Não adulterarás. Êxodo 20.14

 

Verdade

O coração humano sempre busca desculpas para fugir da responsabilidade, tenta encontrar caminhos para se sentir em paz, mesmo quando pratica coisas terríveis. Depois de conseguir sentir uma falsa paz, partimos para a tentativa de convencimento dos outros com a nossa tese de defesa, tentando convencer os outros da nossa inocência, e isso, para sermos bem vistos e aprovados, quando, porém, deveríamos ser repreendidos.

Geralmente usamos circunstâncias como justificativa, ou depositamos a culpa em outras pessoas, e mesmo em situações como o adultério, atenuantes são colocados como limpadores do pecado e da consciência.

Nossa situação humana caída é terrível. Nossa disposição natural de filhos da ira é a mesma de Adão, buscamos o pecado, encobrimos o pecado, nos escondemos por causa do pecado, justificamos o nosso pecado, quando deveríamos recorrer a Deus, o único que pode nos redimir (Gn 3).

Mas é quando olhamos para a nossa sociedade que percebemos o tamanho do abismo. Além de não recorrer a Deus, o mundo tenta institucionalizar o pecado. Aquilo que é reprovável é ensinado como desejável (Rm 1.18), o que é terrível tentam colocar como currículo obrigatório para nossos filhos, o que é abominável é amado como expressão de verdadeiro amor.

Falar sobre adultério é falar sobre um tema importantíssimo, pois é falar sobre algo que é oposto à santidade e a pureza. É falar sobre tudo o que fere as relações de pureza entre duas pessoas, ou mesmo com o próprio corpo.

Vida

Mas, mesmo diante de um grave problema como este, a Escritura diz que com Deus está o perdão para que o temam (Sl 130), que ele não rejeita um coração compungido e contrito (Sl 51), que ele faz misericórdia até mil gerações daqueles que o amam e guardam os seus mandamentos (Ex 20.6); e Deus manifestou a sua misericórdia em Cristo, fazendo-o enfermar pelo nosso pecado (Is 53.10). É tempo de reconciliação com Deus, de renovação das alianças do seu casamento, de pureza no seu namoro, de vida casta e santa para os ainda solteiros ou celibatários; todo tempo é tempo de recorrer a Cristo.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts