Não siga o seu coração

Home / Devocional / Não siga o seu coração

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Jeremias 17.9

 

Verdade

Em nossos dias há um conselho que é dado por diversas pessoas, talvez influenciadas por uma ideia que aparenta beleza e amor, mas que tem por trás um conceito totalmente contrário à Escritura; é o conselho de que devemos seguir o nosso coração. A insistência é de que contrariar o coração não faz bem, de que a voz do coração traz a melhor decisão e direção a ser seguida, que a voz do coração é a voz de Deus.

Apesar de parecer romântico, belo e seguro, a Bíblia mostra exatamente o contrário. O Deus que criou o homem e todas as suas estruturas nos faz ao menos três alertas para quando estivermos diante de uma decisão, e o coração desejar tomar as rédeas da situação: no primeiro alerta, ele diz que o coração do homem é enganoso. Por ser o local mais profundo do ser humano, a Bíblia nos mostra que o pecado mudou as disposições do coração de maneira que podemos ser enganados por nossa própria corrupção e desejos equivocados, que por vezes parecem verdades, mas que é mais enganoso do que todas as coisas.

Segundo, o alerta é que ele é desesperadamente corrupto, logo as suas disposições naturais pós-queda são de contrariar a vontade de Deus; ele apontará normalmente para aquilo que é condenável.

Terceiro, por ser o coração o lugar mais profundo do homem, a resposta à pergunta retórica, “quem o conhecerá?”, é: ninguém! Ninguém consegue penetrar nas próprias profundezas do seu coração. Sendo assim, se o coração é enganoso, corrupto e desconhecido, como, pois, podemos seguir o próprio coração como parâmetro do que é correto e agradável a Deus? A resposta é que para entender a vontade de Deus, o parâmetro não é o nosso coração, e sim a sua Palavra. E por vezes nosso coração nos tentará a recusar o ensino da Escritura, o que já é um bom indício de que estamos equivocados.

Vida

Cristo Jesus nos disse que a Palavra de Deus é a verdade (Jo 17.17); esta sim deve estar guardada e escondida em nosso coração (Sl 119.11), para que com o auxílio do Espírito Santo, não sigamos o coração, mas a Palavra que lá está escondida, pois ela foi revelada na Pessoa de Jesus, o Verbo de Deus, a Palavra Viva, que transforma o coração e as vontades. Não siga o seu coração, tenha Cristo no seu coração e ouça a sua Palavra.

Timóteo Sales

Recent Posts