Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem. Romanos 12.21

 

Verdade

Infelizmente, a nossa geração acostumou-se a reagir com desprezo e revidar na mesma moeda em situações corriqueiras do mundo caído. Por exemplo, não é incomum ver alguém que agiu com preconceito racial ou social, ser atacado também com preconceitos da mesma espécie. Lembro de casos de pessoas tentando fazer justiça menosprezando o “mero título de graduação” de alguém que menosprezou um menos letrado por ter um “mero título de segundo grau”; sem perceber, tenta vencer o mal com o mal.

A Escritura é rica em princípios acerca do que chamamos de “revidar”. Vale a pena recordar alguns deles, como o ensino de Cristo sobre dar a outra face, quando ele diz: “a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra” (Mt 5.39); ou quando Jesus completa e manda amar os inimigos e orar pelos que nos perseguem (Mt 5.44); ou ainda no contexto do nosso texto, em que o apóstolo Paulo adverte a dar de comer e beber ao inimigo (Rm 12.20). Tudo isso não parece nada agradável ao nosso coração cheio de orgulho.

É verdade, por ser algo que vem do coração, o nosso impulso de revidar o mal com o mal é a reação mais comum e até aceitável em nossos dias; carinhosamente apelidamos de atitude de quem tem “personalidade”; como se fosse uma qualidade, uma característica louvável, o que sabemos não ser.

Paulo mostra a diferença que há entre quem serve a Deus e quem não serve, quem tem os olhos fitados em Cristo e quem tem os olhos voltados para o próprio umbigo. O servo de Deus responde o ultraje sem revidar, maltrato sem ameaças (1Pe 2.23), a palavra dura com a branda (Pv 15.1), o ódio com o amor (não um sentimento de frio na barriga, mas uma atitude de servir e mostrar o caráter de Cristo).

Vida

A Escritura nos ensina um caminho melhor, diferente da razão humana e dos desejos do coração, é o caminho da cruz, de negar a si mesmo (Lc 9.23), de suportar o ser esbofeteado pela causa de Cristo com paciência, pois ele mesmo sofreu em nosso lugar, deixando o exemplo, ultrajado sem revides, maltratado sem ameaças, mas entregando ao Justo Juiz, carregou no madeiro os nossos pecados, para que vivamos para a justiça (1Pe 2.20-25). Vença o mal com a vida de Cristo, viva a vida de Cristo, responda com a vida Cristo! Que ele cresça e eu diminua!

Pastor Timóteo Sales

Recent Posts