, mas também tivemos arrochos e apertos, tivemos momentos de grande alegria, mas momentos também de choro amargo e profundo; nestas horas, a gente fica com tanque vazio, talvez andando na reserva.

Mas hoje eu estou aqui para trazer uma palavra de ânimo, de encorajamento, de esperança para o seu coração. O texto que nós estamos considerando, o salmo 37, começa no verso 4 dizendo assim: “agrada-te do Senhor e ele satisfará os desejos do teu coração”. Às vezes nós quisemos satisfazer os desejos do nosso coração a todo custo, a todo o preço, e quando nós colocamos os desejos do nosso coração em primeiro lugar, muitas vezes, a gente desagrada Deus, entristece o Espírito Santo de Deus, entra por caminhos perigosos e escorregadios, e a primeira coisa para você encontrar descanso em Deus é voltar-se para ele mesmo, encontrar nele o pouso seguro para sua alma, o refúgio para o seu coração, é você agradar a ele, fazendo a vontade dele, andando na presença dele, seguindo as balizas, preceitos e princípios da sua palavra; quando você anda com Deus, você caminha seguro, quando você vive na presença de Deus, você encontra um manancial que jorra caudalosamente vida plena para o seu coração.

Mas o versículo 5 tem uma outra palavra preciosa da parte de Deus, que diz assim: “entrega o teu caminho ao Senhor”. Às vezes nós queremos agarrar o nosso próprio caminho, fazer do nosso jeito, da nossa maneira, no nosso tempo, e muitas vezes nós atropelamos as coisas, nós machucamos pessoas, nós nos precipitamos, agimos irrefletidamente; por isso, se você quer encontrar descanso em Deus, entrega o teu caminho ao Senhor, ponha tudo nas mãos dele; sua vida, sua família, seus negócios, suas decisões, seu coração. Nós não somos sábios suficientemente para guiar nossa própria vida; então coloca tudo nas mãos dele, seus medos, sua ansiedade, seus temores, seu futuro, coloca tudo nas mãos dele, entrega o teu caminho ao Senhor, aí você vai encontrar o descanso para o seu coração, no próprio Deus.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas há uma outra ordem no texto: “entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele”. Às vezes, a gente até entrega, mas não confia, entrega, mas quer tomar de volta, entrega, mas fica ansioso assim mesmo. Então, o texto está nos dizendo o seguinte: quando você entregar para Deus sua vida, seu casamento, seus filhos, seus negócios, sua saúde, sua alma, confia que ele é poderoso para cuidar de tudo isso, ele é bom e é suficientemente poderoso para cuidar de tudo isso; descansa nele, ponha a sua vida nas mãos de Deus e não tenta tomar de volta, ele é sábio para conduzir sua vida, ele é poderoso para guardar você, ele é amoroso para cuidar de você apesar das suas fraquezas. Então, confia nele; é o que a Bíblia está nos ensinado.

Mas há uma consequência, está aí no versículo 5, quando diz o seguinte: confia nele, e o mais ele fará o mais ele fará. O que você não pode fazer, Deus sabe e pode fazer; aquilo que você não sabe o que é melhor para você, ele sabe o que é melhor para você; aquilo que você acha que seria sua ruína, pode ser a sua vitória, aquilo que você acha que pode ser o seu sucesso, pode ser sua ruína; você e eu não enxergamos na curva, você e eu não enxergamos no escuro, você e eu não sabemos o que está lá no final da linha, pois Deus conhece o futuro, no seu eterno agora. Então, ao colocar sua vida nas mãos do Senhor, descansa, que ele sabe o que está fazendo, ele vai cuidar de você, ele vai cuidar da sua casa, ele vai cuidar da sua família, ele vai cuidar do seu futuro, ele vai fazer o que você não pode fazer, o que você não sabe fazer, ele é amoroso, e ele é poderoso, e ele tem o melhor para nós. A Bíblia diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus; a Bíblia diz que Deus é aquele que nos guia com seu conselho eterno, nos toma pela mão e nos conduz à sua glória; a Bíblia diz que bondade e misericórdia nos seguirão todos os dias da nossa vida e quando a nossa jornada terminar aqui, nós habitaremos na casa dele, para todo o sempre.

Mas finalmente, esse texto tem uma palavra no versículo 7 que diz assim: “descansa no Senhor e espera nele”. Talvez, de todas as ordens, essa é a mais complexa, porque a nossa natureza humana se agita às vezes, a gente pensa que se nós não estivermos no controle, as coisas não vão acontecer, e a gente quer controlar tudo, a nossa vida, o nosso tempo, os nossos filhos, o nosso cônjuge, o nosso futuro, a nossa saúde, as nossas finanças, a nossa alma, a nossa vida espiritual. Pare um pouquinho, descanse no Senhor, viva nele, faça como João lá na páscoa, debruce sobre o peito de Jesus, se renda às mãos do Pai, que cuida de você, que ama você, que sabe o que é melhor para você, descansa nele e o mais ele fará. Eu não tô falando pra você acreditar numa lenda, uma quimera, para você descansar em uma crendice, eu não estou falando de sincretismo, não estou falando de misticismo religioso, estou falando de você descansar nos braços do Pai, do todo poderoso, do Deus que ama você, que provou o amor dele por você mandando Jesus para morrer em seu lugar, para dar a você a vida eterna. Hoje é o último sábado de 2019, talvez você viveu todo este ano estressado, deprimido, correndo de um canto para o outro, sem colher os frutos da sua semeadura, mas agora eu quero encorajar você a se voltar para Deus, a pôr a sua confiança em Deus, a descansar em Deus, sabendo que ele é poderoso para cuidar da sua vida, da sua família, da sua alma, do seu futuro, entrega tudo e descanse.

“Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.” Salmo 37.4-7.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts