Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida. Provérbios 4.23.

 

Verdade

A tarefa de proteger não é simples. Desde a responsabilidade dos pais para com os filhos, até o difícil trabalho de um guarda noturno, podemos perceber que a proteção requer esforços, dedicação, atenção, zelo, cuidado. Pense em alguém responsável por guardar a nascente de um rio que abastece uma cidade; esse alguém não pode jamais descuidar, pois poderá pôr em risco toda uma cidade.

Diante desse tipo de tarefa, paramos e olhamos para o coração. Temos insistido no ensino da Escritura sobre o coração, pois ele é posto como o lugar mais profundo e central do homem. A Escritura não se refere ao órgão que leva o mesmo nome, mas o âmago do nosso ser, local de onde procedem as motivações, as decisões, as emoções, os pensamentos. É tão profundo, enganoso, e corrompido pelo pecado, que não conhecemos (Jr 17.9).

É frente a essa realidade que a Escritura adverte: sobre todas as coisas que se deve guardar, guarde o coração! A questão é que aquilo que vivemos e fazemos tem origem nele, logo, precisamos guardar essa fonte, cuidar para que não sejamos enredados com vãs filosofias, ou cultivemos pecados, ou ainda coloquemos como centro do coração ídolos que nos afastam de Deus.

Cristo disse: “Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias” (Mt 15.19), e ele mostra a realidade de um coração que não o conheceu, não foi guardado, mas cultivado pelas paixões e inclinações naturais da nossa natureza caída.

Vida

Talvez você esteja pensando: “Não conseguiremos guardar o nosso coração! Somos muito frágeis!”. Sim, somos frágeis e não temos forças para realizar tamanha obra. Não é à toa que Cristo é a resposta de Deus para este problema. Deus é poderoso para guardar o nosso coração, e ele só é guardado por causa da obra de Cristo (Jd 24, 25). A boa obra iniciada em nós, há de ser completada (Fp 1.6). Mas a soberania e suficiência da obra de Cristo não podem ser desculpas para pecarmos e descuidarmos da responsabilidade que temos de usar dos meios de graça que ele nos dá, para nosso crescimento (Rm 6.1). Guarde o seu coração, mas guarde-o na força que só pode vir do Senhor (Ef 6.10).

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts