Eu sou o Deus Todo-Poderoso. Gênesis 17:1

 

Verdade

Não é incomum o pecado da precipitação. Ele revela alguns problemas como a ansiedade, a falta de paciência, e, principalmente, a desconfiança do controle absoluto de Deus sobre a situação. Diante disso, é possível que digamos: “nós confiamos no Senhor”, e ainda assim a ansiedade continue; sim, a nossa natureza caída, por vezes, nos assalta, mas diante dessa situação precisamos voltar a nossa mente para quem é o nosso Deus.

A Escritura fala que este nosso Deus fez uma aliança de redenção, prometida desde o Éden através do “descendente da mulher, que pisaria a cabeça da serpente, Satanás” (Gn 3.15), aliança que é confirmada em nosso contexto. Lembremos, por exemplo, da promessa de inimizade entre as descendências da serpente e da mulher (Gn 3.15), do resultado entre Caim e Abel (Gn 4), a promessa de inimizade entre Ismael e Isaque (Gn 16), entre Jacó e Esaú (Gn 25.23) e do prosseguimento da perseguição à igreja de Cristo até a volta de Cristo.

Assim, no capítulo 17 esta aliança é confirmada por Deus a Abraão, que recebeu garantias de continuidade das promessas, mesmo diante da sua precipitação e ansiedade juntamente com Sara, de tentarem dar uma solução ao problema da infertilidade de Sara (Gn 16), e mesmo diante da impossibilidade humana de gerarem filhos. Deus ensina pra Abraão neste episódio que a tentativa humana não garantirá o cumprimento da promessa, mas que o próprio Deus é a garantia. É por isso, que do versículo 1 ao 8, o diálogo apresenta Deus falando de si, enquanto do versículo 9 ao 16, apontando principalmente para Abraão. E o que podemos perceber é que Deus traz uma palavra garantindo o cumprimento das promessas; ele mostra ser o Deus Todo-Poderoso, aquele que é o Agente da Aliança de Redenção, e aquele que é o Deus presente.

É por isso que o nosso coração deve descansar totalmente nas boas mãos daquele que rege todas as coisas conforme a sua vontade boa, perfeita e agradável (Rm 12.1-2), pois ele não é apenas fiel para meramente “tentar cumprir suas promessas”, ele é Todo-Poderoso para cumpri-las, mesmo quando as promessas parecem andar contra a esperança (Rm 4.18).

Vida

Deus prometeu a Abraão uma descendência, algo impossível para um casal de idosos e uma esposa estéril, mas possível para Aquele que resolveu entrar na história como um dos descendentes do casal. Esta Aliança apontava para o próprio Deus, que sendo Todo-Poderoso, desceu até nós, e reconhecido em figura humana (Fp 2.5-11), “foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação” (Rm 4.25). Não fique ansioso, Deus mesmo é a nossa garantia de vida e redenção, ele a consumou em Jesus; descanse nele.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts