Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste. Salmo 139:14

 

Verdade

A formação de um bebê não é algo simples, aliás, o ser humano é complexo e ninguém há de negar. Mas para muitos, o desenvolvimento da ciência permitiria o desvendar desse mistério; a invenção de tecnologias, como o ultrassom, talvez tenha feito com que muitos céticos ignorassem a beleza poética da verdade exposta neste trecho do salmo, pois teria sido escrito por alguém ignorante quanto à ciência, em um tempo arcaico, em que não se conhecia a “verdade”.

Porém, o que para muitos seria o desvendar do mistério da nossa formação, foi na verdade uma abertura de uma cortina com mais assombros e maravilhas, já que as tecnologias só nos mostram que o modo como Deus nos forma é mais maravilhoso do que o que o próprio salmista conhecia da formação de um feto; e é assim porque ao conhecer as riquezas da Criação, conhecemos facetas da sabedoria do nosso Criador.

Reconhecendo isso, o salmista Davi ora ao Senhor e declara o conhecimento de Deus sobre o nosso coração, nossas motivações, nosso ser, pois ele mesmo nos formou. Talvez Davi estivesse com o texto de Jó em mente quando disse que Deus formou o seu interior, o teceu no ventre da mãe, viu os ossos (Sl 139.13,15), pois Jó também disse: “de pele e carne me vestiste e de ossos e tendões me entreteceste” (Jó 10.11).

Davi ainda se espanta com o fato de Deus ter visto com os seus “olhos” a nossa substância ainda informe, ou seja, poucas horas, dias ou semanas de formação no ventre de nossa mãe. Sim, Davi se admira do Deus que sonda todas as coisas, até as mais ocultas à sabedoria humana (Sl 139.1), pois é um Deus que não só sabe e sonda, mas que escreveu e determinou todos os nossos dias no seu livro antes mesmo da nossa existência (Sl 139.16).

Vida

O que fazer diante de tamanha riqueza e sabedoria de Deus? Só nos resta dar glória eternamente como fez o apóstolo Paulo (Rm 11.33-36), só nos resta atitudes como louvor, confissão, glorificação, ações de graças, como Davi, diante da sabedoria divina: “graças te dou” (Sl 139.14). Mas uma gratidão real, um olhar assombrosamente maravilhado como o do salmista só é possível por causa da obra de Redenção de Cristo, a sua obra era vislumbrada pelo salmista, a sua redenção esperada, o seu reino, eterno (At 2.29-36), pois ele é o Criador, nele, tudo subsiste, nele, fomos criados de maneira assombrosamente maravilhosa (Cl 1.16).

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts