E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, Efésios 5:18

 

Verdade

Você já parou para pensar como deve ser um avivamento em um país em que o Cristianismo é altamente perseguido pelas autoridades e em que a população serve de espia para denunciar os apóstatas da religião nacional? Sim, não deve ser nada parecido com um avivamento que ocorre em uma nação com muita liberdade religiosa.

Precisamos observar que liberdade religiosa não é pré-requisito para um verdadeiro avivamento. Assim, países perseguidos também podem experimentar de maneira genuína a boa mão do Senhor avivando sua obra.

E quando um avivamento assim ocorre, a alegria de soltar a voz para cantar louvores pela obra redentora de Cristo é trocada por um sussurro que vibra na alma; o ímpeto de sair evangelizando até em praça pública, é trocado por uma sábia forma de abordar, para que a prisão e possível morte não seja um empecilho para o alcance de novas almas; as reuniões solenes de adoração que poderiam ser até em praça pública, são confinadas a cemitérios, casas e porões, discretas, silenciosas, mas cheias de vida, arrependimento genuíno, frutos dignos de arrependimento (Mt 3.8).

Assim, nem sempre um avivamento promove uma reunião entusiasmada externamente, mas promove um entusiasmo na alma; pois é fruto de vidas enchidas pelo Espírito Santo. Paulo vai mostrar neste texto o que consideramos ser a base de uma vida verdadeiramente avivada, ou também, de um verdadeiro avivamento, que é a ação do Espírito Santo enchendo vidas.

Não estamos dizendo que é pecado dizer um amém ou aleluia, que podem ser expressões genuínas de uma fé vívida. Mas infelizmente avivamentos forjados e forçados também são cheios destes, mas vida desprovida de piedade. Assim, pensar que avivamento tem relação com um culto barulhento, é não entender o que a Escritura fala sobre o mesmo.

Vida

A base principal de um verdadeiro avivamento é a vida cheia do Espírito Santo de Deus. Quando o Espírito Santo enche vidas, elas reagem com amor a Escritura, com vida de louvor (Ef 5.19), com vida de gratidão (Ef 5.20), relacionamentos transformados, e uma vida centrada no Senhor Jesus (Ef 5.19-6.9).

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts