O apóstolo João escreveu a sua primeira carta com um propósito bem definido, mostrar que você, que já recebeu a Cristo, pode ter segurança e certeza de vida eterna, ele diz no capítulo 5 verso 13, essas coisas eu vos escrevo, ou vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna; mas aí você há de convir comigo que mesmo tendo nós recebido a Cristo e tendo a certeza da salvação, o pecado é muito sutil, o pecado ele é enganoso, o pecado é maligníssimo, e no capítulo primeiro verso 7 a 10, João vai dizer que o pecado é tão sutil a ponto de nos levar a tentar enganar os outros, a tentar enganar a nós mesmos, e nos leva até mesmo a tentar enganar a Deus.

O pecado é terrível porque ele mantém as pessoas em algemas invisíveis, e aí você escuta e eu escuto, quase todos os dias, pessoas desesperadas, porque caíram no fracasso, porque cometeram um deslize moral, porque entristeceram ou até mesmo apagaram o Espírito Santo, porque falaram o que não devia ter falado, fizeram que não devia ter feito, alimentaram no coração pensamentos terríveis, blasfêmos, e essas pessoas andam desesperadas dizendo, será que tem esperança para mim? o que é que eu posso fazer, tem esperança para quem peca?

João vai responder essa importante pergunta, no capítulo 2 verso primeiro ele começa assim, filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis; a primeira coisa que a bíblia diz é que você e eu não temos permissão para pecar, a ordem de Deus é, não pequeis, o pecado é uma rebelião contra Deus, é uma afronta à lei de Deus, então não pense você que você está liberado para pecar, que você tem carta branca para pecar, que você pode pecar impunemente, uma ordem expressa de Deus é, não pequeis, bom, mas aí você diz, mas pastor, eu pequei, e agora o que eu faço? então João prossegue assim, se todavia alguém pecar, temos advogado junto ao pai, Jesus Cristo o justo, esta palavra advogado é a mesma palavra usada lá no evangelho de João para consolador, é a palavra paracletos, é aquele que é chamado para estar do seu lado, se você pecar, preste bem atenção nisso, Jesus, o filho de Deus, o verbo que se fez carne, aquele que nasceu da virgem Maria, aquele que cresceu como carpinteiro de Nazaré, aquele que foi batizado por João Batista no Jordão, aquele que andou por toda a parte fazendo bem, libertando os oprimidos do diabo, aquele que pregou sobre o reino de Deus e fez milagres extraordinários, aquele que sendo Deus não julgou como usurpação ser igual a Deus, antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, humilhando-se até à morte e morte de cruz, aquele que foi preso pelo sinédrio, foi julgado culpado de morte pelo sinédrio, aquele que foi condenado à morte por Pôncio Pilatos, foi crucificado, morreu pelos seus pecados e ressuscitou, está a destra de Deus como seu advogado, como seu sumo sacerdote, ele é poderoso para interceder por você junto ao trono de Deus.

Por isso a palavra de Deus lá em Romanos diz assim, ePquem intentará acusação contra os eleitos de Deus? é Deus quem os justifica, quem os condenará? é Cristo Jesus quem morreu, o qual está a destra de Deus e ressuscitou, está a destra de Deus e também intercede por nós, Jesus é o advogado, o justo, agora eu chamo a sua atenção para alguns pontos; há muitos advogados famosos, mas que erram como eu e você erramos, mas Jesus e o advogado que nunca errou, nunca pecou, nunca transgrediu, nunca ninguém achou ddolo em sua boca, ele é aprovado pelo seu caráter.

Segundo, ele é singular e pode ser o seu advogado junto a Deus, no tribunal de Deus, por causa dos seus métodos extraordinários, primeiro, Jesus não veio para defender a sua inocência, mas reafirmar sua culpa, ele não veio para dizer que você é bom, como dizia Jean-Jacques Rousseau, ele veio para dizer que você é pecador, ele não veio para dizer que você é inocente, ele veio para afirmar que você é culpado, ele não veio apenas para falar em seu favor como advogado faz, estando do nosso lado, ele veio para substituir você e morrer pelos seus pecados.

Bom, do ponto de vista humano quanto mais importante um advogado, mais caro ele é, pois Jesus não cobra nada, sabe por que? ele pagou todo o preço, ele quitou sua divida na cruz, ele morreu pelos seus pecados em seu lugar, ele suportou a agonia na cruz bebendo sozinho o cálice amargo da ira de Deus, ele sofreu o golpe da lei, ele satisfez as demandas da justiça divina, ele morreu, não para possibilitar sua salvação, ele morreu para efetivamente salvar você, por isso ele é o advogado, o justo diante de Deus, mas mais do que isso, quando você tem uma causa muito grande, por alguém que tem muito dinheiro e um problema muito complexo, via de regra essa pessoa não contrata um advogado, ele contrato uma banca de advogados, então deixa eu lhe dizer, ou Jesus é o titular absoluto da sua ação, ou ele pede substabelecimento, não é Jesus mas a religião, não é Jesus, mas as boas obras, não é Jesus, mas Maria, não é Jesus, mas Pedro, não é Jesus, mas a igreja, não é Jesus, mas o pastor, é só Jesus, não há outro mediador entre você e Deus a não ser Jesus, não há outra porta de acesso ao céu a não ser Jesus, não há outro caminho que você possa chegar a Deus a não ser Jesus, então ele, só ele pode trazer esperança para você, ele é o advogado justo, sabe porque? ele é a propiciação pelos seus pecados, ele morreu pelos seus pecados, ele aplacou a ira de Deus contra você e reconciliou você com Deus, então coloque a sua vida nas mãos de Jesus, ele é a sua esperança, nele você tem perdão, nele você tem restauração, nele você tenha própria vida eterna.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts