A oração mais ousada da história

Home / Mensagem / A oração mais ousada da história

Nós queremos tratar com você desta oração belíssima e tão profunda que o apóstolo Paulo fez quando estava preso em Roma. Ele estava algemado com a sua liberdade tolhida, impedido de viajar e pregar nas igrejas, nas cidades, mas ninguém pode deter este homem de orar. As pessoas podem colocar algemas em você, as pessoas podem prender você, mas as pessoas não podem impedir que você fale com Deus, que você ore. E nesta oração Paulo chega a uma situação, que eu penso, de fervor, de entusiasmo, de arroubo tamanho, que nós não podemos sequer compreender a profundidade desta oração. E Paulo diz assim: por esta causa me ponho de joelhos diante do Pai, que toma o nome toda a família tanto no céu como sobre a terra. Por que ele está de joelhos, se um judeu orava de pé? É porque está pensando na grandeza do plano salvador de Deus; o Deus que nos escolheu, o Deus que nos tirou da morte, o Deus que juntou judeus e gentios num único povo derrubando um muro da separação, o Deus que revela que em Cristo Jesus homens, mulheres, gentios e judeus transformados formam a única igreja vive verdadeira, o corpo de Cristo, as ovelhas de Cristo, aqueles cujos nomes estão escritos do livro da vida. Paulo está mostrando que agora vai fazer um pedido pra Deus, para que Deus atenda esse pedido segundo a riqueza da sua glória; a glória de Deus não é apenas um atributo de Deus, Deus tem atributos que ele comunica a nós, como a sua santidade, seu amor, sua justiça, sua bondade, sua misericórdia; há outros atributos que Deus não comunica a nós, só ele tem, Deus é auto-existente, Deus é infinito, Deus é imenso, Deus eterno, Deus é imutável, Deus é onipotente, Deus é onipresente, Deus é onisciente, Deus é transcendente, Deus é soberano; glória representa a somatória de todos os atributos de Deus na sua manifestação máxima; Paulo está pedindo para que Deus use tudo quanto ele tem e tudo quanto ele é na resposta à oração. Qual o pedido dele? Que você e eu sejamos fortalecidos pelo Espírito no homem interior; você e eu precisamos de poder, poder porque nós somos fracos, poder porque lidamos com o inimigo perverso, que é ladrão, que é assassino, que veio para roubar, matar e destruir, a nossa luta não é contra pessoas, carne e sangue, mas contra principados e potestades; então, nós precisamos de poder, poder para viver uma vida santa, para podemos viver uma vida piedosa, poder pra pregar, poder pra perdoar, poder para morrer.

Paulo prossegue e diz: e assim habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor; é necessário que o Senhor Jesus Cristo habite no seu coração de uma maneira plena, porque a palavra habitar aqui é muito curiosa, não é habitar de uma habitação temporária, como você vai e se hospeda no hotel por um final de semana e depois vai embora, ou como aquela pessoa que está de passagem, um estrangeiro, a palavra habitar aqui é habitar como morador residente, pleno, é o dono da casa, e significa que Jesus deve habitar no seu coração, na sua vida, em todas as áreas da sua vida, ele vai lá e é o dono da sala, do seu lazer, ele é o dono do seu quarto, da intimidade, ele é o dono do seu escritório, onde seus negócios são feitos, ele é o dono, capaz de, se preciso for, fazer uma reforma nessa casa, jogar fora o que não presta, nessa casa ele precisa ser o dono pleno da sua vida e habitar com todas as chaves e cofres do seu coração, para que ele seja absolutamente o Senhor da sua vida, e desta maneira, quando você tem Cristo, sendo o Senhor e o dono do seu coração, você vai estar arraigado com raízes profundas, como a árvore, e plantado, alicerçado como um prédio que tem alicerce sólido de amor; é quando Cristo domina a nossa vida que nós amamos, amamos aqueles que pensam diferente de nós, amamos aqueles que não amam a nós, amamos até aqueles que nos perseguem, sem Cristo sendo o dono da nossa vida nós vamos gostar de um e desgostar do outro, nós vamos amar ou odiar o outro, nós vamos acolher um e repudiar o outro. É necessário que Jesus Cristo habite plenamente o nosso coração, para nós amamos assim.

Clique e assista ao vídeo desta mensagem!

Mas Paulo prossegue nesta oração e diz que nós precisamos também compreender qual é a largura, o comprimento, a altura e a profundidade do amor de Cristo, este amor que excede todo entendimento. Ah, quantas vezes a gente passa pela vida sem meditar no grande amor de Cristo por nós; o apóstolo Paulo chegou a dizer que o amor de Cristo constrange, ele sendo Deus se fez homem, ele sendo transcendente se esvaziou, ele sendo rei da glória se humilhou, ele sendo o rei dos reis se tornou servo e suportou morte, e morte de cruz, ele não levou em conta a vergonha da cruz, mas com determinação e até com alegria, ele caminha para aquela cruz, como o rei caminha para sua coroação, e isso foi por amor. Quando você estiver pensando aí no seu coração: ah, ninguém gosta de mim, ninguém se importa comigo, a minha vida não tem valor, a minha vida é tão sem sentido, tão vazia, saiba disso: Jesus amou você e a si mesmo se entregou por você, pra dar a você a vida eterna. Paulo está orando para que você compreenda quão grande é o amor de Jesus por você, quanto mais você pensa, medita, mais você se encanta com esse amor, e ele é inesgotável.

Mas Paulo, penso eu, chega no ápice desta oração, eu acho que nada existe mais audacioso do que esse pedido, ele ora para que você e eu sejamos tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, se Deus é transcendente, e Deus é, ele é maior do que tudo quanto existe. Os estudiosos dizem que o nosso universo tem mais de 93 bilhões de anos luz de diâmetro, isso significa que se você voar essa velocidade da luz, 300 mil quilômetros por segundo, nessa velocidade você demoraria mais de 93 bilhões de anos pra ir de uma extremidade à outra do universo, pois Deus é maior que o universo; não há um centímetro desse universo onde Deus não possa dizer: isso aqui é meu, eu criei, estou aqui. Pois agora Paulo está orando para que você e eu sejamos tomados de toda a plenitude de Deus, Deus vai encher sua mente, seu coração, sua razão, suas emoções, sua vontade, você vai ser completamente planificado da presença gloriosa de Deus na sua vida; e se você pensa que Paulo ousou demais, ele segue no verso 25: ora, aquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pensamos ou pedimos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus agora, e pelos séculos eternos; eu quero dizer pra você que Deus tem mais pra você, Deus tem infinitamente mais pra você, você pode conhecer a Deus, ser pleno da presença de Deus, e viver uma vida superlativa, abundante, a própria vida eterna.

Por esta causa, me ponho de joelhos diante do Pai, de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém! Efésios 3.14-21

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts