O alicerce da família

Home / Mensagem / O alicerce da família

No final do sermão do monte, o Senhor Jesus Cristo, depois que ele apresentou a plataforma do Reino de Deus, falando sobre as credenciais do súdito deste Reino e a verdadeira espiritualidade daqueles que fazem parte deste Reino, Jesus conclui o sermão de maneira magnífica, uma habilíssima ilustração. Ele disse que o homem prudente é aquele que ouve a palavra e a coloca em prática, e este é comparado àquele homem que construiu a sua casa sobre a rocha; vieram as chuvas caindo no telhado, sopraram os ventos na parede, os rios bateram no alicerce e esta casa não desmoronou porque estava construída sobre a rocha. A grande questão é esta: qual é o alicerce da nossa casa? Qual é o alicerce da nossa família?

Hoje, tantos jovens são apressados na hora de se casarem, às vezes preparam com muito cuidado a festa ou até a lua de mel, mas não preparam-se para o casamento, ou constrói a sua família sobre areia movediça, que não suporta a chegada das chuvas, dos ventos e dos rios que solapam os alicerces. O único fundamento sólido o suficiente para manter um casal, uma família estável diante das tempestades da vida é o Senhor Jesus Cristo. É por isso que o salmista disse: se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam. A maior necessidade da sua família não é de uma casa mais bonita, ou maior, ou mais confortável; a maior necessidade da sua família não é de um carro mais novo, até mesmo de um salário mais robusto, tudo isso é coisa boa, mas quanta gente que tem muito dinheiro e a família está destruída, e a vida está arruinada, não há alegria, não há paz, não há comunhão, não há diálogo, não há respeito, não há esperança. Coisas não podem ocupar na sua casa, na sua família, o lugar de Deus. A família precisa adorar a Deus, amar as pessoas e usar as coisas, em vez de esquecer-se de Deus, usar as pessoas e amar as coisas.

Hoje nós estamos vivendo numa sociedade materialista, consumista, completamente hedonista, cada pessoa quer viver para o seu bel prazer, para o seu próprio conforto, querendo que o mundo gira ao redor delas mesmas. Mas quando Deus se ausenta da família, ela perde o seu referencial, hoje as pessoas fazem de tudo pra ganhar dinheiro, elas mentem para ganhar dinheiro, elas são desonestas para ganhar dinheiro, elas corrompem para ganhar dinheiro, são corrompidas para ganhar dinheiro, elas vendem a sua consciência para ganhar dinheiro, e às vezes elas ganham, entre aspas, muito dinheiro, mas quando botam a cabeça no travesseiro, elas não têm paz, porque aquilo que foi adquirido de maneira errada, fora do projeto de Deus, vai ser combustível para a sua própria destruição. Cultive um relacionamento com Deus, pegue a sua família, leve a sua família para uma igreja genuinamente comprometida com as Escrituras; leia sua Bíblia dentro da sua casa, reúna sua família ao redor da mesa para um culto doméstico, para buscar a Deus em oração, cultive uma vida de intimidade com Deus dentro da sua casa, porque quando você tem a experiência de viver na presença de Deus, para a glória de Deus, dentro da sua família, você está construindo a sua casa sobre a rocha. É curioso que o alicerce é a parte mais importante da casa, mas é a parte que as pessoas não enxergam, não vêem. Se você constrói sobre a areia, na hora que está tudo bem, a casa é igual a outra.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

E eu quero dizer pra você que as circunstâncias chegam difíceis, amargas, dolorosas, para todo mundo; o que distingue uma pessoa cristã, de uma não cristã, de alguém que ama a Deus, de quem não ama a Deus, daqueles que servem a Deus, daqueles que zombam de Deus, não são as circunstâncias, a mesma chuva caiu no telhado da casa construída sobre a rocha e construídas sobre areia, os mesmos ventos sopram na parede da casa construída sobre a rocha e construída sobre areia, os mesmos rios bateram nos alicerces das casas construídas sobre a rocha e sobre a areia, uma casa caiu e a outra ficou de pé. Então, se você construir sua família em cima de dinheiro, de prestígio, do seu nome, da sua fama, do seu trabalho, das suas conquistas, das suas obras, seja do que mais for, você está construindo a sua casa, sua família sobre a areia. Esta casa não suportará a tempestade, ela vai desabar. Você precisa construir sua família sobre o alicerce sólido, esse alicerce é o próprio Deus. É Deus quem é o fundamento da família, é Deus quem é o construtor da família, é Deus quem é o edificador da família, é Deus quem é o protetor da família; então, eu quero encorajar você já neste primeiro sábado do mês de maio, você ir pensando sobre isso.

Quem sabe você tem corrido tanto, quem sabe você tem lutado tanto, quem sabe você tem chorado tanto, quem sabe você tem trabalhado tanto, mas a pergunta é: você tem buscado as primeiras coisas primeiro? Você tem buscado em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça? Deus ocupa o lugar central dentro da sua casa? Você tem dentro do seu lar o “altar” de adoração? Você tem um clima favorável para você ler a Bíblia, meditar na Bíblia, buscar a face de Deus, cantar louvores a Deus dentro da sua casa? Ou será que outras coisas estão ocupando um lugar central de Deus na sua vida, no seu casamento, e na sua família. É hora de você parar e pensar, é hora de você refletir, é hora de você decidir, é hora de você colocar Deus em primeiro lugar no seu coração e no coração da sua família. É hora de você mudar sua agenda; talvez você tem tido tempo para tanta coisa. Você tem tempo para churrasco, você tem tempo pra festa, você tem tempo aniversário, você tem tempo de lazer, você tem tempo para o futebol, você tem tempo para o jornal, você tem tempo para as diversões da vida, mas a pergunta é: você tem tido tempo para Deus? Você tem buscado a Deus? Você tem se deleitado em Deus? Você tem conhecido a Deus? Você tem amado a Deus? Você tem adorado a Deus? Hoje é hora de você decidir construir a sua casa sobre a rocha. Jesus precisa ser o alicerce da sua família!

“Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha” Mateus 7.24-25

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts