“Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro” 1 Tessalonicenses 1.8-9.
Verdade
Viver um verdadeiro Cristianismo pode custar muito caro. Apesar de termos um país que é de maioria cristã, país em que o número de evangélicos cresce a cada ano, por não termos visto mudanças impactantes na nação, podemos perceber que o verdadeiro Cristianismo não é vivido por parte deste grande número de pessoas. Assim, por vezes, conhecemos pessoas de longa data, e é possível nem perceber que ela confessa a mesma fé que a nossa, já que o testemunho cristão é ausente em grande parte dos que afirmam a fé evangélica.
Não era assim com os tessalonicenses; o apóstolo Paulo escreve sua primeira carta e dá um testemunho impactante daqueles irmãos, que demonstravam ser uma igreja modelo para as demais igrejas vizinhas (1Ts 1.2-3), tinham características marcantes de um povo eleito por Deus (1Ts 1.4-5), viviam imitando a Cristo de tal forma (1Ts 1.6-7), que o cristianismo vivido repercutia não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte.
Os tessalonicenses não eram os crentes perfeitos, mas eram servos de Deus dedicados, e que tiveram o testemunho de abandonar completamente os seus diversos ídolos, promovidos e exigidos pela cultura, com vida fiel e digna de verdadeiro arrependimento para com o Deus vivo e verdadeiro (1Ts 1.9). Essa era a causa da repercussão do cristianismo deles, pois o preço caro de confessar a Cristo não era causa de recuo ou temor, pois havia mudança de vida que impactava, o testemunho não era ausente, mas vívido e genuíno.
Vida
Tudo isso porque eles aguardavam dos céus o Filho de Deus, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura (1Ts 1.10). Cristo é a Palavra que deve ser repercutida pelo verdadeiro cristão. O verdadeiro cristianismo nos faz abandonar os falsos ídolos e viver para o Deus vivo e verdadeiro; faz-nos centralizar a nossa vida em Cristo, e isso impacta e repercute, mesmo que seguido de perseguições daqueles que nos cercam, pois nos foi concedida a graça de também padecer por Cristo (Fp 1.29).
Timóteo Sales