“Ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem o encobriu dos seus olhos. E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.” Atos 1:9-11

A segunda vinda de Cristo é a acrópole da teologia cristã, é o ponto culminante da nossa esperança. A segunda vinda de Cristo é a consumação da história, é a vitória final e retumbante do filho de Deus e da sua igreja. Esta verdade é eloquentemente documentada nas escrituras, há mais profecias sobre a segunda vinda de Cristo na Bíblia do que sobre a primeira vinda de Cristo, como todas as profecias sobre a primeira vinda de Cristo cumpriram-se, literalmente, também as profecias acerca da segunda vinda de Cristo hão de se cumprir, estão se cumprindo e hão de se cumprir cabalmente, completamente. Talvez você pergunte como Jesus voltará? De que maneira será isso? E diz a escritura em Atos que depois que Jesus ressuscitou passou 40 dias com os seus ensinando acerca do reino, agora depois de comissionar a igreja a ir por todo mundo pregando o evangelho a toda criatura, no poder do Espírito Santo, Jesus foi elevado às alturas e os discípulos estavam olhando para as alturas enquanto ele subia entre as nuvens e dois anjos vem e falam com eles “varões galileus, por que estais olhando para as alturas? este Jesus que vistes subir também assim descerá entre nuvens.” Esta é a verdade gloriosa que nos ensina a palavra, Jesus voltará pessoalmente. Ele não mandará um arauto, um embaixador ele mesmo virá pessoalmente, ele virá fisicamente, corporalmente, visivelmente, diz a bíblia que todo o olho verá, ele virá audivelmente, ao som, ao clangor da trombeta, ressoar da trombeta de Deus, ouvida a voz do arcanjo, Ele descerá do céu. Mas ele virá também repentinamente, vai ser como um relâmpago que risca os céus do oriente ao ocidente, vai ser como abrir e fechar os olhos, vai ser como faiscar das estrelas, é desta maneira rápida e veloz que Jesus Cristo vem entre nuvens para buscar a sua igreja.
Mas Ele virá também inesperadamente, a Bíblia diz que vai ser como um ladrão de noite, você não sabe a hora que ele chega, a hora que ele vem, e ele pega a pessoa de surpresa, vai ser com essa característica, surpreendendo as pessoas. A Bíblia chega dizer que vai ser como nos dias de Noé, o mundo vai estar sendo tocado da mesma maneira, diz lá no texto bíblico que as pessoas casavam e davam-se em casamento, comiam, bebiam, compravam, vendiam, até que chegou o dilúvio, quando Jesus voltar não vai ser um dia, assim, notório que as pessoas olhem “é hoje, é hoje vamos preparar”, não! Vai ser um dia comum, como qualquer outro, onde as pessoas levantarão, irão para o trabalho, levarão seus filhos à escola, enfrentarão os seus dramas no trânsito, ou na lavoura, não importa, Ele Virá, como ladrão, inesperadamente.
Mas ainda, Jesus voltará inescapavelmente, há muitas pessoas que tentam negar a segunda vinda de Cristo, “não, Ele não volta, desde que o mundo é mundo nada mudou”, como está lá em segunda carta de Pedro, capítulo 3, as pessoas tentam banir da mente das pessoas esta gloriosa doutrina de que Ele voltará, para que as pessoas não sejam alimentadas com esta esperança, mas ninguém pode alterar esta agenda, ninguém pode paralisar este projeto, Ele voltará, isso é comparado como uma mulher que está grávida para dar à luz, esse dia chega, é um dia de dor para uns, mas de surpreendente alegria para o povo de Deus.
Mas ainda, Jesus voltará gloriosa e vitoriosamente, Ele vai colocar todos os seus inimigos debaixo dos seus pés, Ele vai matar o anticristo com o sopro da sua boca, Ele vai lançar no lago de fogo o dragão, o anticristo, o falso profeta, a própria morte e todos aqueles cujos nomes não estão escritos no livro da vida, Jesus voltará.
Talvez você pergunte ainda, mas que evidências nós temos de que Ele voltará? Ele nos deu sinais, lá no seu sermão profético em Mateus 24, e o primeiro sinal que Ele nos deu é “vede que ninguém vos engane”, o engano religioso, os desvios doutrinários, as seitas e mais seitas que vão surgindo dia após dia, nas palavras do apóstolo Paulo “doutrinas de demônios”, que vão surgindo, e sendo acolhidas e aplaudidas, apostasia galopante, isto é uma evidência clara de que ele voltará. Mas Jesus falou de guerras, de rumores de guerras, de terremotos em vários lugares, o que é o mundo senão a história das guerras? As tensões dentro do lar, entre famílias, as brigas étnicas, as guerras tribais, nações contra nações, reinos contra reinos, e Jesus alertou que quando esses sinais estivessem acontecendo nós deveríamos estar atentos e alertas a intensificação desses sinais é óbvia nos nossos dias. Terremotos em tantos lugares, a terra parece que está tremendo, as colunas de sustentação estão abaladas, e isto é uma evidência de que Jesus voltará. Mas ainda a Bíblia diz que um dos outros sinais são as epidemias, nós estamos em 2020, 2021, no bojo desta grande pandemia que assolou o mundo, que parou o planeta, que abalou a economia mundial, que trouxe um grave problema de saúde pública, todas essas coisas apontam para esta promessa de que Ele voltará. E Jesus disse mais, vai esfriar o amor, a iniquidade vai se multiplicar, nós estamos vivendo todas essas realidades, o profeta Daniel chegou a dizer que nesses últimos dias, que precederão a segunda vinda de Cristo, o saber se multiplicará, nós estamos vivendo a geração do milagre da Ciência, da tecnologia avançando com celeridade e impressionante, exponencial, você está olhando ainda este mundo perturbado, confuso, as pessoas estão completamente rendidas ao desespero existencial, as pessoas buscam sentido da vida na bebida, no sexo, na promiscuidade, na ganância insaciável, no dinheiro, na fama, nos prazeres deste mundo, nas religiões, nas mais diversas, e quanto mais elas tentam saciar essa sede da alma, mais sedentas, mais insatisfeitas, mais vazias elas ficam, isso aponta para a verdade gloriosa de que Jesus voltará.
A pergunta que eu faço você agora é esta, você está preparado? Esse dia pegará você de surpresa? A Bíblia diz que nós devemos ser como os filhos da luz, para que esse dia não nos pegue de surpresa, ao contrário, nós estaremos preparados e esperando, e dizendo “maranata, ora vem Senhor Jesus”. Nós aguardamos esse dia, nós esperamos esse dia, e esse será um dia de luz para aqueles que pertencem a Ele e esses vão dizer “ah Senhor, seja bem-vindo”, e nós ouviremos Dele “vinde, benditos de meu Pai, entre na posse do reino, que vos está preparado desde a fundação do mundo”.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts