BíbliaO profeta Elias foi levantado por Deus no tempo mais turbulento da história da sua nação; com a morte do rei Salomão, em 931 antes de Cristo, o reino de Israel foi rasgado, foi dividido, uma grande cisão. Das 12 tribos, 10 seguiram à liderança cismática de Jeroboão I, formando o que nós chamamos de reino do norte, cuja capital veio a ser Samaria; este reino durou apenas 209 anos, 931 antes de Cristo a 722, quando a Assíria dominou este território e levou este povo para o cativeiro. Nesses 209 anos nós tivemos 19 reis em oito dinastias diferentes; e todos esses reis foram homens maus, ímpios, idólatras e perversos. O que é curioso é que, no tempo de Elias, está governando o pior rei de Israel, o rei acabe, que casou-se com uma mulher perversa, sanguinária, que impôs à força da baioneta o culto a Baal em Israel, e perseguiu, e matou os profetas de Deus.

Nesse tempo de perseguição religiosa, de apostasia, de crise política, econômica e moral de Israel, é que Deus levanta não um partido político, não uma denominação religiosa, Deus levanta um homem, Deus levanta Elias. E Elias começa o seu ministério confrontando o rei Acabe lá no seu palácio, dizendo que Deus iria fechar as torneiras dos céus e não haveria chuva nem orvalho sobre a terra; desta forma, desbancando a falsa divindade Baal, a que o povo servia e adorava; porque Baal era considerado o padroeiro da prosperidade, se não houvesse chuva, então a credibilidade de Baal estaria completamente destruída.

Depois que Elias prega a palavra de juízo ao rei e a sua nação, Deus manda Elias se esconder junto a fonte de Querite, no deserto, Deus leva o seu servo para esse deserto, para trabalhar nele, para então trabalhar através dele. Ali no deserto, na escola superior do Espírito Santo, Deus tratou da vida de Elias, isso porque Deus está mais interessado em quem você é do que no que você faz. E ali Elias precisou aprender a depender mais do provedor do que da provisão; quando Deus nos leva para o deserto, Deus não tem o propósito de nos destruir, mas de tonificar a musculatura da nossa alma. E depois que a fonte secou, porque ele bebia de uma fonte; Deus mandava carne e pão para ele, naquele local, onde ele estava escondido.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

A Bíblia diz que Deus, então, envia a Sarepta (Sarepta significa fornalha), Deus ainda estava trabalhando nele, equipando-o para uma grande obra, e diz a bíblia que nesse tempo o rei Acabe o procurava vivo ou morto, em Israel e nas nações vizinhas. Mas o Deus que envia é também o Deus que protege, e é curioso que Deus diz para ele: você vai para Sarepta, porque lá tem uma mulher viúva que vai sustentar você, e parece que é tão contraditório isso, porque a mulher viúva que vai sustentar Elias está morrendo de fome; Deus está humilhando o seu profeta, Deus está trabalhando na vida do seu profeta para que ele reconheça que ele é nada, a fim de entender que Deus é tudo.

Aquela viúva conheceu a Deus na cozinha, porque Deus multiplicou para ela azeite e a farinha na panela, e todo dia ela viu um milagre se repetindo na sua casa, depois o filho dessa mulher morre, ela culpa Elias; e Elias, em vez de se defender, leva esse menino morto para o seu quarto, e ali ele clama a Deus, pedindo a Deus um milagre, uma intervenção sobrenatural, e Deus ouve o profeta e realiza um milagre inédito na história, porque não há registro de ressurreição até então. Quando ele traz esse menino vivo e o devolve a sua mãe, ela disse: “agora eu sei que tu és um homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade”.

A maior necessidade que o Brasil tem, que a igreja cristã deste país tem é de homens de Deus. Não homens apenas cultos, não homens apenas reconhecidos, não homens apenas famosos, mas, sobretudo, homens de Deus, homens que se coloquem debaixo da mão onipotente de Deus, para fazerem a vontade de Deus e cumprirem o projeto de Deus; homens em cuja boca a palavra de Deus é verdade. Não basta proferir a palavra de Deus, é preciso ser boca de Deus. Às vezes, alguém chega e prega a verdade e não acontece nada, a outra pessoa chega e prega a mesmo verdade, os corações se derretem, por quê? É porque um é boca de Deus e o outro não é. Deus estivera preparando Elias três anos e meio para usá-lo num único dia, porque agora Deus aparece para Elias e diz: agora, vai, manifesta-te a Acabe, porque darei chuvas sobre a terra.

E diz a Bíblia que, então, Elias vai ao Carmelo e confronta o rei Acabe, chamando-o de perturbador de Israel, por incentivar e semear a idolatria naquele território. O profeta confrontou o povo dizendo: por que vocês estão coxeando entre dois pensamentos, se Deus é Deus, sirva a Deus, se Baal é deus, sirva Baal, mas saia de cima do muro. E o profeta Elias confronta os profetas falsos de Baal, chamando-os para o desafio: o Deus que responder por fogo, este é o Deus verdadeiro. E os profetas de Baal, então, levantaram o altar, colocaram o holocausto, e clamaram, e gritaram, e se retaliaram com facas, mas Baal é um ídolo falso, um Deus falso, que não têm poder, e então, diz a Bíblia, que diante dos olhos da nação, Elias clama aos céus, e Deus envia um fogo e consome holocausto do altar e a nação inteira vai gritar: só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus, só o Senhor é Deus.

Elias é boca de Deus, que não se intimida, prega para o rei, prega para o povo e denuncia os profetas de Baal. É alguém que se levanta em nome de Deus para dizer que Deus não tolera a iniquidade, que Deus não tolera a violência, que Deus não tolera o mal, que Deus não tolera idolatria, que ele é santo e não há outro Deus além dele, e ele não divide a sua glória com ninguém. A maior necessidade sua e minha é de sermos homens de Deus, de você ser mulher de Deus, de você conhecer a intimidade de Deus, de você andar na presença de Deus, de você ter livre acesso à presença de Deus por meio de Jesus e clamar a Deus em oração e ver os sinais do favor de Deus em resposta às suas orações, de você ter ousadia e coragem de pregar a palavra, seja para o rei, seja para o povo, seja para aqueles que se desviaram da verdade, para que eles reconheçam que só o Senhor é Deus. Volte-se para o Senhor, não há outro Deus além dele e hoje mesmo ele pode dar sentido à sua vida.

Então, a mulher disse a Elias: nisto conheço agora que tu és homem de Deus e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade. 1 Reis 17.24

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts