Ora, as obras da carne são conhecidas e são: …invejas… Gálatas 5.19-20

 

Verdade

O drama de José no Egito certamente marca as primeiras histórias da Bíblia; a atitude dos seus irmãos é terrível, por mais que José tenha pecado no modo de contar os sonhos. De modo que, vender o próprio irmão e mentir para o pai demonstra um alto nível de frieza e maldade.

Estêvão, perante o Sinédrio, fez uma declaração que revela o pecado que dá origem à venda de José. Ele menciona que “os patriarcas, invejosos de José, venderam-no para o Egito” (At 7.9).

Isso nos mostra como pecados que parecem inofensivos, que ficam no campo do coração, escondidos, são na verdade danosos, que atingem diretamente as nossas relações com Deus e com o próximo.

Podemos começar, por exemplo, falando da cobiça. Quando a Escritura fala sobre cobiça, e de forma enfática, como nas próprias tábuas da lei (Ex 20.17), ela fala sobre um pecado que geralmente não é discernido com facilidade, nem pelos acusadores (sejam justos ou não), nem pelo próprio pecador que a comete; pois ela começa no lugar mais profundo, o coração.

Mas sabemos que não conseguiremos ocultar os pecados por muito tempo. E assim também é com a inveja. A inveja tem relação direta com a cobiça em algumas nuanças, e a ideia é a de um desejo pelo que pertence ao próximo, mesmo que isso custe o seu prejuízo com o bem ou coisa desejada.

A inveja é um pecado terrível, que despreza os desejos do próximo, seu bem-estar, sua relação com a coisa desejada, que só traz danos às relações; que demonstra, no mínimo, um descontentamento com a provisão de Deus.

Vida

Mas não foi somente José entregue por inveja, a Escritura fala de alguém também entregue por inveja; um fato tão escancarado, que mesmo um ímpio, Pôncio Pilatos, reconheceu que a motivação dos principais sacerdotes era a inveja (Mt 27.18). Diante daquele insolente tribunal, Cristo, como réu, foi julgado por causa da inveja. Mas ele, mesmo assim, se entregou, para ressuscitar como o Cordeiro que venceu, e que há de julgar os invejosos, mas há de ajuntar em um celeiro eterno, aqueles que até podem tropeçar neste pecado, mas que já tiveram o seu coração transformado, de tal modo, que não mais a inveja domina, mas o próprio Cristo.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts