Quer comais, quer bebais, ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.
1ª Coríntinos 10.31

 

Verdade

O lema “Soli Deo Gloria” é a conclusão natural dos outros “solas”. Quando falamos de Somente a Escritura, falamos de um Deus que resolveu graciosamente se revelar ao homem, e fez escrever toda sua vontade revelada, sendo ela a nossa única regra de fé e prática; não às tradições como doadoras ou como a régua, mas o Espírito Santo falando pelas Escrituras.

O que a Escritura ensina sobre o “Somente Cristo”, é que necessariamente qualquer “boa ação”, “méritos”, “indulgências”, “santos”, “igreja”, ou outra coisa qualquer que queiram colocar como mediadores da salvação, são anátemas. Pois Somente Cristo é o nosso mediador perfeito e suficiente.

Pensar na salvação como fruto de obras, sejam pessoais ou de supererrogação, é não conhecer a profundidade da graça de Deus, e ainda não ter a dimensão do quão abrangente e profunda foi a Queda. A Queda nos deixou em uma situação tão calamitosa, que ninguém jamais desejaria buscar a Deus, se não atingido pela graça salvadora do próprio Deus. Por isso, “Somente a graça” de Deus é capaz de fazer.

Ora, como seríamos justificados com esforços próprios, já que dependemos completamente de Deus para crermos na Escritura, para termos a salvação em Cristo e se a graça é o único canal? Certamente nossas melhores justiças são como trapos da imundícia, logo, querer misturar boas obras como barganha para salvação, é um atestado de condenação. Por isso, a reforma resgatou o princípio da Escritura, de que a justificação em Cristo ocorre “Somente pela fé”, a qual, sendo genuína, pela graça de Deus, promove em nós obras legítimas de um verdadeiro justificado.

Vida

Portanto, se a Escritura é obra do Espírito de Deus, se Cristo é o único Redentor, a graça de Deus o meio pelo qual somos salvos, a fé, fruto da graça, dom de Deus, como sendo os braços estendidos do pecador, não há outro destino para a glória, senão ao nosso glorioso Deus; que por meio de Cristo nos chamou e nos transformou, a fim de que, em paz, pudéssemos ser reaproximados dele, e restaurados à imagem de Cristo, possamos viver para sua glória.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts