Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações. Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Tiago 1:1-4

Quando você passa por uma provação, como você reage? Murmura, reclama, chora ou se alegra? Talvez você pense, bom, mas alegrar na provação é masoquismo e não cristianismo. É claro que nós não nos alegramos nas provações pelas provações, isso seria inconcebível. Como então nós podemos nos alegrar nas provações? Esse texto que acabamos de ler, de ouvir, trata dessa matéria e eu quero então fazer quatro afirmações aqui no programa.

Primeira, as provações na vida cristã são compatíveis. Olha comigo o verso 1: Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações. O que é dispersão? É a diáspora -pessoas que foram expulsas da sua casa, da sua cidade, da sua terra, e saíram sem direitos deixando para trás seus bens, suas propriedades, sua fonte de renda, sua fonte de sobrevivência.

Mas essas pessoas são cristãs, são servas de Deus, são amadas por Deus, e, não obstante essas verdades gloriosas, elas estão enfrentando a circunstância carrancuda. Então se você é um cristão e está passando por luta, reclama não, você não é uma exceção não, os outros irmãos ao redor do mundo estão passando pelas mesmas lutas, pelas mesmas provas, pelas mesmas circunstâncias. Jesus nunca prometeu para você e para mim ausência de problemas, lutas e provações, não, ele prometeu estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos.

A segunda verdade que esse texto nos traz é que as provações não apenas são compatíveis, não, elas são variadas também porque, confira comigo o verso 2: meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações. Quando o problema vem, via de regra, não vem sozinho. Ele vem acompanhado, vem o pacote todo e por isso ele diz – várias provações. Essa palavra ‘várias’ na língua grega que foi escrito o Novo Testamento, é uma das palavras mais ricas e mais belas é a palavra ‘poikilos’ do grego, que é traduzido para a língua portuguesa ‘Poli cromático’ ‘de diversas cores’. Nem todas as provações são iguais e nem todas as provações têm a mesma intensidade. Há aprovações que você tira de letra, há aprovações que você chora e sofre um pouco, mas elas passam rápido e sem deixar muitas cicatrizes.

Há aprovações mais severas, você geme e chora, mas há aprovações duríssimas, e são várias. Eu não sei por quais provações você já passou, mas algumas delas você diz ‘meu Deus eu não vou aguentar mais’ e parece que você vai ser esmagado debaixo um rolo compressor. Mas eu não está falando para os ímpios para os pagãos, não, ele está falando com os irmãos e ele não está falando para você, ao enfrentar essa situação variada aí, gemer, chorar, reclamar, murmurar, se insurgir contra Deus como a mulher de Jó fez. Mas ele diz meus irmãos tende por motivo de toda alegria, não é só de alegria não, é de toda alegria o passardes por várias provações. Então não reclama não, murmura não. Não pense você porque Deus está longe ou indiferente, ou não ama você.

Terceiro lugar veja comigo que essas provações não apenas são compatíveis e variadas, mas elas também (graças a Deus), são passageiras. Ele diz o seguinte, no verso 2: meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes… Em outras palavras, você está passando, eu estou passando, e nós vamos passar, vamos rompendo, então não para não, vai tocando, vai levando, vai caminhando. Está doendo, vai caminhando, está cansado vai caminhando, está latejando, vai caminhando, vai passar.

O que a Bíblia diz? O choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria vem pela manhã. Quantas vezes o dia foi tão pesado para você que parece que a vida vai acabar, parece que o mundo desabou na sua cabeça e parece que você não vê uma luz no fim do túnel. Nem parece que você tá lá no fundo do poço e aí você acorda no outro dia depois de uma noite mal dormida, o sol volta a brilhar e as flores parecem mais coloridas e o sorriso das crianças parecem mais doce, um fato novo acontece e aquele problema pesado, denso, difícil, parece que o nó vai desatando, parece que a montanha de neve vai derretendo e Deus abre um largo sorriso da sua generosa providência para você, e a solução chega, nas asas do vento, com a celeridade do vento.

Tem gente que passa pela provação quase que na velocidade da luz, outros passam de avião supersônico, outros passam de Fórmula 1, outros passam em carro de corrida, outros passam de carro 1.0, outros passam correndo, outros passam andando, outros passam se arrastando, mas nós vamos passar, vamos passar. Vão indo de força em força, cada um deles comparece diante de Deus em Sião.

Então, fica desanimado não, murmura não, reclama não. As provações são compatíveis, são variadas, mas são também passageiras. Mas me permita em último lugar, em quarto lugar, dizer que as provações são também pedagógicas. Confira aí comigo o verso 3 e 4, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes. Eu chamo a sua atenção para esse ponto aqui ‘sabendo que a provação da vossa fé’, a palavra provação traz aqui a ideia daquele cadinho, daquele forno, aquele fogo que o ourives usava para depurar o metal. Você joga lá o metal com as suas impurezas e o fogo vai ardendo e vai ardendo ardendo e as impurezas vão se derretendo e vão se consumindo e o metal vai ficando mais nobre, mais belo, mais puro, mais brilhoso, mais rico, mais encantador.

Então as provações têm esse propósito pedagógico de nos refinar e nos burilar, de nos aperfeiçoar e nos purificar. O fogo de Deus não tosta um fio de cabelo sequer, mas quebra as amarras, rompe as amarras e você vai se tornando uma pessoa mais parecida com Jesus, porque o espírito santo vai transformando você de glória em glória na imagem de Cristo. Dizem os estudiosos que nos tempos idos quando isso era feito de uma forma mais rudimentar, o ourives jogava o metal no fogo e ele olhava para o metal e quando o rosto dele era resplandecido no metal, estava pronto. Deus está olhando para você, tirando as escórias, tirando escórias, as impurezas, até que a beleza de Cristo seja vista na sua vida. Este é o propósito de Deus.

Mas notem comigo que esse texto diz: sabendo que a provação da vossa fé uma vez confirmada produz perseverança. Essa palavra perseverança é muito linda, é a paciência triunfadora, não é aquela perseverança de você sentar num cantinho trincar os dentes e aguentar calado, sofrido, machucado não, é aquela perseverança de paciência triunfadora, exultante. E o verso 4 explica, ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros. Deus está trabalhando em nós, Deus está esculpindo em nós a beleza do seu filho, Deus não quer apenas levar você para glória, ele quer transformar você também à imagem do Rei da Glória, aperfeiçoando a gente, para que a glória de Cristo seja vista em nós.

Esse processo e não é fácil, claro que não. Por isso você precisa olhar para a vida com os olhos de Deus e na perspectiva da fé, porque se você olhar na perspectiva puramente humana você vai reclamar, você vai murmurar, você vai praguejar, você vai se insurgir contra Deus, mas Tiago diz assim: meus irmãos, tende por motivo de toda alegria. Não é alegria no sofrimento pelo sofrimento, mas alegria no projeto de Deus, no propósito de Deus que está trabalhando em nós, trabalhando através de nós, moldando-nos, burilando-nos, aperfeiçoando-nos purificando-nos para que a beleza, o rosto de Cristo seja visto na nossa vida.

Alegria nas provações. Como você tem reagido nas provações? Reclamado murmurado E hoje você é desafiado pela palavra de Deus a ter toda alegria nas provações, sabendo que a sua vida não está aí jogada ao léu de um lado para o outro, ao sabor das circunstâncias. Quem está no controle da sua vida é Deus, ele é sábio, ele é bom, ele é misericordioso, ele é poderoso, ele sabe o que está fazendo e ele vai concluir esta obra até o dia de Cristo Jesus. E ao final, nós vamos ser glorificados como o Cristo foi, e teremos um corpo de glória semelhante ao corpo da Glória do Senhor Jesus e esta glória será resplandecida por toda eternidade. Que privilégio compreendermos esse plano, esse projeto de Deus. Deus abençoe sua vida, Deus console o seu coração, Deus anime você, e que você possa, a partir de hoje, ao passar pelas provações, não murmurar, mas ter motivo de toda alegria.

Rev. Hernandes Dias Lopes

Recent Posts