“E disse ela: Ah! Meu senhor, tão certo como vives, eu sou aquela mulher que aqui esteve contigo, orando ao Senhor. Por este menino orava eu; e o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor.” (1 Samuel 1:26-28)

Era o ano de 1952, na Nova Zelândia, quando um grande alpinista, um grande esportista, Edmund Hillary, nutriu no seu coração um sonho inédito, um sonho audacioso: o sonho de chegar no topo do pico Everest, com mais de 8.800 metros de altitude.

Edmund Hillary preparou-se para aquela grande empreitada da sua vida, mas quando ele partiu para realizar o seu sonho, ele fracassou. Meses depois, ele foi convidado para dar uma palestra em Londres, na Inglaterra. E, quando ele chegou no auditório, percebeu que haviam colocado uma grande gravura do Monte Everest na parede. Ele entrou, olhou para a gravura, abaixou a cabeça e, cabisbaixo dirigiu-se à plataforma. Quando passaram-lhe a palavra, por um instante, ele esqueceu o auditório, voltou-se para a gravura e disse: “Monte Everest, da primeira vez, tu me derrotaste. Tu não podes crescer mais, mas eu ainda estou crescendo. Da próxima vez, eu te vencerei.”

Seis meses depois, Edmund Hillary era o primeiro homem na história da humanidade a chegar no topo do pico Everest, legando para nós uma lição: Não desista de seus sonhos! Sonhe grandes sonhos!

Eu sei que você tem sonhos; todos nós os temos. Quem não sonha, não vive. Quem desistiu de sonhar, desistiu de viver.

Mas, é provável que você já tenha perdido os seus melhores sonhos pelas estradas da vida. Talvez você já viu os seus melhores sonhos se transformando em pesadelos; talvez você já até enterrou seus sonhos dizendo: “aqui jazem os meus sonhos”. Hoje, eu quero encorajar você a tirar esses sonhos do túmulo, e a crer que Deus pode fazer um grande milagre na sua vida e realizar os seus sonhos.

Esse texto que foi lido retrata uma mulher que tinha um sonho; sonho legítimo, sonho bonito: o sonho de ser mãe. Mas, ela é estéril. Seu ventre é um deserto. Ela não pode conceber. Esta mulher clama a Deus. Ela ora, ela chora, ela busca a Deus porque quer ser mãe. Naquele tempo, a esterilidade era uma espécie de maldição, era um opróbrio, era uma vergonha.

Essa mulher vive numa família complexa, em um tempo difícil (o período dos juízes). Embora seu marido fosse um homem piedoso, que subia à casa de Deus todo ano para sacrificar ao Senhor, aquela era uma família disfuncional, porque embora Ana fosse a esposa amada, Elcana tinha uma outra mulher, chamada Penina, com muitos filhos, que irritava a Ana por demais e a humilhava.

Ana subia para a casa de Deus e, chegando lá, o sacerdote não entendendo as angústias dela (como ela estava orando, balbuciando, despejando a sua alma), achou que ela estava embriagada; chamou-a de filha de Belial. Seu marido, não compreendendo a grandeza da sua luta e dos seus anseios, disse para ela: “Eu sou melhor para você do que dez filhos! Pare de chorar. Desista desse sonho. Pare de buscar por uma causa perdida, sem esperança.” Mas Ana não desistiu; ela perseverou sonhando grandes sonhos para Deus.

Talvez você pergunte assim: Por que Deus adia os nossos sonhos? Por que aquilo que eu tanto desejo, sendo algo legítimo, Deus não me dá na hora? Por que, às vezes, Deus diz para mim “espere”?

Ana precisava aprender algumas lições primeiro.

A primeira coisa que Ana precisava entender é que o Deus das bençãos é melhor que as bençãos de Deus. A maior necessidade de Ana não era de um filho, era de Deus. Não era da dádiva, era do Doador.

Segundo: Deus adia os nossos sonhos para nos ensinar que tudo que nós temos, tudo que nós somos, veio de Deus, é de Deus e deve ser devolvido para Deus. Ana disse para Eli assim: “Por este menino orava eu; pelo que o trago como devolvido ao Senhor por todos os dias da sua vida.” Se ela não tivesse entendido isso, ela teria gravitado ao redor de Samuel, e Samuel teria sido um ídolo na vida dela.

Terceiro. Por que Deus adia os nossos sonhos? Ele faz isso para nós entendermos que os planos de Deus são maiores do que os nossos sonhos; os caminhos de Deus são mais elevados que os nossos sonhos; o projeto de Deus é perfeito.

O que Ana queria, era apenas ser mãe. Mas, o plano de Deus na vida dela, é que ela fosse mãe do maior profeta, do maior sacerdote, do maior juiz de Israel, do homem que haveria de trazer de volta uma nação apóstata para a presença de Deus.

Às vezes você pede para Deus algo que você quer muito. E você chora, anseia ardentemente, e Deus adia, porque nesse tempo Deus está preparando algo maior e melhor para a sua vida.

Mas, ao sonhar grandes sonhos, você precisa se acautelar, porque existem pessoas querendo matar os seus sonhos. A primeira pessoa que quis destruir os sonhos de Ana, foi sua rival, Penina, que lhe irritava, provocava e humilhava. Há pessoas que não têm prazer em ver você bem. Elas sentem um prazer mórbido em ver você sofrendo. Essas Peninas da vida estão espalhadas por aí.

Segundo. O sacerdote Eli quis matar os sonhos de Ana. Não entendendo a sua angústia, nem mesmo entendendo a sua súplica, a sua oração, chamando-a de bêbada dentro da igreja, dentro da casa de Deus. Se ela não fosse uma mulher madura espiritualmente, ela poderia ter se revoltado, ou poderia dizer: “Nunca mais eu ponho os pés aqui. Eu vou embora. Ninguém se importa comigo. Até meu líder religioso está me interpretando mal.”

Mas, ainda, o marido dela. Elcana era um maridão, um homem amoroso, um homem provedor da família, que dava porções dobradas para Ana, porque ele a amava. Mas, ele era racional demais para acreditar que Deus pudesse fazer um milagre. Muito embora a história de Israel estivesse marcada por exemplos de mulheres estéreis que conceberam (como foram os casos de Sara, de Rebeca e de Raquel), Elcana não acreditava mais que Deus pudesse interferir milagrosamente na vida da sua mulher. Ele recomendou Ana a desistir dos seus sonhos.

Então, cuidado, porque os assassinos de sonhos podem estar muito mais perto de você do que você imagina.

O que fazer para nutrir na alma esses grandes sonhos?

Primeiro. Continue crendo. Apesar das circunstâncias, e apesar das pessoas à sua volta que tentam desestimular você, continue crendo, continue esperando, continue orando, continue jejuando, continue chorando aos pés do Senhor. Persevere em buscar a Deus. Tem gente que desiste cedo demais; que abre mão da vitória cedo demais; que desiste do casamento cedo demais; que desiste de seus sonhos cedo demais. Persevere! Lute!

Eu fico olhando, por exemplo, a saga da política americana (e eu gosto muito de política, e leio bastante sobre esse assunto). Franklin Delano Roosevelt estudou em Harvard, estudou na Columbia, entrou na política, teve vitórias expressivas, mas o sonho da vida dele era ser presidente dos Estados Unidos da América. Mas, aos 39 anos de idade, ele foi acometido por uma poliomelite, ficou paraplégico, numa cadeira de rodas. Alguém disse: “Numa cadeira de rodas você nunca vai ser presidente dos Estados Unidos.” Ele disse: “Eu nunca vou desistir!” Ele foi o único homem até hoje que foi eleito e reeleito presidente dos Estados Unidos da América por quatro vezes consecutivas. Persevere! Nunca desista!

A segunda coisa que você precisa fazer, se você quer ter grandes sonhos para Deus, é crer nas promessas de Deus. No versículo 17 de 1 Samuel 1, Eli disse para Ana: “Vai em paz para tua casa, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. Esse pedido é bom; essa palavra é boa.”

Ana acolheu essa palavra no seu coração, e quando ela saiu de Siló, o seu rosto já não tinha mais tristeza; o brilho da alegria já invadia a sua face. Quando ela voltou para Ramá e coabitou com seu marido, Deus se lembrou dela e ela concebeu e deu à luz a um filho, a qem pôss o nome de Samuel.

Lá em Siló Deus curou sua alma; lá em Ramá Deus curou o seu ventre. Lá em Siló ela tomou posse da promessa de Deus; lá em Ramá o milagre se historificou na sua vida.

Não escute os arautos do caos. Não escute os profetas do pessimismo. Não escute os embaixadores da incredulidade. Leia as promessas de Deus; leia a Palavra de Deus; aproprie-se destas promessas benditas de Deus, porque em todas elas nós temos o sim, e nós temos o amém.

Mas, finalmente, Ana voltou às trincheiras da luta. Ela voltou para Ramá. Ela se tornou atraente para o seu marido. Ela coabitou com seu marido. Deus se lembrou dela, Deus abriu o seu ventre, e ela concebeu, se tornando mãe não só de Samuel, mas de outros filhos.

Eu quero encorajar você a ter grandes sonhos. Não para você ser uma pessoa famosa; não para você ser uma pessoa aplaudida; não para você ser apenas uma pessoa bem sucedida financeiramente, profissionalmente; não para você ter o seu ego inflado, para você ser um pavão, não! Sonhe grandes sonhos para Deus, para você ser um instrumento nas mãos de Deus, para você ser um canal nas mãos de Deus, para você ser um abençoador na sua casa, na sua família, na sua parentela, no seu trabalho, na sua igreja, na sociedade.

Que a sua vida possa frutificar, florescer, e ser uma fonte a jorrar palavras de vida para aqueles que estão à sua volta. A minha oração é que esta meditação, esta mensagem, este testemunho, este exemplo de Ana, possa calar fundo no seu coração e você possa sonhar grandes sonhos para a glória de Deus, e ver na sua vida e na sua casa os milagres da providência de Deus.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts