“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.”
Salmos 1:1-3
É possível ser feliz? O homem anda a busca da felicidade, a felicidade é legítima, não há nenhum erro em buscá-la e encontrá-la, mas onde a felicidade está? Salomão tentou buscar a felicidade na bebida, depois na riqueza, depois nas aventuras sexuais, depois no sucesso e na fama, e descobriu que estas fontes eram falsas, que tudo era vaidade, bolha de sabão, só tinha colorido, mas nenhuma substância. Fica a pergunta: É possível ser feliz?
Eu quero remeter você ao Salmo primeiro que João Calvino o chamou de o prefácio do saltério. E quando se abre a porta do saltério, deste maior livro da bíblia, começa-se com a felicidade, com a busca da felicidade, com o mapa da felicidade, com a receita da felicidade, e eu quero tratar deste assunto com você. Como é que você pode ser feliz? Em um mundo marcado de sofrimento, açoitado por uma pandemia, com a terrível crise econômica, com assassinatos em alta, com a injustiça social, com a corrupção galopante, com a violência nas ruas, como é que você pode ser feliz? Em um mundo de guerras, de tragédias, de vicissitudes sociais. Pois, aqui nesse texto nós encontramos a receita para você ser feliz.
Primeiro lugar, Davi nos ensina que você pode ser feliz por aquilo que você evita. O verso primeiro diz: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Note você uma progressão nas ideias, primeiro, anda, detém, se assenta. Olhe outra progressão no texto: conselho, caminho, roda. Olha outra progressão ainda: ímpios, pecadores, escarnecedores. O que o texto está dizendo é que você é feliz quando você evita determinadas companhias, quando você evita determinadas ideias, quando você evita determinados lugares. Há um ditado brasileiro muito conhecido, “dize-me com quem andas e dir-te-ei quem és”. Quantas pessoas que arruínam sua vida que destroem a sua família porque se envolvem com pessoas erradas, com práticas erradas, seguindo conselhos errados, frequentando lugares errados, e desta maneira se você se abstém destes relacionamentos, destas práticas, destes conselhos, destes lugares, você vai encontrar o primeiro mapa que vai conduzir você à verdadeira felicidade.
Segundo lugar, você é feliz não apenas por aquilo que você evita, você é feliz por aquilo que você faz. Porque o verso dois diz: Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Em vez de você seguir o conselho dos ímpios, você vai andar segundo a orientação segura da palavra de Deus, esta palavra é luz para o seu caminho, esta palavra é bússola para o nauta, esta palavra vai dar direção às suas ideias, aos seus pensamentos, aos seus valores, aos seus princípios, às suas palavras, às suas ações, às suas reações. Você vai ruminar esta palavra, que vai iluminar a sua mente, vai aquecer o seu coração, direcionar seus passos. Você vai meditar nesta palavra, para que esta palavra se torne vida da sua vida e se você guiar e pautar a sua vida pela Palavra de Deus, você vai encontrar delícias para sua alma, você vai encontrar refrigério para o seu coração, você vai encontrar terreno firme para debaixo dos seus pés, você vai encontrar um horizonte abençoador para a sua vida.
Mas em terceiro lugar, primeiro, você é feliz por aquilo que você evita, segundo, por aquilo que você faz, terceiro,você é feliz por quem você é. O verso três diz assim: Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido. Note que não é uma árvore nativa, nem é erva-daninha, mas é uma árvore plantada. O agricultor pensou nesta árvore, Ele plantou esta árvore. Você não é fruto do acaso. Ainda que seus pais não tenham planejado sua vida, Deus planejou. E esta árvore está plantada não em uma região deserta, árida, seca, mas junto a correntes de águas. Esta árvore vai dar o seu fruto na hora certa e oportuna, mesmo que o sol implacável a castigue, suas folhas estão sempre viçosas. Então você vai ter uma vida frutífera, proveitosa, bela, abençoadora. O texto é claro em nos informar que tudo o quanto este homem faz vai ser bem-sucedido, Deus vai abençoar sua vida, Deus vai abençoar o seu trabalho, Deus vai abençoar os seus projetos, e você vai ser alguém bem-aventurado na vida. Depois que Davi abre este mapa da felicidade e nos mostra a receita da felicidade, ele contrasta a vida deste homem feliz com o ímpio. E ele diz que o ímpio não é assim, ele é como a palha que o vento dispersa, olha o contraste entre uma árvore frutífera e uma palha, a palha não tem vida, a palha não tem densidade, a palha não tem valor, a palha não tem raiz, ela é levada pelo vento e é consumida pelo fogo, ele diz que o ímpio não prevalecerá no juízo. Agora ele pode ganhar suas causas, ele pode comprar sentenças, ele pode subornar juízes, ele pode corromper cortes, mas quem poderá subornar o tribunal do reto juiz, diante de quem prestaremos conta da nossa vida, ele não prevalecerá no juízo e nem ele permanecerá hipócrita na congregação dos justos. Aqui a igreja é formada de trigo e joio, de ovelhas e bodes, de convertidos e não convertidos, mas naquele grande dia aqueles que apenas frequentaram uma igreja, aqueles que foram apenas membros de uma igreja, naquele dia serão desmascarados, e eles não permanecerão na congregação dos justos.
A bíblia termina o salmo dizendo assim: pois o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá. Nesse caminho da impiedade não tem esperança. Você quer ser feliz? A felicidade está em Deus, a nossa felicidade é Cristo, se você andar com Ele, você vai ser verdadeiramente feliz.
Rev. Hernandes Dias Lopes