Lembrado das tuas lágrimas, estou ansioso por ver-te, para que eu transborde de alegria
pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Loide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.

2 Timóteo 1:4,5

As mães são as grandes heroínas. Nas palavras do capelão do Senado americano – Peter Marshall – as mães são as guardas das fontes, aquelas que trabalham nos bastidores, longe tantas vezes dos holofotes, mas que contribuem decisivamente para o sucesso da família, da igreja, e da nação. O 16º Presidente dos Estados Unidos, o grande estadista Abraham Lincon (que ficou órfão de pai na infância), disse que tudo o que ele tinha sido na vida ele devia à sua mãe, disse ainda, que as mãos que embalam o berço governam o mundo.

O texto que nós acabamos de ler fala de três gerações -a vó, a mãe e o filho. Lóide foi uma mulher judia que tinha uma fé sem fingimento, uma mulher piedosa, temente a Deus, que amava a Deus, que tinha compromisso com a palavra de Deus. Esta mulher teve uma filha chamada Eunice que casou-se com um homem grego, mas inobstante esta relação conjugal com um homem que não tinha a mesma fé, ela manteve-se fiel à tradição de seus pais, ela manteve-se fiel ao estudo das escrituras, ela comprometeu-se em abraçar a mesma fé que habitava também na sua mãe, Lóide. Agora, diz a escritura que Eunice tem um filho chamadoTimóteo. Nesta mesma carta (segunda carta de Paulo a Timóteo), ele vai dizer para Timóteo que ele tinha mesma fé em fingimento que havia habitado na sua avó e na sua mãe.

Esse bastão da fé foi transmitido com fidelidade, zelo, eficácia – da vó para mãe, da mãe para o filho. Esta é uma verdade é tão importante porque se nós fracassarmos em transmitir aqueles valores e princípios (a fé que temos o Deus vivo e verdadeiro) para os nossos filhos, para os nossos netos, para as futuras gerações, nós teremos fracassado rotundamente. Aliás o capítulo 3 desta mesma epístola, o apóstolo Paulo vai dizer que Timóteo havia aprendido as sagradas letras que havia o tornando sábio para a salvação desde a sua infância e curioso que a palavra infância lá no grego a palavra ‘bréfos’ descreve desde a vida intra-uterina a primeira infância.

A bíblia menciona portanto, que quando Eunice fica grávida de Timóteo, ainda o bebê no seu ventre, ela já lia, instruía aquele bebê porque Pierre Weil no seu livro – Relações humanas na família e no trabalho – vai afirmar que as relações humanas começam na vida intra-uterina. Aquela criança que está no ventre já passa a receber a influência benéfica da instrução da verdade e desde que então ele nasce, aprendendo a ouvir, a discernir as palavras, a proferir as primeiras palavras, as verdades de Deus já foram sendo incutidos na sua mente e estabelecidas no seu coração. Timóteo então cresce nesse ambiente, cercado pela verdade e debaixo da luz da instrução, bebendo leite da piedade e crescendo num lar que amava a Deus, servia a Cristo e tinha zelo pelo conhecimento das escrituras.

Mais do que nunca a nossa geração carece de pais e mães comprometidos com a palavra de Deus. Vivemos uma geração rasa, epidérmica, superficial, que corre atrás de muitos sonhos, de muitos projetos, buscando alcançar muitas conquistas financeiras, legítimas inclusive, mas tantas vezes sacrificando o casamento, sacrificando a instrução dos filhos, ou até terceirizando a educação dos filhos, seja para uma babá eletrônica, para as mídias sociais, para séries de Netflix ou mesmo para o estado, para escola, quando este papel honroso (porém penoso) também é da mais alta e pura responsabilidade dos pais.

Aqui vemos um exemplo clássico de duas mulheres que resolvem transmitir esta fé, a genuína fé, a fé sem fingimento, de uma geração para outra, e elas puderam então legar a história a uma das personalidades mais importantes da história do cristianismo que foi Timóteo. Timóteo foi aquele rapaz que recebe o evangelho também pregado pelo apóstolo Paulo, que passa por Listra, onde ele morava, na sua primeira viagem missionária. E alí Timóteo é convertido a Cristo porque já estava sendo instruído desde a sua infância nas sagradas letras, e quando o Paulo chega ali e visita a sinagoga de Listra e Timóteo escuta que aquele messias que era esperança de Israel, prometido nas escrituras, era Jesus, e então ele abraça a fé salvadora, ele recebe a fé salvadora e ele é salvo. Quando Paulo passa por lá na sua segunda viagem missionária, então Paulo chama Timóteo para acompanhá-lo, e Timóteo vai se tornar o maior cooperador de Paulo em seu ministério, um verdadeiro filho na fé.

Timóteo era jovem, tímido, doente, mas era um homem incomum, singular Paulo chega a dizer na sua carta aos Filipenses, capítulo 2, que não havia ninguém semelhante a ele naquele cenário, que buscava os interesses de Cristo e da sua igreja com primazia. Havia obreiros que pensavam eles mesmos, mas Timóteo de forma abnegada buscava os interesses de Cristo e da igreja, tudo isso porque lá atrás, na base, na formação familiar havia uma avó, havia uma mãe que investiu nele, que gastou tempo com ele para colocar nele a palavra de Deus, para levar a Ele o conhecimento das sagradas escrituras que o tornaram sábio para a salvação – isso desde a mais tenra infância.

Como nós precisamos de mães com este mesmo compromisso, com esta mesma fibra, com esta mesma disposição de investir tempo e o melhor do seu tempo na educação de seus filhos. Nós vivemos uma geração que se perde às vezes nesta tensão entre o importante e o urgente e tudo parece urgente, o urgente bate à nossa porta todo dia, toda hora. Mas nem tudo que é urgente é importante. Nossos filhos são importantes, nossa família é importante, investir nas futuras gerações é importante, ganhar a geração para Cristo, instruir na verdade é importante.

Eu gostaria de trazer à sua memória esclarecida um alerta sobre isso, porque lá no livro de Juízes está escrito que a aquela geração que saíra do Egito, morrera no deserto, a geração que nascera no deserto entrara na terra prometida. Mas a terceira geração que nascera na Terra Prometida já não conhecia a Deus mais, ou seja, um dado momento os pais falharam em transmitir para os seus filhos o legado da fé. Nós estamos como que numa grande corrida de revezamento se nós falharmos em passar o bastão da fé para os nossos filhos, pros nossos netos nós teremos fracassado rotundamente em nossa missão.

Nós não podemos buscar sucesso o à parte ou à revelia, ou às custas dos nossos filhos. Os nossos filhos podem ter conquistas maravilhosas no mundo acadêmico, no mundo profissional, alcançando gigantescas conquistas financeiras, mas se eles não forem salvos, o que adianta? O Senhor Jesus pergunta: O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Não basta apenas dar instrução aos nossos filhos, não basta apenas conduzi-los as melhores escolas, não basta apenas dar a eles as melhores roupas, as melhores condições físicas e sociais, uma boa casa, uma boa comida, boas roupas, o conforto, a segurança, não! Nós precisamos ir além, levando os nossos filhos à instrução da verdade e levando-os ao conhecimento do evangelho bendito do Senhor Jesus Cristo para que eles sejam salvos.

E aqui hoje nesta véspera do Dia das Mães eu quero conclamar você, mãe, a gastar tempo, a investir tempo com seus filhos, instruíndo-os, orando com eles, orando por eles, abrindo a bíblia e compartilhando com eles a palavra de Deus, isso desde a mais tenra idade. Eu quero encorajar você pai a assumir o seu papel de líder espiritual no seu lar, de sacerdote do seu lar, de orar com a sua esposa, orar pela sua esposa, orar com seus filhos, restabelecer na sua casa o culto doméstico. Que a palavra de Deus seja aberta na sua casa, que esta mesma fé que um dia habitou no seu coração – porque o Espírito Santo regenerou você, transformou sua história, mudou o seu coração de pedra por um coração de carne, e deu a você alegria, certeza da salvação – que você tenha o mesmo empenho de passar isso para os seus filhos.

Alguém já disse com muita razão que nenhum sucesso compensa o fracasso da nossa família. A maior riqueza que você tem não são os bens que você grangeia e acumula, mas são seus filhos. Herança do Senhor são os filhos, o bom legado que Deus colocou nas suas mãos são seus filhos -lute por eles, ore por eles, fale de Jesus para eles, gere-os também espiritualmente – passe para eles este legado da fé em fingimento. Imite hoje o exemplo de Loide e Eunice, para que nós vejamos novos timóteos sendo suscitados na nossa geração, que vão dar continuidade à obra missionária pregando o santo evangelho de Cristo, aqui, ali, e além-fronteiras.

Que Deus abençoe você, mãe, e parabéns pelo seu dia. E que você continue sendo uma benção dentro da sua casa, dentro do seu lar, na vida do seu marido, na vida de seus filhos, na vida de seus netos. Que Deus dê a você também a alegria de ver seus filhos andando na verdade.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts