No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado.
João 7:37-39

Era Festa dos Tabernáculos em Jerusalém, a cidade estava alvoroçada e cheia de alegria naquela grande celebração onde as pessoas moravam em cabanas improvisadas na velha e a histórica cidade de Jerusalém. Havia uma cerimônia que se repetiria durante todos os dias da festa e que durante o último dia da festa era celebrada 7 vezes, onde você pegava a água do tanque de Siloé e levava para o altar do templo e o povo ia cantando, Isaías 12 versículo 3, que tiraria a água das fontes da salvação apontando para chegada do messias, trazendo esperança para todos. Pois é neste momento que Jesus, no auge da festa, no último dia da festa, se levanta se diz que se alguém tem sede venha a mim e beba, quem crer em mim como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

Está aqui o convite da graça e esse convite é para você que está agora me assistindo – se alguém tem sede venha a mim e beba. Note que o Senhor Jesus destaca o fato de que só virá a ele quem tem sede, quem se reconhece pecador, quem sente necessidade de salvação, quem reconhece que não tem provisão para a vida eterna em si mesmo. Segundo, Jesus está dizendo que ninguém está automaticamente salvo – se alguém tem sede venha a mim – é preciso sair, é preciso se deslocar, é preciso se movimentar, é preciso ir ao encontro de Jesus. Mas vejam vocês – se alguém tem sede venha a mim disse Jesus, não é a religião, não é a igreja não é o rito sagrado, não são as boas obras, não são os méritos humanos, não são os predicados morais, não são sacrifícios religiosos. Se alguém tem sede venha a mim – só Jesus salva, só Jesus é o mediador entre você e Deus, só Jesus é a porta do céu, só Jesus é o caminho para Deus, não há salvação em nenhum outro nome dado entre os homens pelo qual importa que sejamos salvos. Jesus foi claro – se alguém tem sede venha a mim.

E mais, veja você que Jesus está dizendo – se alguém tem sede venha a mim e beba – é uma experiência com ele. Ele não diz vem a mim e olha a água, observe a água, conheça as qualidades da água, veja a importância da água, veja a urgência de beber a água. Ele está dizendo o seguinte se alguém tem sede venha a mim e beba! É uma experiência! É o novo nascimento, é a conversão, é a transformação de dentro para fora, é receber um novo coração uma nova mente uma nova vida uma nova família uma nova pátria uma nova herança e se você hoje deseja a salvação, o perdão dos seus pecados e a vida eterna, Jesus está fazendo esse convite para você.

Mas veja, esse convite é condicional – se alguém tem sede – você pode acolher agora esse convite de Jesus ou agora você talvez não queira atender a esse convite de Jesus de se alguém tem sede venha a mim e beba. E Jesus foi claro lá com a mulher samaritana e com você hoje – quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede para sempre – Jesus está usando uma metáfora, uma figura de linguagem para descrever o que é a salvação, a vida eterna. Você não encontrará a satisfação para sua alma no dinheiro no poder no sexo nas aventuras nas glórias deste mundo ou nos prazeres desta vida. Só Jesus pode dar a você esta água da vida que vai saciar a sua alma e vai trazer a paz perene para sua vida.

Mas diante desse convite glorioso, convite da graça, há também uma promessa para você e Jesus foi claro – se alguém crer em mim como diz a escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. não é crer em Jesus como diz a igreja, não é crer em Jesus como dizia o pensador, o teólogo, o pastor, missionário, padre, sacerdote, o papa. Não é crer em Jesus como diz o livro tal da religião tal, Jesus foi categórico e disse quem crer em mim como diz a escritura. É a Bíblia que nos revela Jesus, é a Bíblia que nos mostra como você vai a Jesus como você confia em Jesus, de que maneira você vai colocar sua confiança em Jesus, porque tem gente que diz – não, eu creio em Jesus, mas qual Jesus que você crê, é o Jesus da Bíblia? É o Jesus da conveniência? O seu Jesus apenas milagreiro, Jesus que apenas promete a você sucesso vitórias neste mundo? É o Jesus filósofo, é o Jesus hippie? É o Jesus da conveniência para você permanecer nos seus pecados ou é o Jesus da Bíblia?

O Deus eterno que se fez carne e o transcendente que se tornou imanente. O Senhor que se fez servo, rico se fez pobre, o Deus santo que você fez pecado por você, aquele que levou sobre o madeiro os seus pecados, é nele que você está pondo a sua confiança? Aquele que ressuscitou dentre os mortos, aquele que está à direita de Deus pai, aquele que governa as nações, aquele que dirige a igreja, aquele que é o Senhor de todos, aquele que é o juiz de vivos e de mortos – é neste Jesus que você crê? Se você crê nele então você tem uma promessa dele mesmo quem crer em mim como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva.

Isso é vida plena, maiúscula, superlativa, abundante. Ele não está prometendo para você água de uma cacimba, de um poço lodacento não, ele tá falando de rios de águas vivas que vão fluir que vão brotar, que vão levar à vida e esta é a promessa de Jesus para você. Às vezes eu escuto por aí as pessoas fazendo críticas ao cristianismo ou aos cristãos achando que ser crente é ser quadrado é ser outra ultrapassado é ser jurássico é ser retrógrado é não aproveitar a vida, é ter um não na testa, é não curtir as delícias deste mundo os prazeres desta vida. Eu quero dizer para você que o pecado é que destrói, injetar drogas nas veias destrói, se alcoolizar destrói, viver uma vida desregrada sexualmente destrói, viver uma vida de corrupção de violência de maldade destrói, mas quando Jesus entra para o seu coração ele traz vida ele traz paz ele traz alegria ele traz felicidade ele traz segurança – ele tem vida abundante para lhe oferecer.
Hoje você pode receber o convite da graça e hoje você pode ouvir esta promessa de Jesus – se você crer em mim como diz a escritura do seu interior fluirão rios de água viva.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts