Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro). Gálatas 3.13
Verdade
Ninguém é insubstituível! Esta é uma afirmação comum para mostrar que sempre se encontra alguém para conseguir desempenhar uma função equivalente em qualquer organização, seja ela eclesiástica ou não. Mas esta afirmação não se sustenta quando levamos para o campo da pessoalidade, quando perdemos um ente querido, por exemplo; pois não teremos outra pessoa igual para ocupar o lugar sentimental construído em toda uma história.
Mas há uma situação muito mais complexa do que essa, é quando nos deparamos com a nossa situação espiritual. Na realidade, todos nós somos incapazes de fazer o bem como deveríamos para alcançar o favor de Deus; nossas justiças são como trapos de imundícia diante da santa justiça divina (Is 64.6), não há um justo sequer, não há quem entenda, não há quem busque a Deus, todos são inúteis e carecedores de um substituto perfeito e suficiente (Rm 3.10-12).
Diante disso, ressaltamos que muitos pensam ser insubstituíveis, e diante do orgulho de pensar serem bons e aceitáveis diante de Deus, se perdem por não perceberem que só há um caminho para o resgate da maldição da lei, é o caminho da substituição. Somente aqueles que, alcançados com a soberana graça de Deus, respondem ao chamado substitutivo da fé, em que cremos na obra de Cristo substituindo a nossa, receberão a verdadeira vida preparada para o povo de Deus.
Vida
Portanto, a Escritura nos ensina que existe sim alguém insubstituível, alguém que na verdade é o nosso substituto, pois nós somos imperfeitos e ele perfeito, pois somos pecadores e ele santo, nós indignos e ele digno, nós fracos e ele forte, nós humanos carentes da graça de Deus e ele o Deus que se fez carente para dar-nos desta graça, o nome dele é Cristo; nele estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento (Cl 2.3), nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade (Cl 2.9); ele nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição, nos substituindo para que tenhamos verdadeira e abundante vida; Cristo é alguém insubstituível, o único capaz de nos substituir para outorgar-nos tamanha salvação.
Timóteo Sales