Deus se lembra do seu povo

Home / Devocional / Deus se lembra do seu povo

“Lembrou-se o SENHOR de Noé” Gênesis 8.1

 

Verdade

Por vezes experimentamos momentos difíceis em nossa vida que nos parecem inexplicáveis; mas em todos esses momentos, alguma dúvida é dissipada quando temos a consciência da Queda. O homem rebelou-se contra Deus no Éden, passou a ser merecedor do juízo divino, tornou-se inimigo de Deus, e recebe em si mesmo as consequências em um mundo caído e cheio das intempéries.

A crescente maldade chegou a níveis absurdos, culminando no Dilúvio. A Escritura mostra que Deus derramou juízo em forma dessa grande inundação global, em que todos os homens e animais que dependiam do fôlego da vida foram dizimados, exceto a família de Noé e os animais com ele na arca. Durante o tempo em que permaneceram na Arca, Noé e família presenciaram de perto a justa ira de Deus.

Mas há um detalhe no texto que mostra a graça de Deus; do Deus que tem prazer na redenção, do Deus que resolveu fazer uma Aliança de salvação, do Deus que “lembrou-se da misericórdia e fidelidade” (Sl 98.3).

O texto de Gênesis diz que “Lembrou-se o SENHOR de Noé” (Gn 8.1), e procedeu para encerrar aquele período de inundação. Deus lembrou-se da misericórdia (Hc 3.2) e, ao contrário da possibilidade de Deus esquecer-se da mesma, ele executou a sua promessa de salvação para Noé e família; não por uma justiça inerente ao homem, que é continuamente mal (Gn 8.21), mas por causa da Aliança de salvação no descendente de Noé, Jesus Cristo (Lc 3.36).

Vida

Jesus Cristo não se esquece do seu povo, ele lembra de cada uma de suas ovelhas. Ele deu a sua vida por cada uma delas, intercedeu na cruz por elas, e ele não abandonará “uma” das suas ovelhas, mesmo que possua mais noventa e nove; pelo contrário, ele as deixará seguras no aprisco, e voltará para resgatar a sua ovelha ferida, porque Cristo se lembra das suas ovelhas (Lc 15.4).

Timóteo Sales

Recent Posts