Ensine a criança

Home / Devocional / Ensine a criança

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” Provérbios 22.6

 

Verdade

Alguém já disse que “ensinar é uma arte”; pois não é fácil passar o nosso conhecimento a outra pessoa, ainda mais se o escopo do ensino for tudo aquilo que aprendemos no decorrer da vida para alguém que não sabe quase nada. Essa é uma tarefa árdua que os pais têm para com os filhos.

Mas muitos se arriscam a dar conselhos preciosos: ensine a criança a dividir; a respeitar os mais velhos; a ser cavalheiro (no caso dos meninos); a ser delicada (no caso das meninas); a ser cordial com todos; a dar bom dia; a pedir desculpas; a dizer: por favor e com licença; a ser grata em todas as circunstâncias; a honrar as autoridades; a ser uma boa aluna; a exercer seus dons; a ajudar o próximo; a olhar para os mais fracos e necessitados; a não soltar palavrões; a ser pacificadora; a não entrar em conversa alheia; a não se misturar com más amizades; a cultivar bons amigos; a ser leal; e tantos outros ensinamentos que nós mesmos ouvimos muitas vezes enquanto éramos crianças.

De fato, tudo isso é muito bom, e às vezes considerado por alguns como: retrógrado, atrasado, coisa de velho, e impossível de se praticar nos seus dias. Mas duas questões precisam ser levantadas: a primeira, é que mesmo sendo velho o caminho, a criança tem possibilidade de aprender e seguir por ele; a segunda, é que apesar de ser muito bom tudo isso, não é suficiente para livra-las do inferno.

Há um ensino que vem antes de tudo isso, um caminho velho, antigo, retrógrado para muitos, é o caminho do Evangelho. Porque toda criança, mesmo que ensinada, errará o caminho, tropeçará e fará coisas desagradáveis e ofensivas ao Deus eterno (Rm 3.23).

Vida

Então, ensina a criança o caminho que é a verdade e a vida (Jo 14.6), esse caminho é Jesus Cristo; o Evangelho, a Boa Nova para aqueles que erram o caminho, mesmo as crianças. Não neguem às tais o reino dos céus. Ensine a criança o caminho da cruz, e rogue ao Deus que elege, que preserve esse “velho caminho” no coração dela.

Timóteo Sales

Recent Posts