Mas o fruto do Espírito é: Fidelidade… Gálatas 5.22

 

Verdade

A Escritura nos mostra diversos episódios de infidelidade para com o próximo. Desde o início da Escritura já teríamos exemplos de sobra pra mostrar que a queda afetou esta tão importante área no ser humano: Adão acusou Eva e não assumiu a culpa e dano, sendo o responsável diante de Deus; Caim e o episódio com Abel; Jacó, que enganou seu pai; Judá a Tamar; os irmãos de José, que enganaram a seu pai, dentre tantos outros que são claros e duros. Davi, no salmo 41 fala que “até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar” (Sl 41.9).

De fato, o homem é propenso a traição, a fugir dos danos, a ser infiel para obter algum tipo de vantagem, mesmo que seja vantagem escusa. Nosso coração busca a vantagem acima de qualquer coisa. E talvez você se esquive de ser uma pessoa infiel, e se a fidelidade faz parte da sua rotina, a “humildade” de saber que a fidelidade é fruto da graça divina precisa fazer par com ela.

Paulo fala aos gálatas sobre o fruto do Espírito, e a fidelidade é uma das características deste fruto completo que o crente, cheio do Espírito, desenvolve. A ideia de fidelidade é a de lealdade, confiabilidade, verdade, alguém que mantém o seu compromisso e palavra. João Calvino diz que ela contrasta com astúcia, engano e falsidade.

É aqui que voltamos para Judas Iscariotes, alguém que viveu tão perto da Verdade, da Fidelidade, Lealdade, Confiabilidade, de Cristo, comeu do pão de Jesus, mas cheio de malícia, engano, astúcia e falsidade portou-se como infiel, inimigo da verdade, traiu a Cristo, de quem havia recebido tanto bem.

Vida

O salmo 41 apontava para Jesus e Judas, o descendente de Davi e o traidor, aquele que se mostrou totalmente fiel frente a um infiel. Por isso, diante da tentação da infidelidade, seja ela conjugal, fraternal ou na sua relação com Deus, saiba que Cristo pagou em fidelidade na dolorosa cruz pela infidelidade daqueles por quem ele morreu. Olhe para Cristo, nele encontramos um modelo real de fidelidade, nele encontramos um substituto para nossa infidelidade, nele temos a plena certeza de que seremos mantidos fieis, a Deus e ao próximo, pois ele é poderoso para nos guardar de tropeços e nos apresentar imaculados diante da sua glória, pois ele é fiel.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts