Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele. A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez? Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

João 3:1-8

Esse texto que você acabou de ouvir é um texto vital porque trata de um assunto vital – o Novo Nascimento. O novo nascimento é absolutamente necessário porque sem novo nascimento você não pode ver o reino de Deus, sem novo nascimento você não pode entrar no reino de Deus. Sem novo nascimento você não pode entrar no céu, sem novo nascimento você não pode ser salvo. Sem novo nascimento a palavra de Deus estará contra você, sem novo nascimento a justiça de Deus condenará você. Portanto é necessário que você nasça de novo.

A Bíblia fala de Nicodemos que era um mestre em Israel. Ele era fariseu, doutor em teologia, membro do sinédrio. Diz a Bíblia que Jesus está em Jerusalém e ele vai a Jesus, à noite, com medo talvez de ir de dia porque aquelas alturas Jesus já era um mestre muito questionado pelas autoridades religiosas de Jerusalém. E ele vai rasgando os elogios a Jesus dizendo: mestre, nós sabemos que és vindo da parte de Deus, porque ninguém pode fazer os sinais que tu fazes se Deus não for com ele. E Jesus vai no ponto diz: Nicodemos, em verdade em verdade te digo quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. E Jesus vai além e diz o seguinte: em verdade em verdade te digo, quem não nascer da água e do espírito não pode entrar no reino de Deus.

Como pode ser isso Jesus? Eu tenho que voltar para o ventre da minha mãe e nascer uma segunda vez? Jesus diz não, não, não, não. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do espírito e espírito. Importa-vos nascer de novo. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz mas não sabes donde vem nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do espírito.Vamos entender isso.

Primeiramente vamos entender o que não é novo nascimento, porque primeiro, não é a ter a certeza de quem Jesus é, porque Nicodemos tinha uma teologia boa sobre Jesus, sabia que Jesus tinha vindo da parte de Deus, ele sabia que Jesus era mestre, sabia que Jesus operava milagres, sabia que Deus era com Jesus. Toda essa teologia está certa, mas não basta você saber apenas quem é Jesus, filho de Deus, concebido pelo Espírito Santo, nasceu da virgem Maria, padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, morreu na cruz, ressuscitou, voltou para o céu, está no trono e vai voltar. Essas são verdades importantíssimas sem as quais não há salvação, mas apenas ter informação dessas verdades não é suficiente para que alguém seja salvo. Nicodemos sabia de tudo isso mas ele não estava salvo.

Segundo, Nicodemos era um homem extremamente religioso, ele era um fariseu. Isso significava que ele frequentava a sinagoga, que ele acreditava na Bíblia (na época o antigo testamento que era a Bíblia que eles tinham), e ele entregava o dízimo de tudo que ele ganhava. Ele era um homem admirado pela sua religiosidade, era um mestre, um doutor, um professor. Ele dominava o assunto religioso de ponta a ponta, mas não estava salvo.

Só frequentar a igreja, ser filho de crente, crer na Bíblia, frequentar as reuniões de oração, ser dizimista – tudo isso é muito bom, mas não é suficiente para a salvação. Mudar de igreja, daqui para lá, não é suficiente para salvação. Jesus foi cirurgicamente preciso: em verdade em verdade te digo que quem não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. O novo nascimento não é uma obra de fora para dentro, não é uma reforma religiosa não é nascer na igreja, pertencer a esta igreja ou aquela outra igreja, ser batizado, entregar dízimo, ter cargos de liderança na igreja, tudo isso é coisa boa, mas isso não é novo nascimento.

A palavra novo na língua grega traz a ideia de nascer de cima, nascer do alto, nascer de Deus. Nascer do Espirito é ser nova criatura e ter um novo coração, uma nova mente, uma nova vida, uma nova família, uma nova herança, uma nova pátria, é tudo novo, tudo novo. É nascer da água trazendo a ideia do arrependimento, é nascer do Espirito – quando o Espírito Santo entra em você, muda as exposições íntimas da sua alma e tira o tampão dos seus ouvidos, tira a venda dos seus olhos, tira o seu coração de pedra e dá um coração de carne e agora você escuta o evangelho, a voz do pastor, e você atende essa voz, e Jesus recebe você e perdoa você e salva você e segura você no seus braços de onde ninguém pode te arrancar.

Não é coisa natural, não, ninguém é salvo por que nasceu num país cristão, nasceu na família cristã, ou frequenta a igreja cristã. Novo nascimento é a coisa mais radical que pode acontecer com você. Nas palavras do apóstolo Paulo é ser nova criatura – as coisas antigas passaram, eis que tudo se fez novo. Nicodemos não entendeu essa linguagem de Jesus: Senhor, está falando do quê, que eu tenho que voltar lá para o ventre da minha mãe e nascer de novo? Talvez Nicodemos estivesse pensando naquilo que já se ensinava 500 anos antes de Cristo, na transmigração das almas, na metempsicose, num termo mais moderno – na reencarnação. Jesus diz, não é disso que eu estou falando não, Nicodemos, o que é nascido da carne é carne, uma pessoa podia morrer e desencarnar e reencarnar, morrer desencarnar e encarnar, morrer, desencarnar e encarnar mil vezes: carne, carne, carne.

O que nasce da carne é carne, Nicodemos, mas o que nasce do espírito é espírito. Eu estou falando do nascimento do espírito, estou falando de uma transformação que só o espírito santo opera, é aquela transformação íntima, de você ter uma nova visão, novos gostos, novas preferências, novo prazer. Você estava morto nos seus delitos e pecados e Deus foi lá e soprou vida e você recebeu vida nova e agora tudo se faz novo na sua vida.

Nicodemos continuou não estendendo, e Jesus disse: Nicodemos, o vento sopra onde quer, ouve sua voz mas não sabes donde vem nem para onde vai, assim é todo aquele que é nascido do espírito. Olha que figura linda! Você não vê o vento, mas você vê os efeitos do vento, as consequências do vento.

Você pode medir a velocidade do vento mas você não pode controlar o vento, ele sopra onde quer, ele é soberano, ele é livre. Eu quero dizer para você que o Espírito Santo é soberano, é livre, ele sopra onde quer, onde você não soltaria, ele sopra – pega o bêbado, o drogado, o prostituto, o ladrão, o assassino, o agnóstico, o ateu – sopra, e quando o vento sopra, quando o Espírito Santo sopra, o tampão é tirado do ouvido, a venda é tirada dos olhos o coração duro como pedra é transformado. Como Saulo de Tarso que era um sanguinário perseguidor é convertido e transformado num missionário – o poder do Espírito Santo.

Você não explica, uma pessoa bêbada, drogada, caminhando pela rua de madrugada, vindo de uma balada, pega um folheto sujo e todo amarrotado e lê. Aquilo entra no coração como uma mensagem viva e poderosa e ele é transformado ali mesmo – o novo nascimento é obra de Deus, soberanamente obra de Deus, ele sopra onde quer. Nicodemos não entendeu de novo e Jesus diz Nicodemos, você é mestre em Israel e não entendeu o que eu estou falando ainda?Estou falando de coisas materiais e terrenas, se eu falar das coisas espirituais, celestiais? Aí Jesus ilustra para Nicodemos: você conhece a história do povo de Deus, você se lembra lá, quando o povo começou a murmurar contra Deus e Deus mandou as serpentes abrasadoras para picar o povo e o povo ficou atormentado, apavorado, desesperado e as pessoas começaram a morrer. E as pessoas foram para Moisés: Moisés, clame a Deus por nós, e Moisés clamou a Deus e Deus diz para Moisés, faça uma serpente de bronze, dependure numa haste e todo aquele que olhar para serpente de bronze tendo sido inoculado pelo veneno da serpente abrasadora ficará imediatamente curado, e Jesus aplica isso: assim como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o filho do homem seja levantado para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

O que Jesus está dizendo é o seguinte: ele, Jesus foi levantado na cruz, Deus lançou sobre ele a iniquidade de todos nós, ele foi feito pecado por nós, o veneno da antiga serpente inoculado em nós, este veneno mortífero que é o pecado foi lançado sobre Jesus, e ali na cruz ele morreu pelos nossos pecados e agora e se você olhar para Jesus, confiar em Jesus que morreu pelos seus pecados, você crer nessa verdade, esse veneno que destrói que mata você é tirado de você. E Deus vem e te dá um novo coração, uma nova mente, uma nova vida, uma nova família, uma nova pátria, nova herança, você nasce de novo e passa a ter a vida eterna. Que verdade gloriosa!

Eu quero dizer a você agora, então, importa-vos nascer de novo. Você pode ser rico, você pode ser pobre, você pode ser grande, você pode ser pequeno, você pode ser homem, você pode ser mulher, você pode ser doutor, você pode ser analfabeta, você pode ser branco, você pode ser amarelo, você pode ser pardo, você pode ser negro, você pode ser religioso, você pode ser não religioso, não importa! Não importa a idade que você tem, eu quero lhe dizer: você precisa nascer de novo!

Por que se você não nascer de novo, você não pode nem ver nem entrar no reino de Deus. A maior necessidade, a mais urgente necessidade da sua vida é nascer de novo, porque se você não nascer de novo você nunca poderá entrar no céu, você nunca poderá entrar no reino de Deus, mas agora se você se arrepender e crer em Jesus, agora mesmo, um fato extraordinário pode acontecer – você ter uma nova vida, nascer de novo, e fazer parte desta linda e grande família de Deus.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts