Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:6,7)

A ansiedade é um problema que atinge praticamente todo ser humano. Em grau maior ou menor, todos nós já lidamos com isto. A ansiedade atinge pessoas de todos os estratos sociais, de todas as faixas etárias, de todos os credos religiosos.

Grandes e pequenos, ricos e pobres, doutores e analfabetos, religiosos e não religiosos, enfrentam esse problema num dado momento da vida.

A ansiedade, literalmente, significa estrangulamento. A palavra grega traz a ideia de apertar o pescoço, ou puxar em direções opostas para o enforcamento. É quando você é asfixiado por uma angústia, por uma preocupação, quando você antecipa um problema, sofrendo antecipadamente, como se o problema já estivesse acontecendo. E, se o problema não acontecer, você sofreu desnecessariamente.

Note isso: 70% dos assuntos que nos deixam ansiosos, nunca vão acontecer. Então, ficar ansioso hoje, preocupado com um problema que talvez venha acontecer, não é sensato, porque isso significa sofrer desnecessariamente, ou sofrer duas vezes, porque quando o problema chegar você vai ter de encará-lo.

O apóstolo Paulo está tratando dessa matéria dizendo o seguinte: “não andeis ansiosos de coisa alguma”. Ele não diz “de alguma coisa”, ele diz “de coisa alguma”. O que que é coisa alguma? É coisa alguma; está tudo no pacote.

“Não andeis ansiosos” esse andar é contínuo, é um presente contínuo, tem a ver com a prática do dia a dia. É aquela pessoa que vive sobressaltada. Ela vive como se alguma coisa ruim viesse de fato acontecer na vida dela.

Há pessoas que ficam com as mãos suadas, com o corpo trêmulo. Ao fazer uma prova, se sentem inseguras; ao fazer uma viagem, têm medo de um acidente; vão namorar e acham que não vai dar certo; ao planejar o casamento, acham que vai dar errado; tudo elas olham com os óculos escuros da preocupação e do medo.

Como resolver isso? Como lidar com isso?

Há pessoas que vivem ansiosas porque relacionamentos estão estremecidos. Há outras que vivem ansiosas porque as circunstâncias parecem adversas. Há aqueles que vivem ansiosos porque se preocupam demais com dinheiro; medo de que vá faltar alguma coisa, medo de que vai chegar na velhice e não vai ter uma aposentadoria que lhe permita pagar um plano de saúde e que vai ficar sozinho na vida; medo de que o relacionamento vá acabar, que o casamento vai terminar, que vai ficar na solidão. Tem gente que vive atormentada o tempo todo, como que estrangulada pela ansiedade.

Então, Paulo diz: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.”

Paulo está nos dando aqui uma espécie de remédio terapêutico para curar a ansiedade. E esse versículo nos revela que Paulo está ensinando três maneiras de você vencer ansiedade.

A primeira maneira é quando você ora corretamente. Se você perceber, ele está falando de três tipos de coisas: está falando de oração (que, na língua grega, é adoração), súplica (ou petição, que é a mesma coisa), e ações de graças. Então você vence a ansiedade quando você adora Deus por quem Deus é, quando você suplica a Deus porque ele é seu Pai, e quando você dá graças a Deus por aquilo que já tem feito na sua vida.

Então, me permita algumas perguntas: Quem é o seu Deus? Quão Grande é o seu Deus?

Você o adora porque ele é.
Então, me permita recordar aqui com você aquilo que nós chamamos de “atributos incomunicáveis de Deus”; só Deus os têm: só Deus é autoexistente; só Deus é infinito, imenso, imutável, eterno, onipotente, onipresente, onisciente, transcendente, soberano. Este é o Deus Criador; este é o Deus da nossa salvação; este é o Deus da nossa consolação; este é o Deus protetor; este é o Deus provedor; este é o Deus que criou o universo e sustenta a sua vida. Quando você começa a pensar em Deus e adorar a Deus, a ansiedade não tem mais espaço no seu coração.

E aí, Paulo prossegue dizendo que você pode também aproximar-se deste Deus com súplicas e petições porque ele é seu Pai. Se nós, que somos maus, sabemos dar boas dádivas aos nossos filhos, quanto mais o Pai Celeste dará coisas boas aos seus filhos (Mateus 7.11).

Peça a ele. A Bíblia diz: “nada tendes, porque nada pediss” (Tiago 4.2); “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mateus 7.7,8).

A oração não é para gente forte; a oração é para gente fraca. A oração é o reconhecimento de que você precisa de ajuda. A oração não é poderosa; poderoso é o Deus que responde a oração. A oração é uma ferramenta extraordinária que Deus põe nas suas mãos para você lidar com os problemas da vida. A oração conecta a fraqueza humana à onipotência Divina; liga o altar da terra ao trono do céu. Então, ore ao Senhor, porque “muito pode por sua eficácia a súplica do justo” (Tiago 5.16).

Paulo avança neste remédio que oferece para a ansiedade, e diz que você deve dar graças a Deus. Dar graças é aquilo que você faz quando você reconhece o que Deus já tem feito na sua vida.

Tem muita gente que só olha para vida com óculos escuros, com lentes embaçadas. Ele murmura o tempo todo, ele reclama o tempo todo, e nunca está satisfeito com a casa que mora, com a família que tem, com o trabalho que tem, com os amigos que tem, com a igreja que frequenta, com o país que lhe hospeda. Pare um pouquinho para pensar no que você tem, que Deus tem dado a você.

Então, deixe eu fazer um checklist:
– Você já agradeceu a Deus porque você tem dois braços para trabalhar? Muitas pessoas não os têm.
– Você já agradeceu a Deus porque você tem pernas perfeitas que podem andar? Tem gente que não as têm.
– Você já agradeceu a Deus porque você tem dois olhos que podem enxergar? Tem pessoas que são privadas da visão.
– Você já agradeceu a Deus por você tem dois ouvidos que podem ouvir os sons variados? Há pessoas que não têm a capacidade de ouvir.
– Você já agradeceu a Deus porque o seu coração não parou de bater desde que você nasceu, por isso que você está vivo?
– Você já agradeceu a Deus porque você tem dois pulmões que permitem você respirar, e porque você não está num respirador todo dia?
– Você já agradeceu Deus porque você tem dois rins que filtram as impurezas do seu corpo, e você não está na máquina de hemodiálise?
– Você já agradeceu a Deus porque você tem uma cama para dormir, uma casa para morar, roupa para vestir, pão sobre a sua mesa?
– Você tem sua família, você tem seus amigos, você tem sua igreja, você tem sua pátria; você já agradeceu a Deus por tantas coisas boas que ele tem feito na sua vida?

Quando você faz isso: adora Deus por quem ele é, suplica a Deus porque ele é seu Pai, e dá graças a Deus por aquilo que ele já tem feito na sua vida, o resultado disso está no versículo 7: “e a paz de Deus que excede todo entendimento guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”.

Esta não é a paz que o mundo oferece. Essa é uma paz que o mundo também não pode tirar. Essa é a paz de Deus, que inunda seu coração, inunda sua mente. A idéia aqui em “guardará”, é a de montar guarda, montar sentinela.

Quando você adora Deus, suplica a Deus, dá graças a Deus, a paz de Deus vem ser aquele guarda-costas que vai proteger sua cabeça, seu coração, sua razão e sua emoção para que, quando a ansiedade tentar entrar, ela não consegiga, porque a cidadela da sua mente e a cidadela do seu coração, já estarão guardados por essa sentinela: a paz de Deus.

Que paz é essa?

É a paz que excede todo entendimento. Você está passando uma luta, e você está em paz; você fica doente, e está em paz; você tem limitação de recursos, e você está em paz; você sabe que é Deus quem cuida de você, quem guarda você, quem sustenta você.

Talvez você está muito ansioso, muito ansiosa, talvez você não consiga mais dormir sem tomar remédio para tentar aliviar essa angústia, esse pesar, esse medo, essa preocupação, essa ansiedade. Talvez você esteja vivendo sobressaltado, com medo do passado, do presente e do Futuro. Eu quero encorajar você hoje a lançar sobre Jesus toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de você.

Jesus Cristo disse que nós não devemos nos preocupar com o que havemos de comer, beber ou vestir. É só você olhar os passarinhos, que não semeiam, não colhem; é só você olhar a beleza dos lírios do campo, como ele se vestem com tanta beleza; é só você saber que a ansiedade é prejudicial e inútil.

A ansiedade é um sinônimo de incredulidade. Os gentios, que não conhecem a Deus, é que se preocupam com todas essas coisas: o que comeremos? o que beberemos? com o que nos vestiremos? Mas vós, deveis buscar em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6).

Quem sabe agora, você possa lançar sobre Jesus, colocando aos pés do Salvador esse fardo pesado que você não consegue levar sozinho; as suas preocupações a sua ansiedade.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts