Saúda-vos Epafras, que é dentre vós, servo de Cristo Jesus, o qual se esforça sobremaneira, continuamente, por vós nas orações, para que vos conserveis perfeitos e plenamente convictos em toda a vontade de Deus. Colossenses 4.12.
Verdade
Certamente todos nós conhecemos pelo menos uma pessoa que já foi firme na igreja, envolvido na obra do Senhor e hoje está distante do Evangelho. Ou ainda, é possível que você tenha conhecimento de alguém que está ainda hoje em nosso meio, nesta ou em outra igreja, que está passando por tentações, tentações que tentam empurrá-lo de volta às práticas antigas, de quando não conhecia a Cristo.
E a questão que o texto traz como lição está relacionada à nossa reação, às vezes apática e indiferente a essas pessoas que têm lutado e sofrido para permanecerem em pé, em fidelidade ao Senhor Jesus. É neste contexto que o apóstolo Paulo fala sobre Epafras, e o chama de servo de Cristo Jesus, um verdadeiro modelo de servo de Cristo, de quem destacamos duas atitudes.
Ele se esforça sobremaneira, o que segundo gramáticos da língua grega, é um esforço relacionado a um estádio, como uma corrida, competição que requer muita dedicação e esforço, grande intensidade, fazendo tudo o que estiver ao alcance; a palavra grega para este esforço é a que dá origem a nossa palavra “agonia”. Ele se esforçava em oração, como que agonizando, gemendo diante de Deus em súplica pelos irmãos. E isso com dois propósitos: para que os crentes se conservassem de pé em maturidade espiritual e para que eles se mantivessem plenamente convictos da vontade de Deus. Mas o texto mostra também a sua preocupação, como demonstração de amor por estes irmãos, para que eles sejam encontrados cheios da vontade de Deus.
Vida
Observe que Paulo fala sobre Epafras falando: “é dentre vós, servo de Cristo”. Era alguém que tinha a sua vontade ligada à vontade de Cristo, era alguém escravo, totalmente obediente à ordem de Cristo. Ou seja, esforçar-se por orar pelos crentes é vontade de Cristo, amar o próximo é vontade de Cristo, sofrer com o povo de Deus que sofre, na luta contra o pecado, é vontade de Cristo. Aliás, ele mesmo viveu assim, ele intercedeu até pelos ímpios, por seus algozes, mas sobretudo, intercedeu pelo seu povo, vide no evangelho de João 17 o quanto ele esforçou-se em oração e o quanto ele demonstrou amor pelo seu povo.
Timóteo Sales