mãos mundoO apóstolo Paulo quando estava encerrando a sua carta aos Romanos, maior tratado teológico do Novo Testamento, depois de tratar das questões teológicas e doutrinárias, agora chega ao capítulo 12 para fazer uma aplicação dessas verdades doutrinárias. E ele olha para o cenário do mundo, a sociedade decadente, os valores distorcidos, situações onde a sociedade aplaude o que Deus reprova e reprova o que Deus afirma; essa sociedade rendida ao pecado, capitulada aos desejos imediatos; essa sociedade governada pela ganância, pela avareza, pela soberba, pela iniquidade, pela promiscuidade, e diz pra igreja assim: “não vos conformeis com este século”.

Você e eu precisamos observar toda essa ordenança divina, porque o mundo, diz a Bíblia, está posto no maligno; a sociedade está lutando propositadamente para desconstruir os valores morais. Ataca-se a família, ataca-se o casamento, ataca-se a virtude, ataca-se a integridade, aplaude-se a promiscuidade, aplaude-se aquilo que nós devemos repudiar. Há coisas, por exemplo, que nós devemos não nos conformar; como a desonestidade, a falta de integridade na vida, no casamento, na família, nos negócios, nos tratados, nos acordos. Hoje, o Brasil está vivendo uma crise gravíssima, em virtude da ganância que vai desembocar na corrupção; empresas sendo saqueadas, o erário público sendo minado, políticos, empresários, que por ganância, por avareza, assaltam os cofres públicos. É bem verdade que toda essa verba astronômica, desviada e jogada no ralo da corrupção tem vindo à tona; e a vergonha, o opróbrio, estão aí mostrando a sua carranca para essas pessoas, mostrando que o crime não compensa.

Vivemos em uma sociedade de relativismo absoluto, onde é proibido proibir, onde o certo vira errado e o errado o que é certo, chamam luz de trevas e trevas de luz, o amargo de doce e o doce de amargo; uma sociedade que está com os valores morais de pernas para o ar; e a Bíblia nos ensina: “não vos conformeis”. Por exemplo, chega o período do carnaval e as pessoas saem às ruas, para as passarelas; umas vestidas de fantasia, outras sem quase roupa nenhuma, numa espécie de apologia ao pecado, numa espécie de culto ao prazer. Nós recebemos uma mensagem de Deus: “não vos conformeis”; nós não podemos entrar nessa forma. A palavra conformar-se traz a ideia de você botar o pé numa forma que está mudando todo dia, toda hora; em outras palavras: o que foi certo ontem, é errado hoje, aquilo que ontem era errado, hoje é aplaudido. Por quê? Porque a ética que este mundo a prova não tem parâmetros, não tem absolutos, não tem balizas, e a Bíblia diz: “não vos conformeis”.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas não é suficiente não se conformar, a Bíblia diz duas coisas mais: você deve se apresentar à Deus colocando o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Em vez de você se render ao pecado, consagre-se a Deus. Em vez de você viver marcado pela corrupção, busque a integridade e a honestidade. Em vez de você se capitular a toda sorte de promiscuidade moral, de impureza moral, rasgando o código da decência, coloque o seu corpo a serviço de Deus para viver uma vida santa; você precisa se apresentar a Deus, você foi criado por Deus não para a impureza, mas para a santificação; seu corpo não deve ser um instrumento de iniquidade, seu corpo deve ser um palco onde a glória de Deus resplandeça.

Mas o apóstolo Paulo ainda diz uma coisa preciosa; eu quero repartir com você, ele diz assim: “mas transformai-vos pela renovação da nossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Não apenas não se conformar, mas também ser transformado; e a transformação não é uma reforma, uma caiadura que eu faço na minha vida, a transformação é uma operação da graça de Deus na sua vida, é o Espírito Santo repaginando a sua vida, é Deus mudando os seus valores, é Deus transformando a sua personalidade, o seu carácter, o seu temperamento, para que você resplandeça a beleza de Cristo na sua vida. É Deus que nos muda, é Deus quem nos transforma, é Deus quem faz toda essa obra de mudança de transformação em nós. O apóstolo Paulo chega a dizer o seguinte: que nós somos transformados de glória em glória, na imagem de Jesus Cristo, nosso Senhor, pela obra do Espírito Santo. Agora, muitos de vocês desejam muito conhecer a vontade de Deus; ah! eu gostaria de saber qual a vontade de Deus para a minha vida, para minha família, no meu trabalho, os meus negócios.

Deixa eu dizer uma coisa para você: conhecer a vontade de Deus é resultado de você se consagrar a Deus, de você se inconformar com este século. Quando você consagra o seu coração, a sua vida, sua mente, seu corpo, tudo que você é e tem a Deus, quando você se inconforma com este século posto no maligno, então você é transformado e ao ser transformado você experimenta a boa agradável e perfeita vontade de Deus. O que você está vivendo? Quem é você? Você está se conformando com este século? Você faz parte desse jogo da sedução, do poder, da corrupção, da maldade, da violência, da promiscuidade, ou você está se colocando na contramão desse projeto de iniquidade? Hoje eu desafio você a consagrar sua vida a Deus, a entregar seu coração para Jesus, para ser uma nova criatura, ter uma nova mente, um novo coração, uma nova vida, nova família, uma nova pátria, com novos valores, com novos princípios, os princípios absolutos de Deus.

Portanto, irmãos, pelas misericórdias de Deus, peço que ofereçam o seu corpo como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Este é o culto racional de vocês. E não vivam conforme os padrões deste mundo, mas deixem que Deus os transforme pela renovação da mente, para que possam experimentar qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.1-2.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts