Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:27

Os discípulos estavam com Jesus no cenáculo naquela festa da páscoa onde o clima estava muito tenso em Jerusalém. Nos bastidores do Poder eclesiástico havia uma conspiração e para se prender Jesus a traição e matá-lo depois da festa os discípulos estavam muito tristes, abatidos, desconsolados. É nessa conjuntura de turbulência da alma, de tempestade convulsiva, de dor atroz, é que Jesus se dirige a eles assim: deixo-vos a paz a minha paz vos dou não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize.

Nós estamos vivendo também no mundo tão turbulento de terrorismo de guerras e de rumores de guerras, de pandemia, de ameaças de toda ordem que se levantam e conspiram contra nós. Há muitos de nós atormentados, acuados por tantos perigos, ficam inquietos e desassossegados. Não há paz pulsa e lateja e tantas vezes as pessoas não notam, quantas pessoas ansiosas, quantas pessoas depressivas e quantas pessoas ceifando a própria vida, quantas pessoas desesperadas não conseguem mais lidar com os dramas da vida. É nessa conjuntura que Jesus está dizendo para você -não se turbe o seu coração e eu vou deixar para você a paz. A minha paz eu vou dar para você, não a paz que o mundo oferece pois o mundo oferece trégua não paz. A paz que o mundo dá é uma paz falsa, irreal e tem apenas colorido de paz mas não é paz. As pessoas têm momentos felizes mas muitas vezes ao botar a cabeça no travesseiro é um tormento, uma culpa, uma dor e as pessoas buscam o sentido da vida em tantas coisas como no dinheiro, no sexo, no poder, na fama, nos prazeres, mas quanto mais bebem desta taça mais vazios ficam, mais angustiados ficam.

Pois hoje Jesus quer dar para você a verdadeira paz e esta paz significa que você vai ser reconciliado com Deus, o que significa que o muro que separa você de Deus vai ser quebrado, que você vai chamar Deus de pai e vai ter deleite nele, você vai ter livre acesso a presença dele ao trono da Graça dele e você vai falar com ele e ter prazer em conversar com ele. Aquela guerra, aquela dor, aquela crise que se instalou no seu coração o Senhor Jesus vai acalmar e vai ter paz, serenidade, descanso, mesmo que as turbulências estejam à sua volta, mesmo que a guerra estoure à sua volta. Caiam mil ao teu lado dez mil à tua direita tu não serás atingido e ainda aqui você passe pelo vale da sombra da morte você não vai ter medo nenhum porque Jesus vai estar com você e a sua vara e o seu cajado vão consolar você mesmo que a jornada seja pesada e difícil. Deus vai estar lá duas irmãs gêmeas para tomarem conta de você: Bondade e Misericórdia seguirão você todos os dias da sua vida e quando você terminar a jornada, você vai morar com Ele para sempre.

O mundo tem uma paz – trégua – mas com medo, cismado, é isso que acontece com as nações: firmam acordo de paz hoje e já começa a investir em armas de destruição amanhã. As nações vivem em paz umas com as outras porque tem medo uma das outras mas a verdadeira paz só Jesus pode dar porque ele é a nossa paz ele é o Príncipe da Paz. Se Jesus habita no seu coração as guerras cessam na sua alma. Se Jesus é o Príncipe da Paz que está sentado no trono do seu coração então as tempestades podem rugir lá fora a você está sereno e seguro porque ele é a sua paz a. O apóstolo Paulo, traduzindo este entendimento do Senhor Jesus Cristo lá na sua carta aos Filipenses capítulo 4, versículo 6, ele dizia – a paz de Deus que excede todo entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. A paz de Deus, a paz que Cristo oferece é como a sentinela, uma soldadesca que vai guardar a fortaleza da sua mente, que vai guardar o seu coração para que a ansiedade para que o medo para que o desespero para que a angústia não entre nessa cidadela: você está seguro.

Talvez você e tem buscado essa paz em tantas fontes, do dinheiro por exemplo, para que você tem a segurança mas o dinheiro não lhe oferece plena segurança . No poder da influência mas isso tudo é vulnerável demais. No seu conhecimento mas o seu conhecimento é pequeno demais. Na força da sua juventude, no vigor dos seus braços, mas esse vigor passa rápido demais. Você precisa de uma fortaleza que não se abala e esta fortaleza é Jesus, se você está nele o mundo ruge à sua volta para você tem paz, a verdadeira paz, a paz que Cristo oferece a você neste momento.

Jesus disse – deixo-vos a paz – Ele não pega e toma de volta não, Ele deixa com você para viver com você para reinar para sempre com você e ele não deixa a paz de maneira falsa, plástica, não ele dá a sua verdadeira paz. O mundo faz isso, oferece paz da guerra, oferece alívio e põe o peso da culpa, oferece prazer e tira vigor da sua alma, oferece liberdade e escraviza, oferece vida e mata. Esse é o pecado, essa é a oferta do mundo, esse é o banquete dos prazeres efêmeros mas a paz que Jesus lhe dá essa paz é real ela está com você de manhã durante o dia durante a noite, quando você acorda quando você volta para o seu leito, nas horas alegres nas horas tristes nas horas de saúde nas horas de doença nas horas de vida nas horas de luto esta paz nunca vai deixar você e quando tudo aqui terminar você vai ser levado para viver em paz e desfrutar da maiúscula paz com Deus para sempre e sempre e sempre.

Rev. Hernandes Dias Lopes.

Recent Posts