Ora, as obras da carne são conhecidas e são: …facções… Gálatas 5.19-20

 

Verdade

É estranho falar em nosso contexto de facções dentro da igreja, pois a palavra em nossa língua é usada em um sentido mais ligado ao crime organizado, de modo que podemos perder de vista a importância do alerta de Paulo na leitura do texto. Em algumas traduções a palavra usada é “heresias”.

Paulo mostra, neste “grupo de obras da carne”, problemas relacionados às inimizades, divisões, iras, discórdias, e outras obras da carne já mencionadas, que evidenciam um coração distante da verdade; as divisões por motivos espúrios geralmente levam a problemas maiores como os “partidos equivocados”, que acabam por defender ideias equivocadas: por vezes até heresias.

Daí a importância de se rever sempre as motivações do coração diante de problemas que dividem, e dividem até igrejas. Muitas delas quando não dividem literalmente, acabam formando grupos que se levantam e se opõem por meros caprichos e não pela verdade da Escritura. Este tipo de “facção/partido” é na verdade uma obra da carne, que deve ser rechaçada na primeira tentativa do nosso coração em promovê-la.

Esses grupos na verdade minam a unidade, tentam separar partes do corpo, e acabam induzindo muitos à apostasia, seja pelo escândalo, seja pelo desvio da verdade. Por isso, não é razoável alimentar este problema; pelo contrário, cabe a repreensão em amor, “a fim de que o fermento não levede toda a massa”.

Vida

Estando tentado a participar deste tipo de obra da carne, olhe para Cristo. Mesmo diante de discípulos frágeis na fé, Cristo lavou seus pés (Jo 13.5); mesmo diante de sugestões equivocadas, não separou dos discípulos (Mc 8.33), antes, rogou por eles (Jo 17; Lc 22.31), deu sua própria vida para que a unidade entre os eleitos fosse selada permanentemente. Precisamos lembrar que facções maliciosas no meio do povo de Deus não condiz com a unidade que afirmamos ter em Cristo, na glória celestial, com aqueles de quem queremos nos separar.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts