Fracos e fortes

Home / Devocional / Fracos e fortes

Conheço as tuas obras — eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar — que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Apocalipse 3.8.

 

Verdade

Como uma pessoa fraca consegue guardar a palavra do Senhor em fidelidade? Como alguém que tem pouca força consegue suportar provas tão fortes e duras, e ainda assim não negar o nome do Senhor Jesus?

Quando nos referimos à fidelidade da igreja de Filadélfia (Ap 3.7-13), podemos destacar dois detalhes: o primeiro deles, Filadélfia é uma das únicas igrejas, dentre as sete que receberam uma carta de Cristo, que não foram repreendidas por algo de errado que estivessem fazendo; eles estavam vivendo em fidelidade ao Senhor em meio às oposições. Mas o segundo detalhe é que Cristo fala que conhece a “fraqueza” de Filadélfia, mas mesmo sendo “fracos” eles eram “fortes”, pois permaneceram fieis à Palavra.

Os crentes de Filadélfia viviam em um período completamente desfavorável ao cristianismo: os governantes perseguiam, prendiam, torturavam, matavam cristãos; a própria sociedade denunciava os crentes às autoridades a fim de serem mortos; os religiosos cultuavam a tantos deuses, mas não toleravam o cristianismo que pregava o Deus verdadeiro; eram acusados de ateísmo por ter somente um Deus; e ainda, os próprios judeus os denunciavam às autoridades.

Mas mesmo com tudo isso, aqueles irmãos, fracos, sem nenhuma capacidade inerente, conseguiam suportar provas por causa do nome de Cristo, guardar a sã doutrina, viver em fidelidade, não negar o nome de Cristo (Ap 3.8).

Vida

A resposta às questões, levantadas inicialmente, está em quem os faz fortes. Deus diz ao apóstolo Paulo que o seu poder se aperfeiçoa na fraqueza (2Co 12.9), por isso, o apóstolo reconhece que quando está fraco, ele é forte (2Co 12.10). Assim, aquele que diante das provas reconhece a sua fraqueza, humildemente recorre a Deus, confia na obra suficiente de Jesus Cristo, encontrará as forças necessárias para suportar provas, guardar a sã doutrina e jamais negar o nome de Cristo. Sim, somos fracos, mas aquele que está em nós, Jesus Cristo, nos faz fortes.

Timóteo Sales

Recent Posts