“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” Romanos 12:1,2

O apóstolo Paulo escreveu a sua mais robusta epístola, sua carta aos romanos e este é um verdadeiro tratado teológico onde o apóstolo Paulo retrata de maneira eloquente e belíssima o grande plano da nossa salvação, estabelecida por Deus desde a eternidade, executada na história, que há de se consumar na segunda vinda de Cristo. Depois que ele dedicou 11 capítulos à parte doutrinária, ao conteúdo da sua teologia, agora Paulo usa a segunda parte desta carta, capítulo 12 até o 16, aplicando os ensinamentos que transmitiu nos 11 primeiros capítulos. E o capítulo 12 é como que esta dobradiça entre a parte doutrinária e a parte prática e aqui ele começa um dos assuntos mais empolgantes, como você pode conhecer a vontade de Deus para sua vida? Uma das perguntas que eu mais ouço na minha caminhada cristã é esta: pastor como eu posso saber qual a vontade de Deus para minha vida? Aqui, esse texto vai responder isto, e Paulo vai nos dar aqui quatro caminhos, quatro pistas mediante as quais nós poderemos ter segurança de experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para nossa vida.

Primeira coisa que ele faz aqui é a petição, ele disse assim “rogo-vos pois irmãos, pelas misericórdias de Deus”, veja você que esta preposição “pois” é que é o elo de ligação entre o que Deus fez por nós para aquilo que nós devemos fazer para Ele. Paulo está rogando para que esses irmãos pudessem, pelas misericórdias Deus, por aquilo que Deus fez por eles, pudesse agora apresentar a vida deles a Deus. Nós começamos a conhecer a vontade de Deus quando nós começamos a orar. Eu não sei se você tem o hábito de orar, de falar com Deus, colocar sua vida, seu coração, sua família, seus negócios, seu futuro nas mãos de Deus, mas Paulo começa por esse caminho, o caminho da petição a Deus.

A segunda coisa que Paulo vai mostrar aqui é apresentação, “rogo-vos pois, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”, note você que esta palavra “apresentar” era mesma palavra usada lá no antigo testamento para o sacerdote que ia oferecer um sacrifício, uma vez colocado o sacrifício no altar esse sacrifício não podia ser tomado de volta, quando você tem um encontro com Deus, conhece a Cristo como seu Salvador, você oferece o seu corpo, seu corpo não lhe pertence, o seu corpo foi criado por Deus, seu corpo foi remido pelo sangue de Cristo, seu corpo é a habitação do Espírito Santo e você, então, apresenta a Deus o seu corpo como sacrifício morto? Não, como sacrifício vivo. Como sacrifício impuro? Não, como sacrifício santo. Como sacrifício desagradável? Não, como sacrifício agradável a Deus. Em outras palavras Paulo está dizendo que é na medida que você consagra a Deus a sua vida é que você vai pavimentando o caminho para que você conheça e experimente a vontade de Deus para sua vida. É impossível que você experimente a vontade de Deus para sua vida se você anda na contramão da vontade de Deus, por caminhos sinuosos, por lugares ensombrecidos, sem a luz da verdade imiscuindo a sua vida em coisas que contrariam a vontade de Deus, a santidade, a pureza, a piedade, então é preciso que você coloque todo seu ser no altar de Deus, como um sacrifício vivo, em outras palavras Paulo está dizendo o seguinte, Deus está varrendo do altar os animais, agora você se apresenta como sacrifício.

Terceira coisa que Paulo nos ensina, não só é petição e apresentação, mas é também inconformação e ele diz no verso dois assim, “e não vos conformeis com este século”, você sabe que a raiz desta palavra “inconformar”, é forma. Existiam duas palavras para forma. a palavra forma que muda todo dia, toda hora, forma relativa, camaleônica, e a forma imutável e inalterável, Paulo diz assim, não põe o seu pé na fôrma do mundo, porque o mundo não tem padrão absoluto, o que era errado ontem é certo e aplaudido hoje, aquilo que era proibido ontem é aceito hoje, aquilo que era vergonhoso, hoje as pessoas fazem à luz do sol, o mundo não tem verdade absoluta, o mundo está sem rumo, a ética do mundo é relativa e situacional, Paulo diz, não entra nessa forma, não se conforme com isto, “e não vos conformeis com este século”, se você viver amoldado pelos valores relativos deste mundo você jamais poderá experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus.

Mas em quarto e último lugar, depois de falar da petição, depois falar da apresentação, depois falar da inconformação, Paulo fala da transformação, e ele diz no verso 2 assim, “mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”, a palavra conformar e a palavra transformar tem a mesma raiz, forma, a palavra conformar a raiz é forma que muda, que altera, que é camaleônica, mas a palavra transformar, a palavra forma aqui é a palavra grega, que não altera, é a mesma sempre, é imutável, sabe porque? Porque o modelo para você é absoluto, é perfeito, é Cristo, você olha para ele e você vai sendo transformado de glória em glória, pelo Espírito Santo, a imagem de Cristo, você lê a Bíblia e a Bíblia é a palavra de Deus, foi ontem, é hoje, e vai ser sempre palavra viva, palavra inspirada, palavra inerrante, palavra infalível, palavra suficiente, na medida que você vai lendo a Bíblia, a Bíblia vai lendo você, à medida que você vai mergulhando na Bíblia, a Bíblia vai transformando a sua vida, e então desta maneira você vai sendo transformado pela renovação da sua mente, sua mente vai mudar, seus valores vão mudar, seus princípios vão mudar, você vai deixar de lado o relativismo deste mundo que está posto no maligno e você vai abraçar os absolutos de Deus, a verdade eterna de Deus, e isso vai mudando, isso vai transformando seu coração, a sua mente, a sua vida.

E Paulo conclui assim, “para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”, quando você vive desta maneira, conhecer a vontade de Deus é resultado, é consequência de um estilo de vida. Você quer conhecer a vontade de Deus? Peça a Ele, apresente-se a ele, inconforme-se com este século e se transforme, e seja transformado pela renovação da sua mente em Cristo Jesus.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts