“Julgai todas as coisas, retende o que é bom” 1ª Tessalonicenses 5.21

 

Verdade

Ninguém se atreveria a dar um peixe com espinhas a uma criança pequena, o risco de engasgo é grande, e dificilmente alguém iria a expor a tal risco.

Comer peixe é uma arte, pois você precisa “julgar” o que é carne e o que é espinha, desprezar esta e aproveitar aquela. Assim também é com a nossa vida espiritual. O apóstolo Paulo fala sobre isso quando encerra a sua primeira carta aos tessalonicenses, alertando-os sobre vários aspectos da vida Cristã; ele fala sobre a necessidade de julgamento, de pôr à prova os pronunciamentos proféticos.

A grande questão é que para pôr à prova, emitir juízo de valor e perceber onde estão as espinhas, é necessário conhecer o manual que denuncia esses valores para os quais precisamos emitir juízo; este manual é a Bíblia. A Bíblia é a Palavra de Deus, e ela é nossa fonte absoluta de verdade e valores.

Portanto, se não dermos ouvido à sua Palavra, vamos levar o mesmo fim que muitos têm levado; por não conhecerem a Escritura, acabam engasgados por doutrinas espinhosas, por ideologias anticristãs, por princípios que às vezes aparentam trazer justiça e bem estar, mas que carregam por trás as marcas de um mundo caído e apóstata.

Vida

A única saída para este mundo caído, cheio de espinhas, é ter Cristo como nosso fundamento: ele é o nosso intercessor, que pediu para que não fossemos tirados do mundo, mas livrados do mal; suas palavras são palavras de vida eterna; seus ensinamentos são carregados de sabedoria, pois ele é o Maravilhoso Conselheiro; ele foi aquele que levou sobre si a nossa dor numa cruz, sentiu as travas de uma coroa de espinhos, para que não engasgássemos com as espinhas cruentas que nos levavam ao inferno.

Timóteo Sales

Recent Posts