Ações de graças

Home / Mensagem / Ações de graças

Talvez você pergunte: Agradecer por quê? Pense comigo, você está vivo, e se você está vivo, você é um milagre da providência de Deus. Quantas pessoas melhores do que nós gostaríamos de estar no nosso lugar, mas já partiram; você está se movimentando, você tem um corpo, você vê, você ouve, você anda, você fala, seu coração está batendo. Que privilégio você tem de, no tempo de Deus, estar vivendo este momento histórico da humanidade, você tem uma casa para onde você pode retornar depois do seu trabalho, você tem uma família, com lutas, claro, que família não tem lutas? Você pode receber um abraço. Mesmo que os homens, os amigos, ou até mesmo a família não reconheça você, não valorize você, ou até mesmo não ame você, saiba disso: Deus ama você, Deus jamais desampara você, Deus é quem cuida de você, ele é o seu refúgio e a sua fortaleza. Então hoje, eu conclamo você a pensar comigo sobre este tão importante assunto que é: Ações de graças. E eu gostaria de repartir com você esse texto de Efésios, que diz assim: “dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Então chamo a sua atenção para algumas coisas: primeiro, por que você deve dar graças a Deus? E Paulo responde, por tudo! Isso significa que você deve dar graças a Deus pelas coisas boas e até mesmo por aquelas que parecem serem ruins; pela providência sorridente e pela providência carrancuda. Dar graças a Deus pelo dia de sol e pelas horas de chuva e tempestade; dar graças a Deus quando vocês celebram a vitória e quando você amarga uma aparente derrota; porque Deus está trabalhando nas circunstâncias da sua vida para que todas essas coisas cooperem para o seu bem, mesmo quando você desce aos vales, Deus transforma esses vales em mananciais; mesmo quando você chora, Deus usa essas lágrimas para amolecer o seu coração; mesmo quando você fica enfermo, Deus usa essa enfermidade para mostrar a você a sua vulnerabilidade e a sua dependência de Deus. Então, Deus nos com clama a dar graças por tudo, por tudo! Então, tira do seu coração a murmuração, tira dos seus lábios as palavras amargas de ingratidão, olha para a vida na perspectiva de Deus, dê graças a Deus por tudo quanto Deus tem dado a você.

Mas o texto prossegue e diz que nós devemos dar graças por tudo, a quem? O texto responde: dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai. Deus é a fonte das bênçãos, e Deus é o endereço da gratidão; toda boa dádiva procede de Deus, e ao receber essa boa dádiva nós devemos ter um coração grato e agora voltarmo-nos para Deus num gesto de gratidão oferecendo a ele o nosso tributo e o nosso preito de louvor e adoração pelo muito bem que ele tem feito a nossa vida. Lá no salmo 116, versículo 12, o salmista diz: que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? É Deus quem perdoa os nossos pecados, é Deus quem sara as nossas enfermidades, é Deus quem sustenta a nossa vida, nele vivemos, nos movemos e existimos, ele é quem nos dá respiração e tudo mais, ele é quem nos dá a vida, ele é quem nos dá a família e que nos dá inteligência, ele é quem nos dá o trabalho, ele é quem nos dá a prosperidade, ele é quem nos dá a própria salvação a vida eterna, então ele é digno de receber toda honra, e toda a glória, e todo louvor.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas ainda Paulo diz que nós devemos dar graças por tudo a Deus, mas por meio de quem? Ele responde: nós devemos dar graças por tudo o nosso Deus e Pai em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Toda boa dádiva vem de Deus, todas as bênçãos vêm de Deus, o Pai, por meio, através, por intermédio do seu filho Jesus Cristo. Ele é o grande mediador das bênçãos de Deus, então vá a Jesus, o nosso mediador, aquele que é o caminho entre você e Deus, aquele que é a porta de acesso a Deus, aquele que é o único que pode dar esperança, salvação e vida eterna a você; tribute a ele toda honra, toda a glória devida ao seu nome.

Mas ainda, sobre esse assunto de ações de graças, o apóstolo Paulo escrevendo aos Tessalonicenses, capítulo 5, versículo 20, diz: “em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus para convosco, em Cristo Jesus”; então, ser grato agrada ao coração de Deus, esta é a expressa vontade de Deus para você. Deus não quer que você seja uma pessoa cheia de murmuração, que caminha pela vida reclamando da vida, da família, da casa que mora, do trabalho que tem, da Igreja que frequenta, do país que mora. Muitas vezes, nos nossos lábios há murmuração, e a murmuração entristece o coração de Deus. Mas quando você tem gratidão, quando você olha pra vida na perspectiva de Deus, quando você reconhece que toda boa dádiva procede de Deus, quando você reconhece que Deus tem sido generoso com você, que Deus tem sido bondoso com você, então, não há uma outra postura e atitude a adotar, senão aquela de dizer: Senhor, bendito é o teu nome, louvado seja o teu nome, eu te rendo graças pelo muito bem que tu tens feito à minha alma.

“Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” Efésios 5.20

Rev. Hernandes Dias Lopes.

Recent Posts