Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade), provando sempre o que é agradável ao Senhor. Efésios 5.8–10.
Verdade
A vida cristã não é fácil. Alguns pensam que ser cristão é converter-se a Cristo e, da noite para o dia, não mais cometer pecados. E quando se tropeça, muitos imaturos ou descrentes apontam o dedo como meros acusadores; ao invés de exortar com amor; por outro lado, alguns se “escoram” na desculpa de que todos pecam, para continuar agindo como se vivesse nas trevas, ao invés de perceber a gravidade da luta contra o pecado; já que agora somos luz em Cristo, em quem não há treva nenhuma (1Jo 1.5).
O apóstolo Paulo mostra no trecho em destaque (Ef 5.8-10) que na luta contra o pecado nós precisamos ter pelo menos quatro coisas em mente. Primeira, precisamos da consciência de onde viemos; ele diz que nós éramos trevas (Ef 5.8), vivíamos uma vida de constante escuridão, uma vida vergonhosa (Ef 5.12), estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Ef 5.14).
Segunda, devemos entender de uma vez por todas que não existe comunhão entre a luz e as trevas; não podemos ser cúmplices (Ef 5.11), e isso é uma ordem que aponta para a completa oposição entre a comunhão que há na igreja através do corpo de Cristo, e a comunhão com as trevas, pois a luz a dissipa (Ef 5.13).
Terceira, nós não só estamos na luz que é Cristo, mas refletimos sua luz, por isso, precisamos andar como filhos da luz em todo o tempo (Ef 5.8), frutificando em toda bondade, justiça e verdade (Ef 5.9), provando o que é agradável ao Senhor.
Vida
A quarta ênfase que Paulo mostra, como perspectiva necessária na luta contra o pecado, é o fato de a nossa luz proceder do próprio Cristo; ele diz que nós somos luz no Senhor (Ef 5.8) e ainda diz que é Cristo quem ilumina (Ef 5.14). Portanto, somente uma vida centrada em Cristo é capaz de evidenciar a grande diferença que há entre a luz e as trevas; somente uma vida ligada a ele é capaz de crescer em santidade, vencer as tentações, vencer as lutas contra o pecado; somente Cristo é capaz de nos guardar de tropeços e nos fazer brilhar em um mundo de trevas.
Timóteo Sales