Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; não, não. O que disto passar vem do maligno. Mateus 5:37

 

Verdade

Na minha infância eu sempre ouvi que “quem jura, mente”. Na realidade passei minha infância e adolescência tentando entender este ditado, e talvez até hoje não saiba a real origem, mas talvez seja oriundo de uma época em que a palavra empenhada tinha validade em juízo, e o costume de jurar fosse comum em mentirosos.

É claro que o texto bíblico não está se referindo a isto. O juramento nunca foi proibido na Escritura. Na verdade o grande problema era que alguns judeus juravam falso em nome do céu, da terra, do templo, e diversas coisas pois sabiam que jurar falso em nome de Deus é claro e grave pecado na Escritura.

Diante disso, Cristo mostra uma repreensão e um caminho melhor. A repreensão está no fato jurar falso em nome de coisas que não são o Senhor tem o mesmo sentido que jurar em nome do Senhor; pois o céu é o trono de Deus (Mt 5.34), a terra é estrado dos pés, Jerusalém a cidade do grande Rei (Mt 5.35), pois não podemos alterar o processo de envelhecimento dos nossos fios de cabelo (Mt 5.36).

Assim, Cristo mostra um caminho melhor, o caminho da comunicação verdadeira, aquela que cumpre a palavra empenhada, aquela que quando diz sim, é sim, quando diz não, é não. O servo de Deus, por exemplo, fala a verdade com o seu cônjuge, com seu próximo (Ef 4.25).

Vida

Tudo isso parece ser árduo e difícil. Mas o Senhor da Verdade se fez carne e nos ensinou e trilhou o caminho da verdade, verdade que o levou à cruz. Qualquer desculpa para fugir da verdade, para trilhar a omissão, a falsidade ou a mentira, é incompatível com uma vida centrada nele. Recorra a Cristo caso a comunicação seja uma pedra de tropeço na sua vida e no seu relacionamento, ele deu a vida como ovelha muda, mas não para que nos calássemos quando uma comunicação graciosa e edificante for necessária.

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts