Tiago, irmão do senhor Jesus Cristo, escreve esta carta que é considerada o livro de provérbios do novo testamento, é uma carta prática que trata de assuntos práticos, e neste texto que você acabou de ouvir ele vai falar para nós acerca da fragilidade da vida, eu tenho convicção de que você tem plena certeza disso, a nossa vida é breve, a bíblia chega a comparar a nossa vida com uma agulha de um tecelão, como um corredor veloz, como um breve pensamento, como neblina que se dissipa, não importa quantos anos você vive, esta jornada do berço a sepultura é uma jornada muito breve, e desta forma nós somos absolutamente frágeis, dependentes e vulneráveis.

Qualquer pretensão do homem ser o capitão da sua alma, o gestor do seu futuro, aquele que faz planos confiado em si mesmo, achando que tem nas suas mãos o governo do seu tempo e do seu futuro, está demonstrando nas palavras de Tiago uma arrogante jactancia, no sentido de achar que a vida dele está nas suas mãos, não nas mãos de Deus, então chama sua atenção para este texto, tão solene, extraindo daqui algumas importantes e oportunas lições e aplicações.

Note comigo, no versículo 13 quando Tiago diz atendei agora vós que dizeis, hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano e negociaremos, e teremos lucros, nenhum problema em você planejar, nenhum problema em você fazer previsão e até provisão para os seus sonhos e projetos, o problema aqui é quando o homem pensa que ao planejar eu vou passar tanto tempo na cidade tal, eu vou comprar, eu vou vender, eu vou ter lucros, como se ele pudesse preservar sua própria vida e se ele pudesse definir com garantia o seu próprio futuro, isso é dizer que eu não dependo de Deus para viver, que eu não careço do sustento de Deus para estar vivo, o apóstolo Paulo refuta esse pensamento egoísta que bane Deus da vida, pregando em Atenas, a capital intelectual do mundo, quando diz que em Deus vivemos, nos movemos e existimos, ele quem nos dá vida, a respiração e tudo mais, você e eu dependemos de Deus para estarmos vivos, você e eu não somos donos nem da nossa própria vida nem do nosso futuro, nem do nosso futuro.

Tão conclamo você para olhar o verso seguinte, vós não sabeis o que sucederá amanhã, Tiago está dizendo o seguinte, o futuro pertence a Deus, seus planos precisam ser submetidos a vontade de Deus, seus sonhos dependem do poder de Deus para serem realizados, o homem faz planos mas a resposta certa vem do Senhor, então Tiago prossegue no seu raciocínio e faz a seguinte pergunta, que é vossa vida? sois apenas como neblina que aparece por um instante e logo se dissipa, Tiago está mostrando aqui a vulnerabilidade da vida, Tiago está mostrando aqui a rapidez com que você e eu passamos por este mundo, sobretudo nas regiões serranas, nas madrugadas, com a umidade, a neblina se torna tão densa e de repente amanhece o dia, o sol com a sua luz e o seu calor vem e aquela neblina é dissipada, é assim a sua e a minha vida, somos frágeis, somos passageiros, somos peregrinos, nós não temos raízes permanentes aqui, a nossa vida depende total e absolutamente de Deus, então não pense você que o seu futuro está nas suas mãos, está nas mãos de Deus, a nossa vida é tão frágil e é tão vulnerável e é tão passageira uma neblina.

Mas ainda Tiago prossegue no seu raciocínio, olha o conselho dele, versículo 15, em vez disso devíeis dizer, se o senhor quiser, nós não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo, nós deveríamos ter na nossa postura de vida uma atitude de dependência de Deus, de submissão à vontade de Deus, e de aquiescência a soberania de Deus, ele está dizendo que nós deviamos acrescentar no nosso vocabulário não um jargão, não um clichê, mas uma expressão de dependência de Deus, dizendo, se Deus quiser, se Deus quiser eu vou trabalhar hoje, se Deus quiser eu vou viajar hoje, se Deus quiser eu vou fazer uma conferência hoje, se Deus quiser eu retorno para casa hoje, se Deus quiser eu estarei vivo hoje, se Deus quiser eu farei este ou aquele negócio hoje, se Deus quiser eu terei lucro, se Deus quiser, nós estamos vivendo no miolo, no epicentro de uma pandemia, se Deus quiser estaremos vivos, se Deus quiser nós sairemos dessa, nós precisamos depender de Deus.

Qual o risco de um fazer isso? olha o que Tiago vai concluir lá no versículo 16, Agora, entretanto, vos jactais das vossas arrogantes pretensões. Toda jactância semelhante a essa é maligna; ou seja, quando o homem pensa que ele está no controle, que o futuro está nas suas mãos, que as rédeas da sua vida estão nas suas mãos, e não depende de Deus, e não coloca a sua vida debaixo da autoridade de Deus para buscar a vontade de Deus, isso é uma jactância demoníaca, isso é arrogância, isso é entronização do eu, você estaria destronando Deus e colocando seu eu nesse trono, isso é demoníaco porque bane Deus da sua vida; o que fazer? Tiago responde, portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz, esse está pecando; aproveite o breve tempo que você e eu temos para fazer o bem, para andar com Deus, para glorificar a Deus e para viver na presença de Deus.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts