“Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso”. 1Pedro 2.1-3.

 

Verdade

É impressionante o prazer que um bebê tem ao tomar o seu leite; e nos chama atenção ainda as suas atitudes no horário da mama, pois mesmo sem o entendimento intelectual da real necessidade daquele alimento, o bebê age com um instinto de sobrevivência para que lhe seja dado o alimento, que é tão essencial para o crescimento dele.

Nesta mesma perspectiva, Pedro traz duas exortações em sua primeira carta; depois de falar sobre a nossa situação espiritual, de que fomos purificados, regenerados de semente incorruptível, mediante a Palavra de Deus viva e permanente (1Pe 1.23-25), ele exorta primeiramente a deixarmos de lado toda maldade, dolo, hipocrisia, inveja e maledicências; e conforme o verbo “despojar”, a ideia é a de imediatamente deixar de lado essas coisas que não são frutos da Palavra em nós plantada.

Daí, ele traz uma segunda exortação, na qual o imperativo é o de desejar ardentemente a Palavra de Deus, como uma criança recém-nascida deseja o leite, mas ao contrário dela que não possui o entendimento do que significa aquele leite, o texto fala sobre um leite racional; e da mesma forma que Paulo exorta para o culto racional ensinando em Romanos 12, Pedro exorta para que o nosso coração deseje o leite sem engano ou dolo, que é a Palavra de Deus, viva e permanente, pois ela foi o meio de graça para nossa transformação, e o é para nossa santificação, sem a qual não veremos a Deus.

Vida

Não há como ter uma alma purificada (1Pe 1.22), ser regenerado mediante a semente da Palavra de Deus (1Pe 1.23), despojar do velho homem (1Pe 2.1), e não desejar ardentemente por Cristo. Cristo é o conteúdo deste leite genuíno, sem dolo ou engano, ele é a Palavra de Deus viva e permanente, é o autor e consumador da nossa fé, é a pedra que vive, eleita e preciosa (1Pe 2.4). Portanto, desejai ardentemente a Cristo, que ele seja o conteúdo do “leite” que bebemos, e que constantemente necessitamos.

Timóteo Sales

Recent Posts